O Pós-doutorado Institucional no IDOR:
- O IDOR, enquanto instituição, pode receber pesquisadores do Brasil e do exterior interessados em desenvolver atividades de pesquisa de pós-doutorado.
- O aluno/pesquisador/candidato/ deve estar formalmente vinculado a um pesquisador do Instituto ou a um docente do Curso de Doutorado do IDOR, através de um projeto de pesquisa e plano de trabalho.
- Para o aluno receber bolsa o seu orientador deve solicitar o auxílio junto a uma agência de fomento.
- O IDOR pode ter uma política de concessão de bolsas pós-doc, se for do seu interesse.
- O Curso de Doutorado do IDOR (PPG) ainda não recebe cotas de bolsas de pós-doc da CAPES as quais só são concedidas para cursos conceito 6 e 7.
- A solicitação/formalização para fazer pós-doutoramento com um pesquisador do IDOR será analisada pela Comissão Deliberativa do PPG, mediante carta de anuência do supervisor, projeto de pesquisa e plano de trabalho a ser desenvolvido, além de C Vitae do pesquisador interessado, bem como do supervisor caso o mesmo não seja vinculado ao PPG.
- Ao final do período do pós-doutorado, o aluno deve encaminhar para a coordenação do Programa um breve relatório das suas atividades mediante ciência do orientador.
- O pesquisador pós-doc fará jus a um certificado emitido pela instituição ou pelo PPG, relativo ao período de atividades.
OBS: Aprovado pela Comissão Deliberativa do Curso de Doutorado do IDOR em 26 de outubro de 2019.
Estrutura Curricular
Toda a estrutura curricular é centrada nas linhas de pesquisa, com poucas disciplinas obrigatórias e um extenso cardápio de disciplinas opcionais, permitindo um currículo mais individualizado que atenda a dupla orientador – aluno e reduza o tempo de formação do aluno.
O principal desafio da proposta curricular do Curso de Doutorado em Ciências Médicas do IDOR foi promover a inserção dos alunos, oriundos de diferentes áreas de formação, nas atividades de pesquisa e ensino, facilitando a aquisição de novas habilidades e uma sólida formação interdisciplinar em pesquisa clínica e básica na área da saúde.
Os docentes/pesquisadores do IDOR detêm um perfil multidisciplinar e inovador nas suas linhas de pesquisa incorporando conhecimentos matemáticos, biológicos e clínicos em muitos projetos, fomentando um raciocínio científico abrangente.
O aluno é exposto a disciplinas que estão bem integradas às suas atividades de pesquisa em laboratórios ou em práticas de assistência médica. A intenção, proposital, é aproximar o aluno do seu projeto de pesquisa através de informações teóricas e atividades práticas, dando oportunidade de adquirir novos conhecimentos e de conviver com experientes pesquisadores de áreas afins.
A apresentação de seminários, discussão de grupos, ciclo intenso de palestras nacionais e internacionais além de supervisão estreita do orientador são linhas mestras da proposta curricular do Curso que visam o acolhimento do aluno em cenários de grande interação com o ambiente científico do Instituto.
Espera-se também que o doutorando tenha um papel importante na organização e na participação de eventos e atividades formais e informais relacionados à vida do Instituto como os seminários, workshops, journal clubs, happy hour, entre outros.
Em resumo, a proposta curricular do Curso de Doutorado do IDOR pretende prover uma estrutura disciplinar flexível e uma ampla articulação com outros componentes de formação garantindo um treinamento intensivo em fundamentos científicos e em procedimentos estratégicos de ética e bioética de modo que o aluno possa desenvolver um trabalho interdisciplinar e inovador na área da saúde.
Experiências inovadoras de formação
Uma plataforma de bioinformática, de bioestatística e de economia em saúde está sendo estruturada no Instituto para desenvolver várias ações de apoio às pesquisas, coleta e análise de dados, protocolos clínicos e atividades de ensino e treinamento. Os alunos do programa serão diretamente beneficiados com esta iniciativa que também vai oferecer uma disciplina formal no programa.
O Setor de Novos Negócios e o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IDOR vão oferecer programações de ensino que familiarizam o aluno com os projetos e experimentos que estão em andamento com as empresas parceiras, despertando interesse pela aplicabilidade dos conhecimentos científicos.
