Estão abertas de 24 a 29 de julho as inscrições para Alunos Externos nas disciplinas remotas do PPG-ANS do período 2020/2. São considerados Alunos Externos aqueles regularmente matriculados em Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu de Instituição de Ensino Superior recomendados pela CAPES.

Ao final da disciplina, após a liberação das notas por parte dos docentes responsáveis, o aluno externo receberá declaração de ter cursado a disciplina através do e-mail cadastrado na inscrição.

Para a inscrição:

• Preencher a ficha de inscrição no endereço: Inscrição Aluno Externo

• Enviar para o e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. uma DECLARAÇÃO ATUAL (máximo seis meses) emitida pela instituição de ensino superior a qual está vinculado até o final da(s) disciplina(s) selecionada (s). A emissão/envio da declaração de participação será feita somente após o recebimento do documento.

 

A efetivação da inscrição está sujeita a lotação da turma (por ordem de inscrição) e também ao aceite do docente responsável pela disciplina. A lista nominal de solicitações será divulgada no site do PPG-ANS até a véspera do início da disciplina, com a menção deferida ou indeferida.  

Clique no título da disciplina para ementa.

DISCIPLINAS REMOTAS - 2020/2 - PPG ANS
deliberação 45/2019

Disciplina

DOCENTE(S)

INÍCIO

FINAL

DIA

HORÁRIO

TEANS - Compulsões na perspectiva psicanalítica: Além do princípio do prazer

Cristiane Seixas

03/ago

09/nov

segunda-feira

16h-18h

TEANS - Corpo, comensalidade e subjetividade

Shirley Prado e Francisco Romão

05/ago

30/set

quarta-feira

09h-12h

TCANS - Panoramas da Saúde Global I

Eduardo Faerstein

06/ago

08/out

quinta-feira

09h-12h

TEANS - Ambientes alimentares e saúde

Inês Rugani e Daniela Canella

07/ago

16/out

sexta-feira

13h30-17h

TEANS - Revisão Sistemática

Cintia Chaves

19/ago

25/nov

quarta-feira

manhã

Alimentação, nutrição e políticas públicas

Inês Rugani

21/ago

11/dez

sexta-feira

09h-12h

TCANS - Antioxidantes na terapia da obesidade

Cristiane Aguiar

26/ago

21/out

quarta-feira

14h-16h

Ciência, Café e Prosa

Danielly Ferraz, Flavia Fioruci e Marta Citelli

03/set

26/nov

quinta-feira

10h-12h

TCANS - Pesquisa em Nutrição e Oncologia

Renata Brum

15/set

20/out

terça-feira

13h-17h

 

Manifesto das Áreas de Avaliação da CAPES - 01/07/2020
 
Link para este abaixo-assinado: http://chng.it/7qTnyZWF9G

A CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior – é a agência do Estado Brasileiro que, ao longo dos seus quase 70 anos, vem construindo e aperfeiçoando o sistema de pós-graduação do país, sempre sob a premissa maior da busca pela mais alta qualidade na formação de recursos humanos e na produção científica acadêmica. Esta missão vem sendo desempenhada com um grau de sucesso poucas vezes atingido na história da gestão pública brasileira como um todo, reconhecido nacionalmente e citado como exemplo internacionalmente. Devido a este sucesso e à necessidade de aproximar a pós-graduação da educação básica, mais recentemente, a CAPES incorporou a missão de valorizar o magistério através da implementação de ações voltadas para professores das escolas.

A avaliação periódica dos Programas de Pós-Graduação pela CAPES, que vem sendo realizada desde 1976, tem sido fundamental para o crescimento quantitativo e qualitativo da pós-graduação brasileira e para o aumento continuado da produção científica do país. Os egressos dos programas de pós-graduação encontram-se espalhados pelas várias regiões e estão sendo fundamentais para a melhoria do ensino superior e da qualidade da pesquisa do país. Sem sombra de dúvida, a avaliação da CAPES tem contribuído para a constituição do sólido e respeitado sistema de pós-graduação brasileiro.

