Ciclos-SEL

De Adjutorium

(Diferença entre revisões)
(O que é)
(Inscrições)
 
(20 edições intermediárias não estão sendo exibidas.)
Linha 1: Linha 1:
 +
[[SoluçãoAtrio-SEL|< Atrio-SEL]]
 +
== O que é==
== O que é==
Linha 7: Linha 9:
:* [[#Dados Básicos|Dados Básicos]]: caracterização de um determinado Ciclo.
:* [[#Dados Básicos|Dados Básicos]]: caracterização de um determinado Ciclo.
-
:* [[#Inscrições|Inscrições]]: definição do período de inscrições; indicação da situação corrente do processo de Inscrição e, se for o caso, dos documentos a serem anexados.
+
:* [[#Formulários Complementares|Formulários Complementares]]: caracterização complementar do Ciclo a ser configurada pelo usuário.
 +
:* [[#Inscrições|Inscrições]]: definição do período de inscrições; indicação da situação corrente do processo de inscrição, opção se o formulário de inscrição terá documentos anexados e quais documentos.
:* [[#Áreas|Áreas]]: definição das áreas em qu o processo seletivo será subdividido.
:* [[#Áreas|Áreas]]: definição das áreas em qu o processo seletivo será subdividido.
:* [[#Banca Examinadora|Banca Examinadora]]: registro dos integrantes da Banca Examinadora; indicação da situação corrente da participação de um integrante.
:* [[#Banca Examinadora|Banca Examinadora]]: registro dos integrantes da Banca Examinadora; indicação da situação corrente da participação de um integrante.
-
:* [[#Etapas|Etapas]]: caracterização das etapas do Ciclo de Admissão.
+
:* [[#Etapas|Etapas]]: caracterização das etapas do Ciclo.
-
:* [[#Parâmetros Matrícula|Parâmetros Matrícula]]: especificação dos parâmetros para caracterização dos candidatos aprovados como alunos do Programa.
+
:* [[#Candidaturas: Buscar por Etapa|Candidaturas: Buscar por Etapa]]: busca para recuperação de informações dos candidatos em cada etapa do Ciclo.
-
:* :* [[#Candidaturas: Buscar por Etapa|Candidaturas: Buscar por Etapa]]: busca para recuperação de informações dos candidatos em cada etapa do Ciclo.
+
* Cada Ciclo pode compreender várias [[#Etapas|Etapas]]. Para cada uma delas é possível registrar:
* Cada Ciclo pode compreender várias [[#Etapas|Etapas]]. Para cada uma delas é possível registrar:
Linha 19: Linha 21:
:* período e situação da realização da etapa;
:* período e situação da realização da etapa;
:* situação e forma de divulgação.
:* situação e forma de divulgação.
 +
 +
== Como Funciona ==
 +
 +
===Inclusão===
 +
 +
====Sumário & Pré-condições====
 +
Inclusão de um Ciclo na BaseAtrio.
 +
 +
Função disponível apenas para usuários do ATRIO cujo perfil contemple este direito.
 +
 +
====Descrição====
 +
 +
:*No Menu Principal, acionar ‘Ciclo’.
 +
:*Apresentada tela com a opção ‘Incluir’. Esta opção é um ''link'' para inclusão de novos registros.
 +
:*Fluxo de eventos:
 +
:*#Apresentado formulário para inclusão dos dados básicos do Ciclo.
 +
:*#Usuário preenche formulário de inclusão e o ‘submete’.
 +
:*#Se a validação do formulário detectar erros no preenchimento, o formulário volta a ser exibido, para correção. Os erros detectados são exibidos.
 +
:*#Quando a validação indicar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na BaseAtrio.
 +
 +
===Consulta / Alteração / Exclusão===
 +
 +
====Sumário & Pré-condições====
 +
 +
Recuperação dos dados de um Ciclo da BaseAtrio, para consulta, alteração de dados já registrados ou sua eliminação da base de dados.
 +
 +
As opções de edição e exclusão estão disponíveis apenas para usuários ATRIO com perfil que contemple este direito.
 +
 +
====Descrição====
 +
 +
:*No Menu Principal, acionar ‘Ciclo’.
 +
:*Apresentada tela com a opção ‘Buscar’. Esta opção é um ''link'' para consulta, alteração ou exclusão de registros previamente cadastrados.
 +
:*Fluxo de eventos:
 +
