COMO INGRESSAR - PROCESSO SELETIVO - DOUTORADO

 

 

O candidato interessado em cursar o Doutorado em Ciências Médicas no IDOR deverá entrar em contato com um dos Docentes Permanentes do PPGCM-IDOR e avaliar com este docente a disponibilidade de orientação. Caso seja aceito, o processo seguirá o seguinte fluxo:

 

·         Etapa inicial: Realização de estágio probatório do Doutorado, cuja finalidade é o desenvolvimento e conclusão de um projeto de pesquisa, em conjunto com o(s) orientador(es), em período de até seis meses, contados da data de inscrição, renováveis por igual período. Para a conclusão do estágio probatório, este projeto precisará ter sido aprovado por um CEP (Comitê de Ética em Pesquisa em Humanos) ou CEUA (Comitê de Ética no Uso de Animais) e, idealmente, já ter iniciado a coleta de dados.

A inscrição no estágio probatório é feita junto à secretaria do PPGCM-IDOR em regime de fluxo contínuo, ou seja, em qualquer época do ano. Para isso, é necessário:

o   Carta de Encaminhamento do Orientador, através de formulário específico.

o   Pré-projeto, de acordo com o Modelo de Pré-Projeto de Pesquisa.

o   Ficha Discente preenchida, através de formulário específico.

o   CV Lattes do candidato.

Durante o estágio probatório, o candidato ao Doutorado poderá frequentar as disciplinas do programa como ouvinte. Se aprovado, receberá declaração, de modo a aproveitar os créditos quando do ingresso efetivo no programa.

Comprovados os pré-requisitos (conclusão do projeto, aprovação por um CEP/CEUA, início da coleta de dados), o PPGCM-IDOR fornecerá uma declaração de conclusão e aprovação no estágio probatório.

 

·         Inscrição no concurso: Haverá dois editais por ano para ingresso no programa, para seleção nos meses de junho e novembro. O fluxo será o seguinte:

o   O Edital do concurso será disponibilizado na página da Internet do PPGCM-IDOR com pelo menos 30 dias de antecedência (maio e outubro). 

o   Pré-requisitos para a inscrição no concurso:

§  Ter concluído o curso de Mestrado, comprovado por cópia autenticada do diploma ou da Ata de Defesa da dissertação.

§  Ter publicado (ou ter sido aceito para publicação) pelo menos um artigo resultante do seu curso de Mestrado. Este critério poderá ser dispensado, mediante justificativa por escrito do orientador, a ser avaliada pela Comissão Deliberativa do programa e informado ao candidato durante o período de inscrição.

§  Ter concluído e sido aprovado no estágio probatório do Doutorado, comprovado por declaração emitida pelo PPGCM-IDOR.

§  Comprovar suficiência na língua inglesa. Serão aceitos certificados TOEFL IBT, Michigan FCE (University of Cambridge), IELTS (British Council) ou equivalente na faixa B2 de pontuação, com base no CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência). Ou ainda, declaração de que comprovou suficiência na língua inglesa, quando da realização do curso de Mestrado. Caso não possua habilitação considerada válida, poderá se submeter a um teste de proficiência e apresentar, no ato da inscrição, o certificado de aprovação na faixa B2, conforme citado acima. Existem empresas que desenvolvem e administram testes de proficiência pré-agendados (sem nenhuma relação com o PPGCM-IDOR). A secretaria do PPGCM-IDOR poderá fornecer mais informações.

 

·         Seleção e aprovação no concurso: Para ingresso no programa, o candidato precisará ser aprovado e selecionado por banca composta de dois a três membros do corpo docente do programa. A aprovação se dará pela obtenção de nota ≥ 7,0, composta pelos seguintes itens:

o   CV Lattes (nota 0 a 1)

o   Desempenho no estágio probatório do Doutorado (0 a 1), informado pelo orientador.

o   Qualidade do Projeto (nota 0 a 4).

o   Apresentação e defesa do Projeto (nota 0 a 4).

Os candidatos aprovados serão selecionados em função do número de vagas disponíveis. O resultado final será divulgado na página do PPGCM-IDOR na Internet e informado por e-mail aos candidatos e orientador, sem a emissão de notas, do seguinte modo:

o   Reprovado.

o   Aprovado, não selecionado.

o   Aprovado, selecionado.

·         Matrícula: os candidatos aprovados e selecionados receberão um e-mail da secretaria do PPGCM-IDOR com informações para a entrega dos documentos necessários para a matrícula.

·         Bolsas: Os candidatos aprovados poderão manifestar interesse em concorrer a uma bolsa durante a realização do curso. As regras para a concessão de bolsas, condicionadas ao número de vagas disponibilizadas pela CAPES, são as seguintes:

o   Ser indicado pelo orientador para concorrer a uma bolsa, através de e-mail dirigido à coordenação do programa.

o   Ser aprovado em prova de conhecimentos específicos, em data a ser definida pelo programa.

o   Ter disponibilidade para 20h/semana de dedicação ao curso.

o   A classificação levará em conta os seguintes pesos para os itens de seleção:

§  Não ter vínculo empregatício e nem outra renda (peso 2).

§  Com vínculo empregatício ou outra fonte de renda (peso 1).

·         Dispensa do Mestrado: o candidato poderá ser dispensado do pré-requisito de ter Mestrado em função da qualidade e originalidade do seu projeto, avaliado por banca especificamente designada para este fim.

o   Necessário uma solicitação formal do orientador, devidamente substanciada e justificada.

o   Contará para esta decisão, a comprovação de pelo menos 80 pontos nos critérios:

a)      Iniciação Científica há menos de 5 (cinco) anos: 25 pontos por ano.

b)      artigos científicos já publicados (em geral, não relacionados ao projeto de Doutorado), contabilizando pelo menos ≥ 60 pontos pelo sistema Qualis: 60 pontos.

c)      publicação de artigo ou protocolo relacionado ao projeto de doutorado: 60 pontos.

d)      comprovação da conclusão de cursos de metodologia científica (10 pontos), boas práticas clínicas (10 pontos), bioestatística (10 pontos), redação científica (5 pontos), ou bioética (5 pontos): máximo de 25 pontos.

o   O PPGCM-IDOR deverá fornecer uma declaração de dispensa do curso de Mestrado, a qual deve ser juntada aos demais documentos do processo seletivo.

 

·         Ingresso direto: Poderão ingressar diretamente no Doutorado, sem passar pelo Estágio Probatório e sem participar do Processo de Seleção, os candidatos que cumprirem todos os pré-requisitos descritos a seguir:

o   terem cursado o Mestrado no PPGCM-IDOR.

o   terem defendido suas dissertações dentro do prazo.

o   terem obtido conceito A em todas as disciplinas cursadas no Mestrado.

o   tiverem uma publicação em periódico científico classificado no estrato Qualis A, como primeiro ou último autor (escrito durante o Mestrado e nos últimos dois anos).

o   receberem a recomendação da Banca de Qualificação do Mestrado para cursar diretamente o Doutorado (mudança de nível sem defesa).

o   continuarem com o mesmo orientador.

o   apresentarem um projeto aprovado pelo CEP/CEUA.

O candidato que se beneficiar deste artigo terá o prazo de um ano, contado da data da defesa da dissertação do Mestrado para se matricular no Doutorado do Programa, devendo apresentar a documentação necessária para matrícula de acordo com o Edital de Acesso ao Doutorado.

 

·         Os casos omissos devem ser avaliados e decididos pela Comissão Deliberativa do Programa (CODEP).

 

 

Go to top Menu