Desde sua criação, o PPG-ANS realiza o processo de autoavaliação nas dimensões corpo discente, docente e programa de maneira geral por meio de avaliações não sistematizadas de disciplinas e do corpo docente pelos discentes, bem como por meio de estudos de egressos. São realizados de forma sistemática fóruns internos do colegiado, reuniões da comissão permanente de pós-graduação e reuniões dos docentes que integram as linhas de pesquisa. Esses encontros são imprescindíveis para avaliação individual do desempenho docente, sendo considerados as disciplinas ministradas, o número de alunos em orientação e concluintes e a produção intelectual. Eles também têm sido fundamentais para orientar mudanças e melhorias contínuas nos processos de ensino, pesquisa e inserção social.
Os estudos de egressos levam em conta a diversidade do corpo discente do PPG-ANS, que recebe alunos de diversas áreas do conhecimento. Os resultados desses estudos mostram a inserção dos egressos em diferentes atividades e áreas acadêmicas, incluindo as ciências da saúde, da vida e humanas. Nossos registros revelaram egressos inseridos em Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, a maior parte no Estado do Rio de Janeiro, Instituições de Pesquisa, Hospitais, Rede pública de ensino básico e órgãos públicos como Secretarias de Prefeituras Municipais.
O acompanhamento dos mestres e doutores formados em nosso programa é fundamental não somente como parte integrante do processo de avaliação no que diz respeito à formação de recursos humanos, mas também, numa perspectiva abrangente, para contribuir na sistematização de informações que subsidiem reflexões sobre os rumos da Ciência no campo da Alimentação e Nutrição no Brasil. Assim sendo, há um esforço deste Programa para manter atualizado o cadastro de egressos. Para tanto, utilizamos a combinação das seguintes estratégias: solicitação de informações via questionário online aplicado periodicamente; informações espontâneas dos próprios egressos ou de seus orientadores; consulta aos currículos na Plataforma Lattes; solicitação por e-mail para atualização das informações do currículo Lattes; solicitação de informações por e-mail; e contato via redes sociais.
No ano de 2020, o PPG-ANS instituiu uma comissão composta por representantes docentes, discentes e técnicos administrativos com a missão de implantar uma sistemática de autoavaliação autogerida pela comunidade acadêmica com vistas ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do programa, incluindo seu processo formativo, produção de conhecimento, atuação e impacto político, educacional, econômico e social.
O processo de autoavaliação em curso tem como base o Projeto Pedagógico do PPG-ANS e considera os quesitos e itens da avaliação externa da CAPES, o planejamento estratégico do Instituto de Nutrição a que está vinculado e o plano de desenvolvimento institucional da UERJ. É fundamentado em princípios éticos e se dá pela construção coletiva por docentes, discentes e servidores técnico-administrativos que compõem o PPG-ANS.
De abril a outubro 2020, em seis reuniões com o colegiado acadêmico, realizamos atividades de sensibilização para o tema da autoavaliação, atualizamos e pactuamos a missão, a visão de futuro e os valores do Programa; analisamos os fatores externos e internos que atuam com maior relevância sobre o PPG-ANS utilizando a metodologia da Matriz F.O.F.A. (Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças); estabelecemos os objetivos estratégicos e metas para alcançá-los e indicamos ações prioritárias; organizamos cronograma de implementação dos objetivos estratégicos e metas; e instituímos grupos de trabalho (GT) para participar do planejamento e da execução das ações para alcance dos objetivos estratégicos e do planejamento e implementação dos procedimentos para autoavaliação.
A Missão, Visão e Valores pactuados foram: 1) Missão - formar mestres e doutores, oriundos de diferentes áreas do saber, no campo de Alimentação, Nutrição e Saúde, de forma crítica, humanista, plural e interdisciplinar, produzindo conhecimento inovador e comprometido com as demandas da sociedade, com a equidade e com o desenvolvimento sustentável, contribuindo para o desenvolvimento científico tecnológico nacional e internacional. 2) Visão - constituir-se referência nacional e internacional pela qualidade tanto na formação de mestres e doutores quanto na produção e difusão de conhecimento científico e por seu compromisso e impacto social no campo de Alimentação, Nutrição e Saúde. 3) Valores - compromisso com a Ciência, compromisso social, democracia, ética, justiça, transparência, respeito aos Direitos Humanos, respeito às diversidades, criatividade, inovação, cooperação, solidariedade, inclusão social, excelência, interdisciplinaridade do conhecimento, natureza pública, indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
A análise dos fatores externos e internos que atuam com maior relevância sobre o PPG-ANS foi realizada utilizando-se a ferramenta da Matriz F.O.F.A. A estratégia consistiu em levantar as oportunidades e ameaças do ambiente externo e que são condicionantes da eficácia do Programa, aproveitando as oportunidades e minimizando ou convertendo as ameaças em oportunidades. Quanto aos fatores internos ao PPG-ANS, foram analisados a atual situação do Programa identificando as fortalezas para a execução da sua Missão, bem como as fragilidades para que possam ser reduzidas e não comprometam sua Missão. A seguir, a síntese da Matriz F.O.F.A. é apresentada.
