Seminário de Acompanhamento

 

1.      Objetivos

O seminário de acompanhamento é obrigatório para os alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado. Tem como objetivo avaliar o estágio de desenvolvimento do projeto, a adequação das metas propostas em relação ao cronograma e as perspectivas de conclusão do curso dentro do prazo. Também serão avaliados resultados preliminares, caso existam, e/ou artigos em processo de redação, submissão ou já publicados relativos ao projeto.

2.      Requisitos para o Seminário de Acompanhamento

2.1. Para os alunos de doutorado, ao final do primeiro ano de curso, os alunos deverão encaminhar à coordenação do Programa um relatório por escrito, detalhando o estágio em que se encontra o projeto, especialmente o que já foi feito e o cronograma atualizado, com o visto do(s) orientador(es).

2.2. Para os alunos de mestrado no final do primeiro ano de curso e para os alunos de doutorado até o final do segundo ano de curso, o seminário consistirá em apresentação oral para uma banca examinadora. Caso a Banca Examinadora considere o andamento do projeto suficiente, não haverá necessidade de outro seminário. Caso considere insuficiente, novo seminário deverá ser agendado, para o mestrado até três meses após e para o doutorado até seis meses após.

3.      Marcação do Seminário e indicação da Banca Examinadora

O Programa indicará os membros da Banca Examinadora, a ser composta por 2 (dois) docentes permanentes ou colaboradoresdo programa, ou ainda por participantes externos ou pós-docs do programa, não podendo ser filiados ao mesmo departamento do(s) orientador(es) ou ter relações de parentesco, societárias ou comerciais com o(s) orientador(es) ou com o aluno.

O aluno deverá enviar à secretaria do programa com antecedência mínima de 25 (vinte e cinco) dias a versão atual do projeto, resultados preliminares caso existam, e/ou artigos em processo de redação, submissão ou já publicados relativos ao projeto.

 

4.      Rito de apresentação e avaliação

ü  Apresentação oral em tempo aproximado de 15 (quinze) minutos.

ü  Após a apresentação, o aluno é arguido pelos membros da banca (15 minutos cada).

 

5.      Critérios de Avaliação

Não há emissão de nota ou conceito para o Seminário de Acompanhamento, sendo o aluno considerado:

  • Suficiente, sem correções: O aluno apresenta referencial teórico e metodologia adequados à resolução dos objetivos propostos e exibe domínio da área de conhecimento e dos aspectos metodológicos do estudo, demonstra plena capacidade para o desenvolvimento e conclusão do projeto. Já existem resultados preliminares e estes são consistentes. Já foram publicados ou submetidos artigos relacionados ao projeto. Se ainda não houve publicações ou submissões, o aluno apresentou a proposta de artigos a serem produzidos. O projeto não necessita de correções e o próximo passo deverá ser o Exame de Qualificação pré-defesa.
  • Suficiente, com correções: São necessárias correções, mas são acréscimos e modificações que não se constituem em mudanças substanciais de forma, objetivos, abordagem ou metodologia. Não há necessidade de uma nova apresentação, mas o aluno deverá realizar as alterações sugeridas e enviar um relatório para a Banca Examinadora e a coordenação do Programa, descrevendo o que foi modificado, no prazo de 30 dias a contar da data da apresentação do Seminário.
  • Insuficiente: A pesquisa apresentada não possui originalidade, relevância ou consistência compatível com o nível de Mestrado ou Doutorado; ou apresenta referencial teórico e metodologia inadequados à resolução dos objetivos propostos; ou o aluno não apresenta domínio da área de conhecimento e dos aspectos metodológicos, ou não demonstra plena capacidade para o desenvolvimento e conclusão do projeto; ou o projeto necessita de correções substanciais quanto a objetivos, abordagem ou metodologia. Neste caso, novo Seminário de Acompanhamento deverá ser marcado, dentro dos prazos indicados no 2.2.

O desempenho do aluno somente será considerado suficiente se houver unanimidade da Banca Examinadora.

 

Rio de Janeiro, 10 de outubro de 2023.

 

Arnaldo Prata Barbosa

Coordenador do Programa

Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas - IDOR

Go to top