Admissão/Ciclo

De Adjutorium

(Diferença entre revisões)
(O que é)
(O que é)
Linha 27: Linha 27:
Também é possível Buscar pessoas de uma certa etapa com um conjunto de características estabelecidas nos filtros disponíveis. O resultado dessa busca pode ser uma relação com os conteúdos de QUALQUER uma das etapas do ciclo. E esse resultado pode ser salvo como uma planilha excel a ser utilizada pelo usuário final sem restrição.
Também é possível Buscar pessoas de uma certa etapa com um conjunto de características estabelecidas nos filtros disponíveis. O resultado dessa busca pode ser uma relação com os conteúdos de QUALQUER uma das etapas do ciclo. E esse resultado pode ser salvo como uma planilha excel a ser utilizada pelo usuário final sem restrição.
Se, por exemplo, há uma etapa de ´Homologação da Candidatura´ que seja eliminatória, após registrar os ´aprovados´ dessa etapa, é possível recuperá-los e gerar uma lista para a próxima etapa do ciclo.
Se, por exemplo, há uma etapa de ´Homologação da Candidatura´ que seja eliminatória, após registrar os ´aprovados´ dessa etapa, é possível recuperá-los e gerar uma lista para a próxima etapa do ciclo.
 +
A partir da lista gerada é possível ter acesso - inclusive para edição - aos dados da candidatura e
 +
aos dados específicos daquela etapa. Logo, ao recuperar os ´aprovados´ na Homologação da Candidatura e solicitar que o resultado da Busca seja a próxima etapa do processo, por exemplo Prova Escrita - pode-se registrar a avaliação dessas provas que foram eventualmente anotadas na planilha excel previamente gerada!
== Como Funciona ==
== Como Funciona ==

Edição de 20h29min de 27 de setembro de 2007

Tabela de conteúdo

O que é

Registro de dados específicos de um Ciclo de Admissão. São demandadas informações relativas à identificação do ciclo, inscrições, banca examinadora e etapas.

Cada ciclo pode ser configurado para todos ou cada um dos níveis do Programa. Ou seja, se o Programa tiver características distintas no processo seletivo do Mestrado e do Doutorado, deve-se cadastrar um Ciclo para cada nível.

Ao caracterizar o período das inscrições - apenas documental - e sua situação (Em andamento ou Concluída) o usuário tem acesso ao link do Formulário de Inscrição que deve ser acionado através do Portal do Programa. Esse acesso só estará público, quando o atributo Situação (INDEPENDENTE do período estabelecido) estiver caracterizado como ´Em Andamento´.

Esse Formulário de Inscrição não foi concebido para conter informações que subsidiassem a avaliação do candidato:

  • Como vários documentos devem ser necessariamente encaminhados ´em papel´ criar um formulário eletrônico para a avaliação apenas aumentaria o custo operacional do processo. Isso faria com que o programa devesse imprimir o formulário eletrônico e acrescentá-lo ao resto da documentação enviada.
  • ´Livre´ deste compromisso, o formulário torna-se um registro para facilitar o contato com o candidato - caso necessário - e insumo para analisar a demanda através de perguntas com respostas ´objetivas´.
  • Além de dar liberdade ao Programa para modificar conteúdos que subsidiam a avaliação do candidato sem depender de manutenção no sistema.

A caracterizção das etapas do ciclo também permite flexibilidade:

  • Podem ser caracterizadas quantas etapas forem necessárias;
  • Para cada etapa, além de dados de identificação, é possível definir:
a sua ordem de execução no contexto daquele ciclo;
o período e situação da realização da etapa;
a situação e o modelo de divulgação.

Esse modelo de divulgação - pré definido - gera um link que - assim como o Formulário de Inscrição - deve ser acionado através do Portal do Programa quando sua Situação o permitir. Caso nenhum dos formatos atenda, ou programa quiser reformular o lay-out, o html gerado pode ser salvo como uma planilha excel ou um documento word.

Também é possível Buscar pessoas de uma certa etapa com um conjunto de características estabelecidas nos filtros disponíveis. O resultado dessa busca pode ser uma relação com os conteúdos de QUALQUER uma das etapas do ciclo. E esse resultado pode ser salvo como uma planilha excel a ser utilizada pelo usuário final sem restrição. Se, por exemplo, há uma etapa de ´Homologação da Candidatura´ que seja eliminatória, após registrar os ´aprovados´ dessa etapa, é possível recuperá-los e gerar uma lista para a próxima etapa do ciclo. A partir da lista gerada é possível ter acesso - inclusive para edição - aos dados da candidatura e aos dados específicos daquela etapa. Logo, ao recuperar os ´aprovados´ na Homologação da Candidatura e solicitar que o resultado da Busca seja a próxima etapa do processo, por exemplo Prova Escrita - pode-se registrar a avaliação dessas provas que foram eventualmente anotadas na planilha excel previamente gerada!