Fortalezas
● Interdisciplinaridade, exercida em âmbitos interno e externo ao programa, e construída por meio de disciplinas, projetos de pesquisa e cooperação com instituições acadêmicas e com aquelas voltadas à formulação e implementação de políticas públicas.
● Proposta político-pedagógica do PPG-ANS.
● Desenvolvimento de pesquisas de relevância social e com interface com políticas públicas.
● Diferencial do trabalho com Alimentação e Nutrição na interface com as Ciências Sociais e Humanas.
● Corpo docente qualificado e com capacidade para aproveitamento das oportunidades de captação de recursos financeiros junto às agências de fomento.
● Formação crítica e plural do corpo discente.
● Inserção de egressos em instituições nas áreas de ensino, pesquisa e gestão pública.
● Acompanhamento dos egressos.
● Criação de mecanismo institucional (Tópicos Complementares em Alimentação, Nutrição e Saúde) para a promoção de cursos de curta duração que tratam de tópicos metodológicos e temas importantes na área de Alimentação e Nutrição.
● Infraestrutura adequada e com boa capacidade analítica para desenvolvimento de atividades de pesquisa em diferentes áreas.
● Internacionalização: mobilidade dos nossos alunos e docentes para diferentes países, mobilidade de professores estrangeiros.
● Intensificação de parcerias e interação com pesquisadores de outros países por meio de ferramentas virtuais.
● Inserção política em instâncias de diálogo e de gestão nos âmbitos da pesquisa e pós-graduação na área de nutrição (CAPES, CNPq, Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição).
Fragilidades
● Estratégias institucionalizadas incipientes para a formação discente para a docência.
● Ausência de estratégias institucionalizadas, no âmbito do PPG-ANS, para atrair e receber discentes estrangeiros.
● Incipiência de estratégias institucionalizadas para apoio à internacionalização do PPG-ANS.
● Produção intelectual com autores internacionais em conjunto com discentes aquém das expectativas do PPG-ANS.
● Produção científica docente/discente aquém das expectativas do PPG-ANS (geral e qualificada).
● Possibilidade limitada de submissão de propostas em editais estratégicos tendo em vista o baixo número de docentes com bolsas de produtividade em pesquisa de agências de fomento.
Oportunidades
● Boa relação e apoio institucional de instâncias superiores da UERJ.
● Integração consolidada com outras IES e instituições de pesquisa nacionais e internacionais.
● Integração consolidada com órgãos públicos nas três esferas de governo.
● Participação em redes internacionais de pesquisa.
● Possibilidade de captação de recursos em editais internacionais.
● Cenário institucional favorável para o desenvolvimento do PPG-ANS.
● Integração PPG-ANS com a graduação.
Ameaças
● Redução, no decorrer dos anos, de apoio financeiro da UERJ e de agências de fomento para participação de docentes e discentes em eventos científicos.
● Incerteza quanto à manutenção/ampliação de bolsas para os discentes oriundas das agências de fomento.
● Recursos insuficientes para publicação em periódicos estrangeiros (pagamento das taxas dos periódicos + tradução/revisão dos manuscritos).
● Mecanismos burocráticos que dificultam o uso dos recursos do PROAP (quando disponíveis).
● Contexto de retração de financiamento para pesquisa e formação em pós-graduação.
● Contexto político desfavorável para desenvolvimento da ciência, da formação em nível de pós-graduação e do ensino público.
● Baixa oferta de bolsas de produtividade acadêmica pelas agências de fomento.
Com base nos valores, missão e visão pactuados e no diagnóstico feito por meio da Matriz F.O.F.A, foram estabelecidos objetivos estratégicos e metas para alcançá-los, organizados em oito dimensões: Ensino e Aprendizagem; Internacionalização; Produção Científica; Inserção, Impacto e Relevância Social; Inovação e Transferência de Conhecimento; Formação do corpo docente; Corpo Técnico; e Autoavaliação. Uma proposta preliminar, elaborada pela Comissão de Autoavaliação, foi amplamente discutida em reuniões colegiadas do PPG-ANS, chegando-se à versão final apresentada a seguir.
