O programa de pós-graduação do INPA em Botânica

 

 Bem-vindo ao nosso programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Botânica) do INPA. Se você tem interesse em plantas e sua diversidade, evolução, ecologia, bioquímica, fisiologia ou etnobotânica, venha estudar em nosso programa de botânica tropical no coração da Amazônia. O PPG-BOT é um dos nove programas de pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, com sua sede principal em Manaus.

 O programa possui infraestrutura para auxiliar o desenvolvimento de pesquisas em botânica tropical. Os docentes incluem pesquisadores do INPA, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), que atuam nas quatros principais áreas de pesquisas e em diversos projetos, incluindo pesquisas em programas multi-institucionais nacionais e internacionais, como o Programa de Pesquisas em Biodiversidade (PPBIO), Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD), Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), Projeto de Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF) e INPA/Max-Planck Programa de Cooperação Brasil - Alemanha.

Os alunos têm a possibilidade de desenvolver estudos em estações científicas e sítios experimentais em várias regiões da Amazônia brasileira e em diversos ecossistemas amazônicos. Tem grande flexibilidade para cursar disciplinas nos demais cursos de pós-graduação oferecidos no INPA e em inúmeras oportunidades de interação e desenvolvimento. Aprender com outros pesquisadores e professores de diversas instituições brasileiras e internacionais.

 A bacia amazônica possui a floresta tropical mais bem preservada do planeta, mas ainda permanece pouco conhecida. Nós sabemos pouco sobre as espécies de plantas que ocorrem aqui e nossos professores e alunos frequentemente encontram plantas até então desconhecidas. Sabemos pouco sobre a identidade das espécies presentes e sabemos muito menos sobre sua ecologia, sua história evolutiva, diversidade biogeográfica, suas relações ecológicas com outras espécies, seus traços funcionais, suas respostas às mudanças climáticas, ou seus usos e manejo. Precisamos de botânicos na Amazônia, venha estudar na Amazônia e crescer com a gente!

 

MESTRADO

O Programa de Pós-Graduação em Botânica do INPA (PPG-BOT) tem por objetivo a formação de recursos humanos na área de Botânica para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa voltadas para o conhecimento, manejo e conservação da diversidade da flora amazônica.

O mestrado visa capacitar o discente por meio da elaboração e desenvolvimento de um projeto de pesquisa (dissertação), com base em instrumentos conceituais e metodológicos científicos qualificando-o para a pesquisa e docência em nível superior.

Conheça os docentes e seus projetos de pesquisa se você tem interesse em se candidatar.

O processo de seleção para o mestrado é anual, com inscrições em geral abertas entre julho e setembro e prova no início de novembro. A prova é realizada por meio digital através da Plataforma Moodle do PPG-BOT, e por isso poderá ser realizada de qualquer lugar com acesso à internet de qualidade. Não há taxas de inscrição.

O processo seletivo, que consiste numa prova de conhecimento em biologia vegetal e uma prova de suficiência em inglês. 

Processo de seleção do mestrado - inscrição aqui!

Bibliografia

Resultado Final da Seleção de Mestrado 2021 Aqui!

DOUTORADO

No doutorado, procuramos alunos com pesquisa na área de interesse do curso, e na área mais específica dos docentes do curso.  Em geral, procuramos alunos nas áreas de taxonomia e/ou de plantas e fungos, etnobotânica, incluindo archaeoetnobtânica e processos domesticação, palaeopalinologia, ecofisiologia, inter-relações intertróficas como polinização, herbivoria etc. e compostas secundárias.  Os estudos deveriam concentrar em assuntos relevantes a Amazônia.

É importante identificar um potencial orientador e conversar anteriormente sobre o potencial colaboração.  Há áreas de interesse de botânicos, mas não temos capacidade para orientação.

O Doutorado obedece ao regime de edital, sendo o ingresso feito mediante a análise de um plano de trabalho da Tese, analise de documentação submetido, e entrevista.  Todo processo de inscrição é em forma digital e explicado no edital.

e os documentos a seguir:

  • Projeto da pesquisa proposta no doutorado - em PDF.
  • Formulário de inscrição (modelo disponível para download)
  • Carta de justificativa do candidato
  • Documentos de identificação
  • Histórico escolar e diploma da graduação
  • Histórico escolar e diploma da mestrado
  • Dissertação de mestrado
  • Artigo publicado
  • Declaração de exclusividade
  • Carta de aceitação do orientador
  • Duas cartas de recomendação

Note que o processo de edital é novo para nosso programa de pós e o regimento (abaixo) ainda não foi atualizado.  O processo de entrada do doutorado é regimentado no edital.

Nós percebemos que tem alguns problemas nos links abaixo, especialmente quando usando Firefox.  Se não conseguir fazer um download, tente em outro programa como Google Chrome.

Note também que o endereço para inscrição é  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ficha de Inscrição 

Regimento do PGBOT

Facebook PPG - Botânica

 

 

Organization

Infra-Estrutura for research

Literatura científica

The INPA Library -- one of the largest collections of bibliografy related to Amazonia, including rare books and difficult to access publications (local journals from the Brazilian Amazon region and other Amazon countries.

INPA's database of theses and dissertations

Gateway to periodicals, CAPES -- can be accessed from any computer within INPA's network.

Acta Amazônica -- INPA's scientific journal.

Plataforma Scielo -- access to data in many latin americam journals

Laboratories

Laboratório do Programa de Pós-Graduação em Botânica do INPA

The INPA Botany PPG has a small common use laboratory, with basic equipment such as microscopes. The lab has benches, sinks, freezer, greenhouse, and some commonly used materials and chemicals. The laboratory is used for the program's courses and for the support of students' lab activities, mainly by students in the Botany program, but also students of other INPA graduate programs, as well as technitions and others who need to use laboratory equipment.

This Lab was recently equipped with two high quality stereoscopic nicroscopes optained through CAPES Pró-Equipamentos,which promoted the purchase of "multiple-user equipment to improve the infrastructure for scientific research and technology in post-grtaduate programs".

Thematic Laboratories at INPA

Botany student have access to the following laboratories at INPA:

  • Geoprocessing Lab - SIGLAB
  • Soil and Plant Lab - LTSP (physico-chemical analysis of soil, water and plants)
  • Molecular Biology Lab - LTBM (molecular genetics laboratory )
  • Water Lab - LTA (physico-chemical analysis of water and limnology)
  • Electron Microscopy Lab- LTME:
    • Contacts:
      • Telephone: 3643-3379
      • Fabíola Xochilt Valdez Domingos - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
      • Jackieline Veras O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
      • Wilson Meirelles O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Professor's Laboratories:

  • Taxonomy Lab (Maria de Lourdes Soares)
  • Genetics and Plant Reprodutive Biology Lab (Rogério Gribel)
  • Seed Lab (Isolde Ferraz)

Coleções Biológicas

Experimental Stations and Reserves

Institutional Projects

 

Go to top Menu