Núcleos de Estudo
Os núcleos de estudos do Instituto de Nutrição da UERJ foram criados com o objetivo de instalar os docentes que iniciavam o processo de criação do PPG-ANS. Atualmente estes docentes encontram-se consolidados em suas linhas de pesquisa e mantêm vínculo com o PPG-ANS, além de outras IES nacionais e internacionais.
1) Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre as Relações entre Exercício Físico, Nutrição e Alimentação (NENFE): tem por objetivos: (a) desenvolvimento de produção científica principalmente na linha de pesquisa "Nutrição básica, experimental e clínica" do PPG-ANS, observando que tem interações com outras linhas de pesquisa dentro e fora da UERJ; (b) formação de alunos de graduação em Iniciação Científica e Extensão; (c) desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão envolvendo estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Conta com equipamentos para avaliação nutricional de menor porte (balança, estadiômetro, aparelhos de bioimpedância etc.; equipamentos e softwares de informática para análise dos dados dietéticos, antropométrica e bioquímica); e equipamentos de apoio. Atua em forte interação com o LIAN, LFBN, LEING e outras Unidades Acadêmicas da UERJ, em especial dos PPG Fisiopatologia Clínica e Experimental, Biologia, e de outras instituições, como o PPG Ciência dos Alimentos da UFRJ, além do Instituto de Capacitação Física do Exército, da Escola Municipal Juan Antonio Samaranch, entre outras.
2) Núcleo de Estudos sobre Alimentação e Cultura (NECTAR): é um grupo de pesquisa que desenvolve investigações acerca da produção de sentidos e significados sobre o alimento e o corpo na cultura e sobre o campo científico da Alimentação e Nutrição. Tem por objetivos: (a) produção de conhecimentos e saberes, principalmente, na linha de pesquisa "Ciências sociais e humanas em alimentação" do PPG-ANS, observando a valorização de interações com outras linhas de pesquisa dentro e fora da UERJ; (b) formação de alunos de graduação em Iniciação Científica; (c) desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa envolvendo estudantes de graduação, mestrado e doutorado inclusive de outras Unidades Acadêmicas da UERJ, em especial, do PPG Saúde Coletiva e do PPG Comunicação Social. Faz uso intenso de equipamentos de campo (notebooks, filmadoras, gravadores) para registro de entrevistas abertas, grupos focais.
3) Núcleo de Estudos sobre Transtornos Alimentares e Obesidade (NETAO): tem por objetivos: (a) desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, focando principalmente a questão da obesidade; b) produção científica principalmente nas linhas de pesquisa "Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva" e "Nutrição Básica, Experimental e Clínica" do PPG-ANS, por meio de estudos epidemiológicos, clínicos e experimentais, observando que seu caráter interdisciplinar possibilita interações com outras linhas de pesquisa dentro e fora da UERJ; (c) formação de estudantes de graduação em Nutrição, de pós-graduação lato sensu da Residência em Nutrição, realizada em parceria com o Hospital Universitário Pedro Ernesto, e de pós-graduação stricto sensu do PPG-ANS. Ainda, está ligado ao NETAO o Observatório de Obesidade (http://www.observatoriodeobesidade.uerj.br/), que é um dos eixos do Projeto de Enfrentamento da Obesidade no Estado do Rio de Janeiro (PEO-ERJ) (com financiamento do Ministério da Saúde e CNPq) e tem como objetivo a difusão de conhecimento, buscando ser uma ferramenta de diálogo entre universidade, trabalhadores da saúde, pessoas que atuam no controle social e população em geral.
4) Núcleo de Alimentação e Nutrição em Políticas Públicas (NUCANE): tem como objeto o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à qualificação das ações de alimentação e nutrição no âmbito das políticas públicas por meio das seguintes vertentes de ação: 1) formação de estudantes de graduação em Nutrição e do PPG-ANS e de atores envolvidos na formulação e execução de políticas e programas de alimentação e nutrição; 2) produção de conhecimento sobre alimentação e nutrição voltado a subsidiar políticas públicas; e 3) inserção social. As três vertentes buscam dialogar com as prioridades apontadas recorrentemente em diferentes políticas, programas e iniciativas que buscam responder à complexidade da questão alimentar no Brasil, a saber: educação alimentar e nutricional para diferentes grupos populacionais, qualificação da atenção nutricional no âmbito do Sistema Único de Saúde, criação de ambientes promotores da alimentação adequada e saudável, qualificação de gestores e trabalhadores e geração de evidências e instrumentos que contribuam para a melhoria das ações desenvolvidas. As atividades de pesquisa se dão por meio do estímulo, apoio e desenvolvimento de projetos de pesquisa envolvendo alunos do PPG-ANS.
