Estrutura Curricular
Toda a estrutura curricular é centrada nas linhas de pesquisa, com poucas disciplinas obrigatórias e um extenso cardápio de disciplinas opcionais, permitindo um currículo mais individualizado que atenda a dupla orientador – aluno e reduza o tempo de formação do aluno.
O principal desafio da proposta curricular do Curso de Doutorado em Ciências Médicas do IDOR foi promover a inserção dos alunos, oriundos de diferentes áreas de formação, nas atividades de pesquisa e ensino, facilitando a aquisição de novas habilidades e uma sólida formação interdisciplinar em pesquisa clínica e básica na área da saúde.
Os docentes/pesquisadores do IDOR detêm um perfil multidisciplinar e inovador nas suas linhas de pesquisa incorporando conhecimentos matemáticos, biológicos e clínicos em muitos projetos, fomentando um raciocínio científico abrangente.
O aluno é exposto a disciplinas que estão bem integradas às suas atividades de pesquisa em laboratórios ou em práticas de assistência médica. A intenção, proposital, é aproximar o aluno do seu projeto de pesquisa através de informações teóricas e atividades práticas, dando oportunidade de adquirir novos conhecimentos e de conviver com experientes pesquisadores de áreas afins.
A apresentação de seminários, discussão de grupos, ciclo intenso de palestras nacionais e internacionais além de supervisão estreita do orientador são linhas mestras da proposta curricular do Curso que visam o acolhimento do aluno em cenários de grande interação com o ambiente científico do Instituto.
Espera-se também que o doutorando tenha um papel importante na organização e na participação de eventos e atividades formais e informais relacionados à vida do Instituto como os seminários, workshops, journal clubs, happy hour, entre outros.
Em resumo, a proposta curricular do Curso de Doutorado do IDOR pretende prover uma estrutura disciplinar flexível e uma ampla articulação com outros componentes de formação garantindo um treinamento intensivo em fundamentos científicos e em procedimentos estratégicos de ética e bioética de modo que o aluno possa desenvolver um trabalho interdisciplinar e inovador na área da saúde.
Experiências inovadoras de formação
Uma plataforma de bioinformática, de bioestatística e de economia em saúde está sendo estruturada no Instituto para desenvolver várias ações de apoio às pesquisas, coleta e análise de dados, protocolos clínicos e atividades de ensino e treinamento. Os alunos do programa serão diretamente beneficiados com esta iniciativa que também vai oferecer uma disciplina formal no programa.
O Setor de Novos Negócios e o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IDOR vão oferecer programações de ensino que familiarizam o aluno com os projetos e experimentos que estão em andamento com as empresas parceiras, despertando interesse pela aplicabilidade dos conhecimentos científicos.
A disciplina de Divulgação Científica pretende, através de oficinas, introduzir o aluno na produção de material, edição de textos e vídeos, uso e acesso a internet com finalidade de divulgação de matérias científicas de interesse para a sociedade em geral.
Incentivo a mobilidade estudantil através de intercâmbios científicos, oferecimento de disciplina em inglês e presença frequente de pesquisadores estrangeiros no Instituto são outras estratégias utilizadas para ampliar a atuação do aluno e atrair alunos estrangeiros.