:*#Apresentado formulário com ‘filtros de busca’ para recuperação do Ciclo.
 +
:*#Usuário preenche ‘filtro de busca’ do formulário e o ‘submete’.
 +
:*#Recuperados todos os registros a Base de Dados que satisfizerem os filtros estabelecidos.
 +
:*#Para cada registro recuperado está disponível um ''link'' que dá acesso ao dados do Ciclo escolhido.
 +
:*#Apresentada a ‘Folha de Rosto do Ciclo' com os dados registrados e opções (''links'') para:
 +
:*#*exclusão do requisito;
 +
:*#*alteração/complementação dos [[#Dados Básicos|dados básicos]];
 +
:*#*formulário de dados de [[#Formulários Complementares|formulários complementares]] relacionados ao Ciclo (alteração/inclusão/exclusão);
 +
:*#*formulário de dados de [[#Inscrições|inscrições]] relacionados ao Ciclo (alteração/inclusão/exclusão);
 +
:*#*formulário de dados de [[#Áreas|áreas]] relacionados ao Ciclo (alteração/inclusão/exclusão);
 +
:*#*formulário da [[#Banca Examinadora|banca examinadora]] (alteração/inclusão/exclusão);
 +
:*#*formulário de [[#Etapas|etapas]] (alteração/inclusão/exclusão);
 +
:*#*formulário [todas as opções] (alteração/inclusão/exclusão);
 +
:*#*acesso às [[Admissão/Candidatura|candidaturas do Ciclo]] - [[#Candidaturas:Buscar por Etapa | buscar por etapa]].
 +
:*#Para cada formulário, de acordo com os direitos do usuário:
 +
:*#*Usuário preenche formulário e o ‘submete’.
 +
:*#*Enquanto a validação do formulário detectar erro no preenchimento, o formulário voltará a ser exibido, apresentando os erros detectados.
 +
:*#*Quando a validação detectar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na Base de Dados.
 +
:*#*Se registro do formulário ‘Ok’, é apresentada a ‘Folha de Rosto’ da respectiva opção com os dados registrados e opções (''links'') para continuar edição deste formulário (alteração/inclusão/exclusão) e retorno para a ‘Folha de Rosto do Ciclo'.
 +
 +
===Formulário de Incrição===
 +
* O Formulário de Inscrição objetiva:
 +
:* registrar dados básicos de identificação e endereçamento do candidato e caracterização do seu perfil;
 +
:* inferir características estatísticas da demanda (conjunto de candidatos) num dado Ciclo;
 +
:* inferir características estatísticas da sequência histórica da demanda relativamente a vários Ciclos.
 +
 +
* O Formulário de Inscrição não fornece informações de conteúdo para a avaliação qualitativa do candidato.
 +
:* Estas informações devem constar em documentação adicional, eventualmente exigida dos candidatos.
 +
 +
===Divulgação dos Resultados===
 +
* Divulgação do resultado da seleção:
 +
:* Alguns formatos de relatórios com resultados de etapas do Ciclo já estão pré-definidos;
 +
:* O acesso ao relatório pode ser posto, mediante um ''link'', em portal apropriado.
 +
* Caso nenhum dos formatos seja adequado atenda ou se for necessária alguma modificação de "lay-out", um novo html pode ser gerado e salvo como uma planilha excel ou um documento word.
 +
* Mediante os filtros disponíveis, é possível [[#Candidaturas: Buscar por Etapa | Buscar Candidatos]]. O resultado desta busca pode ser uma relação com os conteúdos de qualquer uma das etapas do ciclo. Esta relação pode ser salva como uma planilha excel, a ser utilizada pelo usuário final.
 +
:* Por exemplo, se a etapa ´Homologação da Candidatura´ for eliminatória, é possível gerar uma lista com os ´aprovados´, que estão aptos para a próxima etapa. A partir da lista gerada, é possível ter acesso - inclusive para edição - aos dados da candidatura e aos dados específicos daquela etapa.
 +
 +
==Conteúdo ==
 +
 +
===Dados Básicos===
 +
 +
*Referência para identificação do Ciclo: campo livre.
 +
*Nível do Ciclo: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
 +
*Situação do Ciclo: domínio discreto (seleção entre opções disponíveis).
 +
