Adjutorium:FAQ

De Adjutorium

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#O acesso ao ATRIO já estará disponível de acordo com seu Perfil de Acesso.
#O acesso ao ATRIO já estará disponível de acordo com seu Perfil de Acesso.
#Caso seus dados não sejam identificados, por favor, dirija-se à Secretaria do Programa.
#Caso seus dados não sejam identificados, por favor, dirija-se à Secretaria do Programa.
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===Como registrar os servidores da Secretaria como usuários?===
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#Entre no ATRIO com direitos de Coordenador;
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#Selecione Corpo Social / Caracterização / Incluir;
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#Preencha os dados [pelos menos os obrigatórios, marcados com (*); os restantes podem ser posteriormente registrados pelo próprio usuário];
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#Pressione o botão Incluir [na parte superior do formulário];
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#Selecione Perfis de Acesso / Incluir;
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#Selecione: Perfil = Secretaria do Programa, Situação = Ativo;
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#Pressione o botão Incluir [na parte superior do formulário];
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#Selecione Dados Básicos / Incluir;
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#Registre Nome de Usuário e Senha [a senha poderá ser mudada pelo usuário];
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#Informe o Nome de Usuário / Senha ao servidor.
===Esqueceu sua senha?===
===Esqueceu sua senha?===

Edição de 22h13min de 18 de novembro de 2010

Tabela de conteúdo


Login

Primeira Vez?

  1. Acione o link Login no canto superior direito da tela de entrada do ATRIO.
  2. Acione o link ´Primeira vez? Esqueceu sua senha?´.
  3. Preencha os dados solicitados e acione o botão "Segue". Esses dados serão verificados junto à BaseATRIO.
  4. Caso seus dados sejam identificados com sucesso, serão solicitados Usuário, Senha e Confirmação da Senha, para sua identificação nos seus próximos logins.
  5. Tanto no nome de usuário como na senha, deve ser evitado o uso de acentuação. Evite também utilizar maiúsculas e minúsculas conjuntamente.
  6. Acione o botão Concluir.
  7. O acesso ao ATRIO já estará disponível de acordo com seu Perfil de Acesso.
  8. Caso seus dados não sejam identificados, por favor, dirija-se à Secretaria do Programa.

Como registrar os servidores da Secretaria como usuários?

  1. Entre no ATRIO com direitos de Coordenador;
  2. Selecione Corpo Social / Caracterização / Incluir;
  3. Preencha os dados [pelos menos os obrigatórios, marcados com (*); os restantes podem ser posteriormente registrados pelo próprio usuário];
  4. Pressione o botão Incluir [na parte superior do formulário];
  5. Selecione Perfis de Acesso / Incluir;
  6. Selecione: Perfil = Secretaria do Programa, Situação = Ativo;
  7. Pressione o botão Incluir [na parte superior do formulário];
  8. Selecione Dados Básicos / Incluir;
  9. Registre Nome de Usuário e Senha [a senha poderá ser mudada pelo usuário];
  10. Informe o Nome de Usuário / Senha ao servidor.

Esqueceu sua senha?

Adote procedimento análogo à Primeira Vez?

Mensagem: Nome de usuário e senha incorretos

O nome de usuário e a senha devem ser informados no login exatamente como foram informados no processo de Cadastramento de Usuários, inclusive no que diz respeito a letras maiúsculas e minúsculas.

Como fazer Login no ATRIO?

  1. Acione o link Login no canto superior direito da tela de entrada do ATRIO.
  2. Informe Usuário e Senha.
  3. Acione o botão "Entrar".

Como alterar o nome de usuário?

  1. Faça Login no ATRIO.
  2. Acione a função Meus Dados no canto superior direito da tela de entrada do ATRIO.
  3. Na tela Dados Básicos, altere o conteúdo do atributo Nome de usuário;
  4. Acione o botão "Alterar"

^ Topo


Disciplinas

Como registrar o nível de disciplinas que são ministradas tanto no Mestrado quanto no Doutorado?