Legenda: D= dimensão, M= meta, O= objetivo
Dimensão 1 - Ensino e Aprendizagem
Objetivos
● Instituir práticas sistemáticas de avaliação do processo de formação. (O1)
● Aprimorar estratégias de formação discente para a docência. (O2)
● Consolidar a integração do PPG-ANS com a graduação. (O3)
Metas e exemplos de estratégias
● [D1M1] Implementação de ferramentas de avaliação de disciplinas e orientação pelos discentes e docentes. (referente a O1)
● [D1M2] Consolidação de mecanismos de acompanhamento dos egressos. (O1)
● [D1M3] Estabelecimento de parceria com a Faculdade de Educação para desenvolvimento de atividades de formação para docência. (O2)
● [D1M4] Ampliação de oportunidades de integração do PPG-ANS com a graduação. (O3)
Dimensão 2 - Internacionalização
Objetivo
● Fortalecer processos de internacionalização do PPG-ANS. (O1)
Metas e exemplos de estratégias
● [D2M1] Estabelecimento de mecanismos institucionais que viabilizem a inserção de candidatos estrangeiros no PPG-ANS. (O1)
● [D2M2] Estabelecimento de cooperação com outros programas para formação discente e docente. (O1)
Dimensão 3 - Produção científica
Objetivo
● Ampliar a produção científica geral e qualificada. (O1)
Metas e exemplos de estratégias
● [D3M1] Desenvolvimento de estratégias institucionais de apoio à produção científica em conjunto com os discentes. (O1)
● [D3M2] Oferecimento de disciplina de escrita científica que contemple as linhas de pesquisa do PPG-ANS. (O1)
● [D3M3] Avaliação regular da produção docente. (O1)
Dimensão 4 - Inserção, Impacto e Relevância Social
Objetivos
● Estimular a realização de projetos de pesquisa e de extensão que tenham repercussão no ensino (fundamental, médio e técnico). (O1)
● Consolidar parcerias com órgãos da administração pública e organizações não governamentais. (O2)
Metas
● [D4M1] Estabelecimento de oportunidades, organizadas pelo PPG-ANS, para compartilhamento de projetos, parcerias e ações desenvolvidas e/ou em desenvolvimento e identificação de demandas. (O1, O2)
Dimensão 5 - Inovação e Transferência de Conhecimento
Objetivos
● Ampliar e diversificar a divulgação dos principais achados de dissertações e teses. (O1)
● Fortalecer as ações de capacitação de profissionais e outros atores que atuam nas áreas de alimentação e nutrição, saúde e educação. (O2)
● Sistematizar a produção técnica do PPG-ANS. (O3)
Metas
● [D5M1] Aprimoramento dos resumos dos principais achados de dissertações e teses para divulgação nos meios de comunicação, incluindo, neles, a relevância e o impacto social do estudo. (O1)
● [D5M2] Divulgação dos resumos dos principais achados de dissertações e teses em diferentes mídias. (O1)
● [D5M3] Organização de oportunidades para difusão do conhecimento produzido no âmbito do PPG-ANS. (O1)
● [D5M4] Desenvolvimento de atividades de formação e de transferência de informação para a sociedade. (O2)
● [D5M5] Levantamento de produtos, processos e serviços já realizados pelo PPG-ANS. (O3)
● [D5M6] Implementação de mecanismo de organização do registro da produção técnica do PPG-ANS. (O3)
Dimensão 6 - Formação do corpo docente
Objetivos
● Formar a comunidade do PPG-ANS sobre ética em pesquisa (produção e difusão do conhecimento). (O1)
● Formar a comunidade do PPG-ANS para uso de novas tecnologias (no sentido amplo do termo) na educação. (O2)
● Formar a comunidade do PPG-ANS para divulgação científica. (O3)
Metas
● [D6M1] Instituição de oficinas de formação docente continuada que contemplem as temáticas apontadas nos objetivos estratégicos e que prevejam desdobramentos em termos de processo de trabalho para qualificar o PPG-ANS nessas temáticas. (O1, O2, O3)
Dimensão 7 - Corpo técnico
Objetivos
● Aprimorar o relacionamento do corpo técnico com a comunidade da UERJ e público externo. (O1)
● Desburocratizar processos administrativos internos ao PPG-ANS. (O2)
● Capacitar o corpo técnico para desenvolvimento de atividades de pesquisa em diferentes áreas. (O3)
● Oportunizar formação em idiomas. (O4)
Metas
● [D7M1] Oferecimento de informação atualizada e de fácil acesso utilizando as mídias de divulgação do curso. (O1)
● [D7M2] Ampliação do uso de ferramentas online visando o encurtamento de processos burocráticos. (O2)
● [D7M3] Sensibilização e capacitação para uso do sistema de gerenciamento do PPG-ANS pelos docentes. (O2)
● [D7M4] Oferecimento de cursos de capacitação para os técnicos dos laboratórios, com docentes do PPG-ANS, que viabilizem o pleno apoio a pesquisadores. (O3)
● [D7M5] Apoio à formação em outros idiomas visando ao atendimento de docentes e discentes. (O4)
Dimensão 8 - Autoavaliação
Objetivo
● Instituir métodos e processos para monitoramento da realização dos objetivos estratégicos. (O1)
Metas
● [D8M1] Realização de fóruns regulares de compartilhamento de indicadores de avaliação com a comunidade do PPG-ANS. (O1)
● [D8M2] Monitoramento da execução das metas. (O1)
O cronograma indicativo de realização dos objetivos estratégicos e metas propostos foi elaborado levando-se em conta o escalonamento das atividades, as janelas de oportunidade e os desafios do contexto atual. Ele foi estruturado de forma que um vasto elenco de atividades referentes a todas as metas seja planejado, implementado, executado, avaliado e, quando for o caso, continuado. Em resumo, a execução das atividades para alcance metas acima descritas ficou assim distribuída pelo quadriênio 2021-2024:
● Em 2021: D1M1 e D1M4; D2M1; D3M1 e D3M3; D4M1; D5M1 e D5M4; D7M1; D8M1 e D8M2.