*Comentários: campo livre.
 +
 +
===Formulário Complementar===
 +
 +
*Ordem de exibição das áreas.
 +
*Nome: denominação do formulário em português e inglês
 +
*Formulário: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis). Uma nova opção pode ser demandada pelo usuário.
 +
*Observações: campo livre.
 +
 +
===Inscrições===
 +
 +
*Início do período de inscrições; formato 'dd/mm/aaaa hh:mm'.
 +
*Fim do período de inscrições; formato 'dd/mm/aaaa hh:mm'.
 +
*Situação do processo de inscrições: domínio discreto (seleção entre opções disponíveis).
 +
:* Acesso público ao Módulo "Inscrição por Formulário": dentro do período definido e se situação = "Em andamento".
 +
:* Acesso público ao Módulo "Inscrição por Formulário com documentos anexos" (Com Login)": dentro do período definido e se situação = "Em andamento". Neste caso, deverão ser definidos quais o documentos a serem anexados, suas obrigatoriedades e suas traduções para o inglês.
 +
 +
===Áreas===
 +
 +
*Ordem de exibição das áreas.
 +
*Sigla
 +
*Área: denominaão da área em portugu^s e inglês
 +
*Observações: campo livre.
 +
 +
===Banca Examinadora===
 +
 +
*Examinador: preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na BaseAtrio.
 +
*Situação da atuação do Examinador na Banca: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
 +
*Comentários: campo livre.
 +
 +
===Etapas===
 +
 +
*Ordem de execução da etapa.
 +
*Etapa: referência para identificação da etapa.
 +
*Início do período da etapa; formato 'dd/mm/aaaa'.
 +
*Fim do período da etapa; formato 'dd/mm/aaaa'.
 +
*Situação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
 +
 +
*Situação da divulgação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis);
 +
:* este atributo libera o acesso público à divulgação do resultado destes etapa.
 +
*Modelo de divulgação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
 +
*Observação: campo livre.
 +
 +
===Candidaturas: Buscar por Etapa===
 +
 +
*Para etapa especificada do Ciclo, busca de candidato ou de relação de candidatos a serem selecionados mediante os critérios de busca.
 +
*As informações recuperadas da BaseAtrio podem ser exportadas para planilha excel.
 +
* Especificação da Busca:
 +
:*Etapa: especificação da Etapa e especificação da situação dos candidatos (seleção entre as opções disponíveis);
 +
:*Número de inscrição: informação para recuperação de determinada candidatura;
 +
:*Nome completo: informação para recuperação de determinada candidatura;
 +
:*Nível: informação para recuperação de candidaturas a curso de nível especificado (seleção entre as opções disponíveis);
 +
:*Etapa de exibição: 'destino'.
 +
 +
* Resultado da Busca:
 +
:*Nome completo: nome dos candidatos que satisfazem aos critérios de busca;
 +
:*Número de inscrição: número de inscrição dos candidatos que satisfazem aos critérios de busca;
 +
:*Nível: nível do curso pretendido pelo candidato;
 +
:*Etapa a que se refere a busca:
 +
::*Nota: nota do candidato na etapa a que se refere o Resultado da Busca;
 +
::*Situação: situação do candidato na etapa a que se o Resultado da Busca.
 +
 +
* Ações sobre o Resultado da Busca:
 +
:*Candidatura: nome dos candidatos que satisfazem aos critérios de busca;
 +
:*Editar (em janela auxiliar): abre janela para eventual alteração da Nota e Situação do candidato selecionado.
 +
::*Nota: possibilidade de alteração da Nota do candidato na etapa a que se refere o Resultado da Busca;
 +
::*Situação: possibilidade de alteração da Situação do candidato na etapa a que se refere o Resultado da Busca;
 +
::*Comentários: possibilidade de edição de Comentário sobre o candidato na etapa a que se refere o Resultado da Busca.
 +
 +
 +
[[#top|<font size=2> ^ Topo</font>]]
 +
 +
[[Category:Módulos]][[Category:Glossário]]

