O IDOR está localizado em sede própria no Rio de Janeiro cuja área física abriga salas para pesquisadores e administração, anfiteatro de 90 lugares equipado com fontes de multimidia, biblioteca com pequeno acervo, computadores para os alunos, acesso ao Portal CAPES, um Laboratório de Biologia Molecular e Reprogramação Celular, um Centro de Diagnóstico e Imagem para Pesquisa, além do Centro de Neuropsicologia Aplicada (CNA) que conta com uma equipe multidisciplinar e é uma das maiores clínicas de investigação neuropsicológica do país, recebendo pacientes referidos de várias cidades e estados.
Dispõetambémdepessoal técnico de apoio para o desenvolvimento das pesquisas, contratado pelo IDOR ou financiado pelos projetos, nas seguintes categorias: assistentes de pesquisa, físicos, radiologistas, bioquímicos, engenheiros, bioestatísticos e técnicos em informática.
LABORATÓRIOS:
- Os pesquisadores do IDOR têm acesso às facilidades diagnósticas e terapêuticas dos Hospitais da Rede D’Or São Luiz representadas por um moderno parque tecnológico, equipamentos de imagem e infraestrutura laboratorial.
- O Laboratório de Biologia Molecular e Reprogramação Celular, com mais de 250 m² de área e equipado em parceria com a UFRJ foi inaugurado em 2014, em prédio anexo ao IDOR, e conta com: dois laboratórios de cultivo celular, sendo um equipado com o sistema robótico de pipetagem e varredura de fármacos cell::explorer, acoplado a equipamento de High Content Screening Operetta; um laboratório GMP para ensaios clínicos de terapia celular; área de Biologia Molecular; área de Microbiologia; Microscopia dotada de microscópio confocal Leica e sistema de eletrofisiologia (patch clamp), infraestrutura de gases, gerador e energia redundantes. A estratégia para os próximos 5 anos do Laboratório é: Operação de sala limpa cGMP para cultivo e produção de células-tronco, visando testes clínicos e aplicação terapêutica; Geração de expertise e infraestrutura de equipamentos de biologia molecular; Desenvolvimento de plataforma para reprogramação celular visando screening de fármacos.
- Centro de Diagnóstico e Imagem para Pesquisa da Rede D’Or São Luiz e do IDOR – em área anexa ao IDOR, o centro conta com dois aparelhos de Ressonância Magnética de alto campo (3 Tesla), uma Tomografia Computadorizada e um PET CT utilizados, principalmente, para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa.
- A construção recente de unidades de fase 1 e 2 da oncologia, são apoios importantes para as linhas de pesquisa nesta área.
- A estruturação de um banco e biobanco de tumores está sendo implantada.
- A expansão das unidades ambulatoriais de neurologia e de neuroreabilitação, juntamente com o Centro de Neuropsicologia Aplicada (CNA), formam um importante complexo de suporte clínico para as pesquisas em neurociências.
- Centro de Ensino de Treinamento (CET-IDOR) – prédio anexo ao IDOR com onze laboratórios de simulação realística (cirurgia, trauma e medicina intensiva), 2 salas de aula (25 lugares cada) e um auditório de 80 lugares. Setor do IDOR para apoio as atividades de ensino de pós-graduação e capacitação profissional de alto nível.
- O IDOR estabeleceu, desde 2012, um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-IDOR), nos moldes da Lei da Inovação (Lei Nº 10.973, de 02 de dezembro de 2004). O NIT-IDOR prospecta projetos de inovação no IDOR e na Rede D’Or São Luiz, sendo responsável pela análise e depósito de patentes e registros de software, além de coordenar o estabelecimento de contratos de P&D nos moldes da Open Innovation e de contratos de desenvolvimento.
- O IDOR está credenciado no CNPq para proceder a importações de bens destinados à pesquisa científica e tecnológica, com os benefícios previstos na lei 8.010/90, alterada pela lei 10.964/2004. O Certificado de Credenciamento no CNPq de nº 900.1211/2014 confere ao IDOR o direito de importar diretamente, com isenção dos impostos de importação e IPI, máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos, bem como suas partes e peças de reposição, acessórios, matérias-primas e produtos intermediários destinados à pesquisa científica e tecnológica.