● Em 2022: D1M2 e D1M4; D2M1 e D2M2; D3M1, D3M2 e D3M3; D5M1, D5M2, D5M3, D5M4, D5M5 e D5M6; D6M1; D7M1, D7M2, D7M3, D7M4 e D7M5; D8M1 e D8M2.
● Em 2023: D1M2, D1M3, D1M4; D2M1 e D2M2; D3M1, D3M2 e D3M3; D4M1; D5M1, D5M2, D5M4, D5M5 e D5M6; D6M1; D7M1; D8M1 e D8M2.
● Em 2024: D1M2, D1M3, D1M4; D2M1 e D2M2; D3M1, D3M2 e D3M3; D5M1, D5M2, D5M3, D5M4, D5M5 e D5M6; D6M1; D7M1; D8M1 e D8M2.
O cronograma indicativo detalhado está disponível no documento anexo.
Os GT criados foram organizados de acordo com as dimensões consideradas estratégicas para o desenvolvimento do PPG-ANS e/ou metas específicas, conforme descrito a seguir:
● GT-A - Ensino e Aprendizagem (Dimensão 1) & Meta 2 de Internacionalização
● GT-B - Produção científica (Dimensão 3) & Meta 2 de Internacionalização
● GT-C - Inserção, Impacto e Relevância Social (Dimensão 4) & Inovação e transferência de conhecimento (Dimensão 5)
● GT-D - Formação do corpo docente (Dimensão 6) & Corpo técnico (Dimensão 7) + Meta 1 e Meta 2 da internacionalização
Como se pode observar, optou-se por não se criar um GT específico para a Dimensão 2 - Internacionalização. Em vez disso, suas metas e estratégias foram distribuídas entre os GT cujo escopo de atuação apresenta convergência com aquele da Internacionalização. Vale dizer que um docente da Comissão Coordenadora do PPG-ANS será o articulador da agenda de internacionalização entre os GT. Com essas duas medidas - não separar a internacionalização das outras agendas e prever um articulador das iniciativas - pretendemos garantir mais dinamismo e integração às atividades referentes a esta dimensão. Os GT estão com suas atividades em curso e são compostos por docentes, discentes e servidores técnico-administrativos do PPG-ANS e por docentes do Instituto de Nutrição que atuam em atividades e instâncias estratégicas, por exemplo, em projetos de pesquisa e extensão de ampla envergadura e na gestão do Instituto.
As atividades a serem realizadas para alcance dos objetivos previstos na Dimensão 8 - Autoavaliação serão conduzidas pela Comissão Coordenadora do PPG-ANS, com o apoio da comissão de autoavaliação. Estão previstas reuniões regulares envolvendo essas comissões e os membros dos GT para monitoramento e articulação da execução dos objetivos, metas e estratégias de ação pactuados, bem como definição dos melhores métodos e instrumentos para avaliação de cada uma das ações. Nessas reuniões também serão tratados os seguintes assuntos: definição de abordagens e critérios de avaliação; definição dos usos dos resultados das avaliações e definição da periodicidade de coleta de dados, entre outros. Está prevista a inserção de um consultor externo ao PPG-ANS para analisar o processo de autoavaliação e contribuir com sugestões.
Acesse o Cronograma: Autoavaliação CAPES - PPG-ANS UERJ - Cronograma indicativo de realização dos objetivos