Edição atual tal como 02h08min de 29 de abril de 2020

< Atrio-SEL

Tabela de conteúdo

O que é

Objetivo: o módulo Ciclo presta-se ao registro de informações específicas de um Ciclo de um Processo Seletivo.

  • Não há limitações relativamente ao número de Ciclos em cada ano.
  • Para cada Ciclo, as informações a serem registradas referem-se a
  • Dados Básicos: caracterização de um determinado Ciclo.
  • Formulários Complementares: caracterização complementar do Ciclo a ser configurada pelo usuário.
  • Inscrições: definição do período de inscrições; indicação da situação corrente do processo de inscrição, opção se o formulário de inscrição terá documentos anexados e quais documentos.
  • Áreas: definição das áreas em qu o processo seletivo será subdividido.
  • Banca Examinadora: registro dos integrantes da Banca Examinadora; indicação da situação corrente da participação de um integrante.
  • Etapas: caracterização das etapas do Ciclo.
  • Candidaturas: Buscar por Etapa: busca para recuperação de informações dos candidatos em cada etapa do Ciclo.
  • Cada Ciclo pode compreender várias Etapas. Para cada uma delas é possível registrar:
  • dados de identificação;
  • ordem de execução;
  • período e situação da realização da etapa;
  • situação e forma de divulgação.

Como Funciona

Inclusão

Sumário & Pré-condições

Inclusão de um Ciclo na BaseAtrio.

Função disponível apenas para usuários do ATRIO cujo perfil contemple este direito.

Descrição

  • No Menu Principal, acionar ‘Ciclo’.
  • Apresentada tela com a opção ‘Incluir’. Esta opção é um link para inclusão de novos registros.
  • Fluxo de eventos:
    1. Apresentado formulário para inclusão dos dados básicos do Ciclo.
    2. Usuário preenche formulário de inclusão e o ‘submete’.
    3. Se a validação do formulário detectar erros no preenchimento, o formulário volta a ser exibido, para correção. Os erros detectados são exibidos.
    4. Quando a validação indicar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na BaseAtrio.

Consulta / Alteração / Exclusão

Sumário & Pré-condições

Recuperação dos dados de um Ciclo da BaseAtrio, para consulta, alteração de dados já registrados ou sua eliminação da base de dados.

As opções de edição e exclusão estão disponíveis apenas para usuários ATRIO com perfil que contemple este direito.

Descrição

  • No Menu Principal, acionar ‘Ciclo’.
  • Apresentada tela com a opção ‘Buscar’. Esta opção é um link para consulta, alteração ou exclusão de registros previamente cadastrados.
  • Fluxo de eventos:
    1. Apresentado formulário com ‘filtros de busca’ para recuperação do Ciclo.
    2. Usuário preenche ‘filtro de busca’ do formulário e o ‘submete’.
    3. Recuperados todos os registros a Base de Dados que satisfizerem os filtros estabelecidos.
    4. Para cada registro recuperado está disponível um link que dá acesso ao dados do Ciclo escolhido.
    5. Apresentada a ‘Folha de Rosto do Ciclo' com os dados registrados e opções (links) para:
      • exclusão do requisito;
      • alteração/complementação dos dados básicos;
      • formulário de dados de formulários complementares relacionados ao Ciclo (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de dados de inscrições relacionados ao Ciclo (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de dados de áreas relacionados ao Ciclo (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário da banca examinadora (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de etapas (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário [todas as opções] (alteração/inclusão/exclusão);
      • acesso às candidaturas do Ciclo - buscar por etapa.
    6. Para cada formulário, de acordo com os direitos do usuário:
      • Usuário preenche formulário e o ‘submete’.
      • Enquanto a validação do formulário detectar erro no preenchimento, o formulário voltará a ser exibido, apresentando os erros detectados.
      • Quando a validação detectar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na Base de Dados.
      • Se registro do formulário ‘Ok’, é apresentada a ‘Folha de Rosto’ da respectiva opção com os dados registrados e opções (links) para continuar edição deste formulário (alteração/inclusão/exclusão) e retorno para a ‘Folha de Rosto do Ciclo'.

Formulário de Incrição

  • O Formulário de Inscrição objetiva:
  • registrar dados básicos de identificação e endereçamento do candidato e caracterização do seu perfil;
  • inferir características estatísticas da demanda (conjunto de candidatos) num dado Ciclo;
  • inferir características estatísticas da sequência histórica da demanda relativamente a vários Ciclos.
  • O Formulário de Inscrição não fornece informações de conteúdo para a avaliação qualitativa do candidato.
  • Estas informações devem constar em documentação adicional, eventualmente exigida dos candidatos.

