A área de concentração do mestrado é a Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (GDLS). O objetivo geral do curso é capacitar gestores para analisar o cenário regional e propor soluções de desenvolvimento que estejam relacionadas aos três princípios da sustentabilidade: o econômico, o ambiental e o social.
Para atender seu objetivo geral, o PPG está estruturado em duas Linhas de Pesquisa, a saber:
O curso foi aprovado pela CAPES (nas instâncias da Comissão de Avaliação e do Conselho Técnico-Científico), em 2006, e homologado pelo Conselho Nacional de Educação-CNE (Portaria MEC 524, DOU 30/04/2008 - Parecer CES/CNE 33/2008, 29/04/2008).
O curso se desenvolve ao longo de 4 semestres. Os dois primeiros semestres se destinam ao cumprimento das disciplinas, num mínimo de 6, com 60 horas cada, sendo 3 obrigatórias e 3 optativas.
O terceiro e quarto semestres são destinados à conclusão e defesa da dissertação.
As atividades presenciais ocorrem em semanas alternadas de segunda a sexta das 8h as 12h (e excepcionalmente no período da tarde).
O curso é gratuito.
O egresso do Mestrado deverá dominar os temas e técnicas relacionados à gestão do desenvolvimento local, tendo a habilidade de propor e executar soluções visem atender os princípios da sustentabilidade.
Desse modo, os egressos deverão ser capazes de desenvolver pesquisas relacionadas às questões emergentes, propor políticas para instituições públicas e desenvolver estratégias para atuação de empresas e organizações sem fins lucrativos
Espera-se ainda do egresso uma visão e abordagem crítica, atuando como multiplicador do conhecimento, seja por meio da criação de materiais didáticos, artigos técnicos ou cursos de formação.
É composto de profissionais de distintas áreas que atuam em função gerencial ou estratégica dos setores privado ou público.