No próximo dia 22/04/2021, quinta-feira, às 10h, receberemos na nossa disciplina Ciência, Café e Prosa o professor e pesquisador Luiz Peres-Neto, do PPGCOM da ESPM-SP (Brasil) e da Graduação em Publicidade e Relações Públicas na Universidade de Girona (Espanha). A conversa com o pesquisador busca apresentar alguns elementos do projeto “Mídias interativas, consumo e vigilância: a fabricação da audiência e as redefinições éticas da privacidade”, cujo escopo é analisar se/ como/ em que medida as práticas de vigilância constituídas pelo/no consumo de mídias interativas favorecem novos arranjos em torno de ser/estar audiência, contribuindo, ademais, para o estabelecimento de novas reconfigurações éticas da privacidade. Partindo de uma revisão do conceito de audiência como parte de uma economia política de comodização do ciberespaço, tensiona os problemas éticos das práticas de vigilância, o que nos permite questionar o que entendemos por privacidade.

Disponibilizamos o texto enviado pelo professor para leitura prévia e intitulado “O Conceito de Audiência na Era dos Rastros Digitais:um debate a partir do ponto cego de Dallas Smythe”. Acesse aqui.

A aula será aberta também para pessoas que não estão inscritas na disciplina e será transmitida pelo canal do Youtube do Instituto de Nutrição (link na bio).

Link de acesso: www.youtube.com/c/InstitutodeNutriçãoUERJ

Go to top Menú