RECURSOS DE INFORMÁTICA:
- O Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino possui uma avançada tecnologia para processamento de dados, utilizando servidores em cluster e ferramentas para distribuição de processos e com um sistema de armazenamento de dados de última geração, além de uma poderosa ferramenta para gerência de projetos, desenvolvida internamente pela equipe. Disponibiliza uma grande quantidade de estações de trabalho, com acesso à internet de alta velocidade, para os pesquisadores e estudantes.
- Plataforma de Pesquisa Clínica, estruturada para gerenciamento dos estudos e dados, com a participação de estatísticos e data managers. Esta Plataforma é baseada no sistema Red Cap, que é uma aplicação web segura, desenvolvida pela Universidade de Vanderbilt, para a construção e gerenciamento de pesquisas e bancos de dados.
- O registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), sob o número 137820, de um software de decodificação de estados cerebrais, intitulado FRIEND, utilizado no IDOR e distribuído com licença aberta - seguindo as diretrizes do Creative Commons - para Universidade de Oxford, no Reino Unido.
- o IDOR tem contrato com a Scire-COPPE/UFRJ para assinatura da plataforma ATRIO que oferece serviços de apoio operacional e gerencial ao Programa de Pós-graduação, incluindo um portal para divulgação pública de suas atividades.
- O setor de comunicação do IDOR utiliza diversas redes sociais como youtube, linkdin, facebook e twiter e é responsável pela divulgação interna e externa de editais, cursos, palestras e eventos, entre outras atividades.
BIBLIOTECA:
- Portal CAPES, biblioteca própria com pequeno acervo e acesso às bibliotecas das instituições parceiras. O IDOR tem um convênio geral e formal com a Reitoria da UFRJ para cooperação acadêmica e intercâmbio técnico, científico e cultural.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
Alguns aspectos relacionados ao Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) merecem destaque porque estão associados ao modus operandi do Programa e atuam como facilitadores de boas práticas científicas:
- a maturidade científica dos seus pesquisadores atestada na produção científica de excelência, no financiamento de seus projetos por agências nacionais e internacionais e nas iniciativas de parcerias para desenvolvimento e inovação com instituições acadêmicas e também com a área industrial;
- o acesso natural ao parque hospitalar da Rede D’Or São Luiz e aos seus avançados recursos diagnósticos e terapêuticos;
- o recém-inaugurado laboratório de biologia molecular e reprogramação celular que incorpora uma moderníssima tecnologia robótica e equipamentos de ponta;
- a criação de uma Plataforma de Pesquisa Clínica, estruturada para gerenciamento dos estudos e dados, com a participação de estatísticos e data managers. Esta Plataforma é baseada no sistema Red Cap, que é uma aplicação web segura, desenvolvida pela Universidade de Vanderbilt, para a construção e gerenciamento de pesquisas e bancos de dados;
- o registro, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), sob o número 137820, um software de decodificação de estados cerebrais, intitulado FRIEND (imagem da interface do FRIEND abaixo), utilizado no IDOR e distribuído com licença aberta - seguindo as diretrizes do Creative Commons - para Universidade de Oxford, no Reino Unido;
- uma parceria inédita público-privada com a FAPERJ em um edital (2014) de 10 milhões de reais (5 milhões da FAPERJ e 5 milhões do IDOR) para financiar pesquisas clínicas e translacionais no Rio de Janeiro, resultando na criação de um Centro de Imagem para Pesquisa em Humanos graças a ações de sinergia entre diversos grupos de pesquisadores;
- uma forte conexão internacional com expressivas lideranças científicas em pesquisa básica e aplicada, resultando em projetos de colaboração, publicação de artigos em co-autoria e alta mobilidade de pesquisadores e alunos entre as instituições, destancando-se NIH- USA, Pittisburgh University, USA, Manchester University- UK e King’s College, UK;
- o compromisso com a internacionalização das atividades científicas do Instituto, priorizando a busca de talentos, a identificação de novos setores e desafios e a geração de indicadores de desempenho e qualidade que permitam a equivalência com instituições e programas de excelência do exterior;
- o IDOR, por suas características, vem atraindo jovens pesquisadores, principalmente pós-doutorandos do país e do exterior, que desejam aprofundar seus conhecimentos e ser expostos a um ambiente científico inovador.
- o IDOR apresenta-se como uma Instituição pioneira e diferenciada para desenvolver pesquisa na área da saúde, reunindo pesquisadores de diferentes origens cujas investigações estejam alinhadas com as principais áreas de conhecimento do Instituto.