A disciplina de Divulgação Científica pretende, através de oficinas, introduzir o aluno na produção de material, edição de textos e vídeos, uso e acesso a internet com finalidade de divulgação de matérias científicas de interesse para a sociedade em geral.
Incentivo a mobilidade estudantil através de intercâmbios científicos, oferecimento de disciplina em inglês e presença frequente de pesquisadores estrangeiros no Instituto são outras estratégias utilizadas para ampliar a atuação do aluno e atrair alunos estrangeiros.
1) Inserção Internacional Docente
Os docentes do Curso de Doutorado do IDOR são pesquisadores de nível sênior, sendo que entre os 17 docentes, 12 são pesquisadores do CNPq e cientistas do nosso estado pela FAPERJ, com média de mais de 100 artigos publicados por ano. O compromisso é com publicações em periódicos de alta qualidade e com alto índice de citações. Neste item, produção científica, o Curso de Doutorado em Ciências Médicas do IDOR tem nível de excelência, comparável aos cursos avaliados pela CAPES com conceito 6 e 7.
Além da produção intelectual de excelência, podemos destacar outras características de inserção internacional dos docentes do Curso:
Fernando Bozza – H index pelo Google Scholar: 31. Professor visitante na University of Pittsburgh no ano de 2014-2015. Recebeu financiamentos de projetos de cooperação internacional com Instituto Pasteur e com a Fundação Merieux. Foi eleito representante das Américas no Comitê Executivo do ISARIC - International Severe Acute Respiratory and Emerging Infection Consortium (www.isaric.org) bem como da Sociedade Européia de Medicina Intensiva (ESICM). Fundador e atualmente Coordenador da Rede Brasileira de Pesquisa em Medicina Intensiva (BRICNET- www.bricnet.org)
Jorge Salluh – H index pelo Google Scholar: 28.
- Redes de Pesquisa Internacionais:InFact -http://www.infactglobal.org/ (outcome measures group). TAVeM - International Ventilator-associated Tracheobronchitis study group (steering commitee). ISARIChttps://isaric.tghn.org/community/members/4763/
- Editor de periódicos internacionais:Editor associado Plos One
- Comitês no exterior:TAVeM 2 trial -steering committee (univ Lille-France). Epidemiologia do delirium subsindromico (Steering committee- Univ Nova de Lisboa). GOSSIS - Global Outcomes Severity of Illness Scores (Steering committee - MIT/Harvard USA). Nine-i - International consortium for the study of critically ill immunocompromised hosts (Steering committee- Univ. Paris-France). International representative for South America- European society of intensive care (chair). Membro do comitê científico do BRICNet (Brazilian Research in Intensive Care Network); Diretor de P&D da European Society of Intensive Care Medicine, ESICM, Bélgica.
- Projetos conjuntos com grupos no exterior: 1) International comparisons on sepsis epidemiology- Intensive Care National Audit research center-ICNARC UK. 2)Outcome measures in critical care - NICE -Netherlands intensive care evaluation- Netherlands. 3)Sepsis biomarkers and modelling of critical illness - Univ Nova de Lisboa
Marcio Soares – H index pelo ISI: 24; H pelo Google Scholar: 33. Redes de Pesquisa Internacional: Membro do Steering Committee do 9-i (Caring for Critically Ill Immunocompromized Patients, Multinational Network). Editor de periódicos internacionais: Section Editor, Intensive Care Medicine. Comitês no exterior: Avaliação de projetos de pesquisa para: The Research Foundation , Flanders, Bélgica; Cancer Research UK; Canadian Institutes of Health Research . Projetos conjuntos com grupos no exterior: LUCCA Study (Lung Cancer in Critical Care) - IDOR e St. Louis Hospital, Paris, França. Estudo multicêntrico em seis países da LATAM e Europa. Estudo EFRAIM - St. Louis Hospital, Paris, França. Estudo multicêntrico em 17 países. Coordenação do estudo no Brasil.