Divulgação dos Resultados

  • Divulgação do resultado da seleção:
  • Alguns formatos de relatórios com resultados de etapas do Ciclo já estão pré-definidos;
  • O acesso ao relatório pode ser posto, mediante um link, em portal apropriado.
  • Caso nenhum dos formatos seja adequado atenda ou se for necessária alguma modificação de "lay-out", um novo html pode ser gerado e salvo como uma planilha excel ou um documento word.
  • Mediante os filtros disponíveis, é possível Buscar Candidatos. O resultado desta busca pode ser uma relação com os conteúdos de qualquer uma das etapas do ciclo. Esta relação pode ser salva como uma planilha excel, a ser utilizada pelo usuário final.
  • Por exemplo, se a etapa ´Homologação da Candidatura´ for eliminatória, é possível gerar uma lista com os ´aprovados´, que estão aptos para a próxima etapa. A partir da lista gerada, é possível ter acesso - inclusive para edição - aos dados da candidatura e aos dados específicos daquela etapa.

Conteúdo

Dados Básicos

  • Referência para identificação do Ciclo: campo livre.
  • Nível do Ciclo: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Situação do Ciclo: domínio discreto (seleção entre opções disponíveis).
  • Comentários: campo livre.

Formulário Complementar

  • Ordem de exibição das áreas.
  • Nome: denominação do formulário em português e inglês
  • Formulário: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis). Uma nova opção pode ser demandada pelo usuário.
  • Observações: campo livre.

Inscrições

  • Início do período de inscrições; formato 'dd/mm/aaaa hh:mm'.
  • Fim do período de inscrições; formato 'dd/mm/aaaa hh:mm'.
  • Situação do processo de inscrições: domínio discreto (seleção entre opções disponíveis).
  • Acesso público ao Módulo "Inscrição por Formulário": dentro do período definido e se situação = "Em andamento".
  • Acesso público ao Módulo "Inscrição por Formulário com documentos anexos" (Com Login)": dentro do período definido e se situação = "Em andamento". Neste caso, deverão ser definidos quais o documentos a serem anexados, suas obrigatoriedades e suas traduções para o inglês.

Áreas

  • Ordem de exibição das áreas.
  • Sigla
  • Área: denominaão da área em portugu^s e inglês
  • Observações: campo livre.

Banca Examinadora

  • Examinador: preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na BaseAtrio.
  • Situação da atuação do Examinador na Banca: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Comentários: campo livre.

Etapas

  • Ordem de execução da etapa.
  • Etapa: referência para identificação da etapa.
  • Início do período da etapa; formato 'dd/mm/aaaa'.
  • Fim do período da etapa; formato 'dd/mm/aaaa'.
  • Situação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Situação da divulgação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis);
  • este atributo libera o acesso público à divulgação do resultado destes etapa.
  • Modelo de divulgação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Observação: campo livre.

Candidaturas: Buscar por Etapa

  • Para etapa especificada do Ciclo, busca de candidato ou de relação de candidatos a serem selecionados mediante os critérios de busca.
  • As informações recuperadas da BaseAtrio podem ser exportadas para planilha excel.
  • Especificação da Busca:
  • Etapa: especificação da Etapa e especificação da situação dos candidatos (seleção entre as opções disponíveis);
  • Número de inscrição: informação para recuperação de determinada candidatura;
  • Nome completo: informação para recuperação de determinada candidatura;
  • Nível: informação para recuperação de candidaturas a curso de nível especificado (seleção entre as opções disponíveis);
  • Etapa de exibição: 'destino'.
  • Resultado da Busca:
  • Nome completo: nome dos candidatos que satisfazem aos critérios de busca;
  • Número de inscrição: número de inscrição dos candidatos que satisfazem aos critérios de busca;
  • Nível: nível do curso pretendido pelo candidato;
  • Etapa a que se refere a busca:
  • Nota: nota do candidato na etapa a que se refere o Resultado da Busca;
  • Situação: situação do candidato na etapa a que se o Resultado da Busca.
  • Ações sobre o Resultado da Busca:
  • Candidatura: nome dos candidatos que satisfazem aos critérios de busca;
  • Editar (em janela auxiliar): abre janela para eventual alteração da Nota e Situação do candidato selecionado.
  • Nota: possibilidade de alteração da Nota do candidato na etapa a que se refere o Resultado da Busca;
  • Situação: possibilidade de alteração da Situação do candidato na etapa a que se refere o Resultado da Busca;
  • Comentários: possibilidade de edição de Comentário sobre o candidato na etapa a que se refere o Resultado da Busca.


^ Topo

Ferramentas pessoais