Essenciais para o excelente desenvolvimento da pós-graduação brasileira desde 1975 têm sido os Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG). O PNPG 2011-2020, atualmente em execução, estabeleceu entre seus eixos principais a expansão do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), especialmente visando a redução de assimetrias regionais, o aperfeiçoamento da avaliação, o aumento da interdisciplinaridade e o apoio a outros níveis de ensino, visando a melhoria do ensino básico, além da criação de uma agenda nacional de pesquisa. Em 2018 foram formados Grupos de Trabalhos (GT), que estabeleceram diretrizes para diferentes temas, acompanhando sugestões elaboradas em 2017 pela Comissão de Acompanhamento do PNPG e aprimoradas em documento do Conselho Superior (CS) da CAPES. Estas diretrizes, voltadas ao aperfeiçoamento do SNPG, estão sendo implementadas pelas 49 Áreas de Avaliação e provavelmente só estarão consolidadas no próximo período avaliativo.

É importante ressaltar que o sucesso da CAPES se deve a um modelo capilarizado de operação que sempre valorizou a contribuição de toda a comunidade científica do país, desde os docentes e discentes dos programas de pós-graduação, passando pelos coordenadores destes programas, coordenadores de área da CAPES, o Conselho Técnico Científico de Ensino Superior (CTC-ES) e o Conselho Superior, representações principais dessa comunidade junto à presidência. Este histórico é brilhantemente capturado no lema informal, porém amplamente adotado, que afirma que “a CAPES somos nós”!

Assim, é surpreendente e preocupante constatar que a CAPES – portanto, a pós-graduação brasileira – vem sendo submetida a atitudes e decisões estabelecidas pela atual presidência, seguindo um modo profundamente centralizador de gestão, como é percebido, por exemplo, nas seguintes iniciativas recentes:

  • Portaria 34 que modifica o modelo de distribuição de bolsas de pós-graduação;
  • Portaria 70 que estabelece normas para o funcionamento dos polos que irão oferecer cursos de pós-graduação stricto sensu no modelo de educação a distância (EaD), sem considerar o relatório produzido pelo grupo de trabalho de criação de critérios de avaliação para as propostas de programas de pós-graduação stricto sensu para cursos novos na modalidade de educação a distância (GT-EaD);
  • Portaria 71 que, entre outras medidas, propõe discutir a redução no número de áreas baseado no trabalho de comissão especial, tema que exige ampla discussão a partir das coordenações de áreas;
  • Decisão de atipicamente encerrar o prazo para fechamento do relatório Sucupira em dezembro de 2020, ano de implementação de diversas mudanças importantes na plataforma. 
Mudanças são necessárias e ajustes no sentido de aprimorar o sistema serão sempre bem-vindos. Porém, essas iniciativas de potencial alto de impacto sobre a pós-graduação brasileira foram tomadas sem nenhuma discussão com as instâncias da CAPES que até então eram regularmente consultadas.

Este acúmulo de decisões recentes da CAPES - em meio à maior tragédia sanitária global da história recente – tem repercutido negativamente em toda a comunidade acadêmica. Como resultado, nós, Coordenadores das Áreas de Avaliação, Coordenadores de Programas de Pós-graduação, Representantes das Associações de Pesquisa e Pós-graduação das áreas nos manifestamos contra a excessiva centralização de decisões, na expectativa de que a partir de um amplo diálogo possamos contribuir para o fortalecimento e crescimento da agência, que é, de fato, patrimônio de todos nós.

Seguindo as recomendações da comissão de acompanhamento e suporte à tomada de decisão sobre o coronavírus, instituída pela Portaria nº 373/Reitoria, e diante do acelerado crescimento de casos de Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro, a Reitoria prorrogou a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas não essenciais até o dia 31 de julho.

Com o objetivo de proteger a comunidade universitária e contribuir para conter a propagação do novo coronavírus (Covid-19), alunos, servidores técnicos​ ​administrativos e docentes, bem como terceirizados, devem permanecer em suas residências. Continuam sendo executadas presencialmente, e em esquema de rodízio, apenas as atividades administrativas consideradas essenciais e que não possam ser realizadas por meio remoto, conforme já descrito no AEDA 013


Acompanhe novas orientações pelos canais de comunicação oficiais da Uerj.

Confira o documento na íntegra: AEDA-033/REITORIA /2020  

Acesse o hotsite www.coronavirus.uerj.br  e acompanhe todas orientações e procedimentos que estão sendo adotados.​
 
 

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