Fernanda Tovar Moll – H index pelo Google Scholar: 15. - Redes de Pesquisa Internacionais: International Research Consortium for the Corpus Callosum and Cerebral Connectivity (IRC5). Roland Zahn, University of Manchester (projeto: Blame rebalance using functional MRI Neurofeedback). Emi Furukawa, Gail Tripp (Okinawa Institute of Science and Technology School Corporation) e Paulo Mattos (UFR/IDOR) – (projeto: Neurobiologia do TDAH, membro da equipe). Mary Kay Floeter (NIH) – Neuroimagem em pacientes com esclerose lateral amiotrófica e esclerose lateral primária e demência fronto-temporal. Angela Sirigu (CNRS/Lyon)– Neuroimagem em pacientes com amputação e agenesia de membros – desenvolvimento do mapa corporal. Steve Jacobson e Afonso Silva (NIH) – Neuroplasticidade e neuroimagem em modelos pré-clínicos. - Editor de periódicos internacionais: Revisora dos periódicos Biological Psychiatry (1969), Cortex (Milano. Testo stampato), Annals of Neurology, Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso), Plos One e Journal of Neuroimaging. - Eventos internacionais: Convidada World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2015, Porto Alegre, Brasil.Convidada World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2016, Buenos Aires, Argentina. - Projetos ou teses conjuntos com grupos no exterior: International Research Consortium for the Corpus Callosum and Cerebral Connectivity (IRC5), consórcio de pesquisa que visa unir esforços para investigar as funções e o desenvolvimento do corpo caloso, conta com pesquisadores dos Estados Unidos, da Austrália e da França.Roland Zahn, University of Manchester (projeto: Blame rebalance using functional MRI Neurofeedback).Emi Furukawa, Gail Tripp (Okinawa Institute of Science and Technology School Corporation) e Paulo Mattos (UFR/IDOR) – (projeto: Neurobiologia do TDAH, membro da equipe).Mary Kay Floeter (NIH) – Neuroimagem em pacientes com esclerose lateral amiotrófica e esclerose lateral primária e demência fronto-temporal.Angela Sirigu (CNRS/Lyon)– Neuroimagem em pacientes com amputação e agenesia de membros – desenvolvimento do mapa corporal. Steve Jacobson e Afonso Silva (NIH) – Neuroplasticidade e neuroimagem em modelos pré-clínicos
Leonardo Fontenelle - H index in Google Scholar = 31. Integra a rede de pesquisa internacional World Psychiatry Association, Anxiety and OCDs section. Editor Associado do Journal of Obsessive-Compulsive and Related Disorders.Ex-editor Acadêmico do PLoS ONE.Board of Directors, International College of Obsessive-Compulsive Spectrum Disorders.Participa de Comitês no exterior: Parecerista da Curtin University, Perth, Australia.Parecerista da South African Medical Research Council, Africa do Sul.Parecerista do Medical Research Council, Reino Unido.Obteve financiamentos de entidades internacionais: David Winston Turner Endowment Fund, Australia.Projeto conjunto com o Prof. Ulrich Stangier Goethe University, Frankfurt: Potencializando o tratamento farmacológico do transtorno de ansiedade social resistente com terapia cognitiva. Edital nº 39/2014 – Programa de Cooperação Bilateral FAPERJ / Deutsche Forschungsgemeinschaft.
Paulo Mattos – H index pelo Google Scholar: 22. Participante do grupo internacional ENIGMA TDAH, formado em 2013 para agregar dados de MRI de pacientes diagnosticados com TDAH e controles saudáveis, ao longo da vida.
Heitor Souza – H index pelo ISI: 14; pelo Google Scholar: 18
Colaboração Internacional com Dr. Claudio Fiocchi, Cleveland Clinic Foundation, OH, USA, nos projetos de pesquisa: 1) Dinâmica da manutenção dos telômeros em células inflamatórias da mucosa intestinal nas doenças inflamatórias intestinais. 2) Investigação de mecanismos patogênicos e de novas abordagens para o diagnóstico, acompanhamento e tratamento de doenças inflamatórias intestinais e do câncer colorretal.