5) Núcleo de Estudos sobre Epidemiologia Social da Nutrição Materno-infantil (NESNUMI): tem por objeto investigações sobre os determinantes socioculturais, psicológicos e biológicos do estado nutricional e das práticas alimentares da população materno-infantil, fornece elementos para o construção de ações de promoção da segurança alimentar e nutricional e prevenção de agravos nutricionais e contribui para o aperfeiçoamento de metodologia epidemiológica em pesquisas na área da determinantes sociais da nutrição materno-infantil. São seus objetivos: (a) desenvolvimento de produção científica principalmente na linha de pesquisa "Alimentação e nutrição em saúde coletiva" do PPG-ANS, apesar de seu caráter interdisciplinar possibilitar interações com outras linhas de pesquisa dentro e fora da UERJ; (b) formação de alunos de graduação em Iniciação Científica; (c) desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa envolvendo estudantes de graduação, mestrado e doutorado de outras Unidades Acadêmicas parceiras, em especial, do PPG Saúde Coletiva da UERJ.
Recursos de Informática
Os laboratórios e Núcleos de Estudo vinculados ao Programa estão bem equipados com computadores modernos ligados em rede local e com acesso à internet de forma a atender adequadamente às necessidades de professores e alunos vinculados a cada laboratório/núcleo, incluindo o acesso completo ao Portal Periódicos da CAPES. Via rede local todos os computadores, têm acesso a quatro novos equipamentos multifuncionais para digitalização e impressão de documentos.
O PPG-ANS dispõe de sala Revoluti para aulas interativas, dotada também de sistema de som e projeção de imagem. Todas as salas utilizadas para as aulas das disciplinas e defesas de teses e dissertações são dotadas de computadores e equipamentos de datashow.
Ainda, temos uma sala de videoconferências no Instituto de Nutrição, que conta com o equipamento XT4300. Esta sala tem sido importante na ampliação de possibilidades de participação de docentes externos em aulas, eventos e defesas de teses e dissertações, bem como a participação de docentes do PPG-ANS em atividades de outras instituições. Os recursos de informática do Instituto de Nutrição são supervisionados por um Setor de Informática próprio, coordenado por um técnico de nível superior em informática, que supervisiona todos os equipamentos do parque de informática do INU, incluindo, além de computadores (tipo personal computer e Workstation), um servidor Dell Power Edge 1950 para Sistema de Gestão Documental, um servidor Dell PowerEdge R230 para virtualizadora de ambientes com oito máquinas virtuais (três servidores web, um servidor de banco de dados, um servidor de nuvem privada, um servidor de coleta de logs, um servidor de impressão, um servidor de inventário e gestão de parque de informática), um Storage do tipo NAS Iomega EMC2 para Serviço de armazenamento de arquivos via SMB (samba FS) e quatro Access Points Dispostos em uma unidade por bloco do Instituto de Nutrição e mais um ponto de acesso administrativo.
Biblioteca
O PPG-ANS conta com o apoio da Rede Sirius de Bibliotecas da UERJ, onde são encontradas as principais obras de referência para as linhas de pesquisa. Ressaltamos que os acervos estão em constante ampliação, com investimentos provenientes tanto da Universidade como de iniciativas próprias dos pesquisadores, que frequentemente utilizam parte de seus recursos de capital para a aquisição de livros de uso coletivo. Os docentes e discentes utilizam com frequência as assinaturas eletrônicas de periódicos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES, que pode ser livremente acessado, via rede local na UERJ. Além disso, docentes e discentes podem solicitar cadastramento para obter acesso remoto a bases de dados (incluindo Portal Capes) e ao acervo eletrônico da biblioteca.
Cabe ressaltar que os núcleos (NENFE, NUCANE, NETAO, NESNUMI e NECTAR) também possuem pequenos acervos para atendimento de estudantes interessados em temas específicos estudados por cada grupo que compõe o PPG-ANS. Por sua peculiaridade, o NECTAR conta com uma videoteca com cerca de 100 títulos que atende as iniciativas referentes a estudos sobre sentidos e significados da alimentação na arte e, em especial, no cinema, compondo investimentos na linha da popularização da ciência e do desenvolvimento de ferramentas para o ensino das Ciências Humanas e Sociais.
As dissertações e teses defendidas no PPG-ANS são divulgadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ, que integra o Consórcio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) nacional, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que gerencia a base de teses e dissertações eletrônicas, produzidas nas IES brasileiras, e promove a sua integração com a base internacional da Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD). A BDTD/UERJ foi criada em 2005 pela Reitoria da UERJ, pelo AE-16/REITORIA/2005, e disponibiliza, via web, as teses e dissertações, em texto completo, produzidas pelos estudantes dos PPG da UERJ.
Por intermédio da representação discente do PPG-ANS, em 2019 foi dada continuidade a uma parceria com a Biblioteca CEH/A da UERJ para realização de curso de normatização de teses e dissertações para alunos que integralizaram o curso. A atividade teve como objetivo capacitar alunos para utilização das ferramentas de edição de texto disponíveis para a redação e confecção do trabalho final. Foram oferecidas aulas práticas em sala multimídia do PPG-ANS.