Como Funciona

Inclusão

Sumário & Pré-condições

Inclusão de um ciclo na Base de Dados ATRIO do Programa.

Função disponível apenas para usuários do ATRIO cujo perfil contemple este direito.

Descrição

  • No Menu Principal, acionar ‘Admissão: Ciclo’.
  • É apresentada tela com a opção ‘Incluir’. Esta opção é um link para inclusão de novos registros.
  • Fluxo de eventos:
    1. É apresentado formulário para inclusão dos dados básicos do ciclo.
    2. Usuário preenche formulário de inclusão e o ‘submete’.
    3. Se a validação do formulário detectar erros no preenchimento, o formulário volta a ser exibido, para correção. Os erros detectados são exibidos.
    4. Quando a validação indicar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na Base de Dados ATRIO.

Consulta / Alteração / Exclusão

Sumário & Pré-condições

Recuperação dos dados de um ciclo de admissão da Base de Dados do Programa, para consulta, alteração de dados já registrados ou eliminação de um ciclo da base de dados.

As opções de edição e exclusão estão disponíveis apenas para usuários ATRIO com perfil que contemple este direito.

Descrição

  • No Menu Principal, acionar ‘Admissão: Ciclo’.
  • É apresentada tela com a opção ‘Buscar’. Esta opção é um link para consulta, alteração ou exclusão de registros previamente cadastrados.
  • Fluxo de eventos:
    1. É apresentado formulário com ‘filtros de busca’ para recuperação do ciclo.
    2. Usuário preenche ‘filtro de busca’ do formulário e o ‘submete’.
    3. São recuperados todos os registros a Base de Dados que satisfizerem os filtros estabelecidos.
    4. Para cada registro recuperado está disponível um link que dá acesso ao dados do ciclo escolhido.
    5. É apresentada a ‘Folha de Rosto do Ciclo' com os dados registrados e opções (links) para:
      • exclusão do requisito;
      • alteração/complementação dos dados básicos;
      • formulário de dados de inscrições relacionados ao ciclo (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário da banca examinadora (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de etapas (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário [todas as opções] (alteração/inclusão/exclusão);
      • acesso às candidaturas do ciclo - podendo recuperá-las da base filtrando-as por etapa.
    6. Para cada formulário, de acordo com os direitos do usuário:
      • Usuário preenche formulário e o ‘submete’.
      • Enquanto a validação do formulário detectar erro no preenchimento, o formulário voltará a ser exibido, apresentando os erros detectados.
      • Quando a validação detectar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na Base de Dados.
      • Se registro do formulário ‘Ok’, é apresentada a ‘Folha de Rosto’ da respectiva opção com os dados registrados e opções (links) para continuar editando este formulário (alteração/inclusão/exclusão) e retorno para a ‘Folha de Rosto do Ciclo'.

Conteúdo

Dados básicos

  • Referência para identificação do Ciclo: campo livre.
  • Nível do ciclo: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Situação do ciclo: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Comentários: campo livre.

Inscrições

  • Início do período de inscrições; formato 'dd/mm/aaaa'.
  • Fim do período de inscrições; formato 'dd/mm/aaaa'.
  • Situação das inscrições: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).

Banca examinadora

  • Examinador: preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na base.
  • Situação da atuação do examinador na banca: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Comentários: campo livre.

Etapas

  • Ordem de execução da etapa
  • Etapa: referência para identificação da etapa.
  • Início do período da etapa; formato 'dd/mm/aaaa'.
  • Fim do período da etapa; formato 'dd/mm/aaaa'.
  • Situação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Situação da divulgação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Modelo de divulgação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Observação: campo livre.

Candidaturas:Buscar por Etapa

PAREI AQUI

  • Etapa e situação 'origem' das candidaturas a ser recuperadas: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Número de inscrição 'origem' de uma determinada candidatura.
  • Nome completo 'origem' de uma determinada candidatura.
  • Nível
  • Etapa de exibição 'destino'.

Observação:


^ Topo

Ferramentas pessoais