Jorge Moll Neto – H index pelo Google Scholar: 29. Redes de Pesquisa Internacionais: Emi Furukawa e Gail Tripp, Okinawa Institute of Science and Technology University, projeto: Neurobiologia do TDAH. Roland Zahn, King’s College, Londres, projeto: Neurofeedback por Ressonância Magnética Funcional em pacientes em remissão de Depressão Maior: Prova de conceito clínico.Murat Yucel, Monash University, Australia, acordo para estabelecer uma rede de excelência em neurociência cognitiva. Editor de periódicos internacionais:Editor associado da Social Neuroscience e membro do corpo editorial da Dementia and Neuropsychologia, Frontiers in Neuroscience and Frontiers for the Young Minds. Eventos internacionais:Board e Presidente do World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2015, Porto Alegre, Brasil.Membro da Comissão Científica e convidado World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2016, Buenos Aires, Argentina. Financiamentos de agências ou entidades internacionais: Programa do Fundo Newton 2015 em parceria com o CONFAP- Fellowship Sr. para a pesquisadora Gorana Pobric. OIST - Convênio com Okinawa Institute of Science and Technology Graduate University.Projetos ou teses conjuntos com grupos no exterior: Emi Furukawa e Gail Tripp (Okinawa Institute of Science and Technology University) (projeto: Neurobiologia do TDAH). Roland Zahn, King’s College, Londres, projeto: Neurofeedback por Ressonância Magnética Funcional em pacientes em remissão de Depressão Maior: Prova de conceito clínico. Murat Yucel, Monash University, Australia, acordo para estabelecer uma rede de excelência em neurociência cognitiva.
Stevens Rehen – H index Google Scholar: 23
- Editor de periódicos internacionais:
2014 - Atual - Periódico: Advances in Regenerative Biology
2012 - 2014 - Periódico: PeerJ
2011 - 2012 - Periódico: Brazilian Journal of Medical and Biological Research (Impresso)
2009 - Atual - Periódico: Frontiers in Integrative Neuroscience
2007 - Atual - Periódico: Vieira & Lent Casa Editorial Ltda
- Organizar, coordenar, presidir eventos internacionais:
-9th World Congress International Brain Research Organization. 2015.
-Regenerative Medicine from Stem Cells to Organs. 2015.
-16th TWAS_ROLAC young scientists conference - Developmental Biology and Stem Cells - Functional Implications. 2014.
-Third International School on Production of Biopharmaceuticals in Animal Cell Cultures COPPE/UFRJ: Coordrnador do workshop. 2008.
-I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica (I NeuroLatam). 2008.
-Brain Repair and neuronal diversity: from genetic instability to stem cells. 2004.
-First Brazilian Meeting in Biomedical Sciences. 2004
-Society for Neuroscience Meeting - Partners in the Mercosur, partners in Neuroscience: Brazil and Argentina get together in San Diego. 2004.
- Member of the Organizer Committee of the Ancillary Event - Brazilian Society for Neuroscience (SBNeC): Science, samba and capoeira. 2003.
2) Internacionalização do Programa
O Curso de Doutorado do IDOR se confunde naturalmente com as atividades de pesquisa do IDOR cuja conotação internacional é muito forte.
Todas as linhas de pesquisa e muitos dos projetos são desenvolvidos em parcerias ativas com grupos de pesquisadores do exterior que resultam em intensa mobilidade em ambas as direções, além de autoria nos artigos científicos.
Uma média de 15 pesquisadores estrangeiros visitam o IDOR por ano e, atualmente, o Instituto recebe 8 pós-doutores do exterior.
O Curso de Doutorado está aberto para alunos estrangeiros e vai oferecer disciplinas e cursos de âmbito internacional a partir do segundo ano, inclusive com participação de professores externos via Skype/vídeo/web.
Já no primeiro ano do curso o aluno é exposto à disciplina obrigatória “Redação Científica” que visa aprimorar a qualidade da escrita e da comunicação em inglês de trabalhos científicos.
Mobilidade docente e discente
Leonardo Fontenelle: Visiting Professor, Monash Institute of Cognitive and Clinical Neurosciences, School of Psychological Sciences, Monash University, Australia.
Aluna de doutorado (UFRJ - Ilana Frydman) irá passar dois meses no Monash Institute of Cognitive and Clinical Neurosciences, na Monash University, Australia.
Fernando Bozza – Professor visitante na University of Pittsburgh no ano de 2014-2015.
Jorge Moll Neto - “Incube Labs / IDOR Applied Science / Exchange Program / Stanford University, Silicon Valley: para receber estudantes de doutorado e o Wezmamm Institute of Science, Israel.
Rua Diniz Cordeiro, 30 - Botafogo - Rio de Janeiro – RJ - Brasil - CEP:22281-100
Tel.: +55 (021) 3883-6000
Email: ppgcm@idor.org