Na concepção do ATRIO, o princípio é que o nível da disciplina corresponde ao seu conteúdo e não à possibilidade de que seja válida para o curso de mestrado ou de doutorado. Em outras palavras, mestrado/doutorado seria o âmbito da "validade" da disciplina e não o seu "nível". Este é também o conceito adotado pela CAPES [Coleta de Dados CAPES, Manual do Usuário]:

"Para a coleta de dados, o nível da disciplina reflete e indica o grau de dificuldade conceitual ou metodológica que encerra e o conhecimento pressuposto dos alunos. .... Sendo assim, uma disciplina tem o nível 'doutorado' em função do seu conteúdo, ainda que possa ser cursada por alunos do mestrado, com créditos computados para satisfação de seus requisitos curriculares. Da mesma forma, uma disciplina tem o nível 'mestrado' independentemente de poder ser cursada por alunos de doutorado, também para efeitos de atendimento a requisitos curriculares."

Corpo Social

Como Preencher Tipo vínculo em Vínculo na IES?

  1. Para alunos que devem constar no Acompanhamento Discente, a vinculação deve ser com um dos Cursos do Programa.
  2. Para professores e técnicos, quando servidores, a recomendação é vincular à Instituição.
  3. Nos demais casos, dependendo de cada situação específica, o vínculo será à Instituição ou ao Programa.

Como Proceder a Mudança de Curso de um aluno do Programa?

A Mudança de Curso, também chamada Mudança de Nível, é caracterizada mediante alteração do Vínculo na IES de um aluno do Programa. Na função Corpo Social /:

  1. Caracterização - selecionar o aluno.
  2. Caracterização / Vínculos na IES - alterar a sua situação no curso anterior.
  3. Caracterização / Vínculos na IES - incluir o novo curso, registrando o Tipo de Vínculo e a Situação.
  4. Acompanhamento Discente / Opções Curriculares - incluir a Opção Curricular relativa ao novo curso.
  5. Acompanhamento Discente / Orientadores - se for o caso, alterar e incluir dados sobre os Orientadores.
  6. Acompanhamento Discente / Bolsas - se for o caso, alterar e incluir dados sobre as bolsas concedidas.
  7. Acompanhamento Discente / Disciplinas - alterar o Curso/Nível das disciplinas que devem ser consideradas para atendimento da Opção Curricular do novo curso; alternativamente:
  8. Acompanhamento Discente / Outros Créditos - registrar total de créditos e carga horária de disciplinas já cursadas a serem consideradas para atendimento da Opção Curricular do novo curso.
  9. Acompanhamento Discente / Requisitos - se for o caso, incluir novos requisitos para atendimento da Opção Curricular do novo curso.


Veja também: Corpo Social:Caracterização

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Ferramentas: Coleta CAPES

A exportação para o Aplicativo Coleta CAPES não está disponível. Por quê?

Anualmente, a CAPES faz modificações no seu Aplicativo. Após a divulgação dessas mudanças, os dois aplicativos são compatibilizados. Em seguida, a função de exportação torna-se disponível. Em anos anteriores isso aconteceu entre os meses de dezembro e janeiro.

Como se dá essa exportação?

Veja: Coleta CAPES

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Ferramentas: CV Lattes

Por que não há transferência de dados do CVLattes para a BaseAtrio?

Porque o conjunto requerido de dados para registro de Produção Intelectual é, no ATRIO, mais abrangente do que no CVLattes [por exemplo, relação de cada item com Linhas de Pesquisa e Áreas de Concentração];

porque, nos casos de co-autoria, os co-autores não estão necessariamente cadastrados na BaseATRIO e, no CVLattes, não há também cadastramento mas apenas um informação textual sobre os mesmos;

e porque, nos casos de co-autores cadastrados na BaseATRIO, a transferência de dados dos respectivos CVLattes resultaria em redundância de registros na BaseATRIO.

No primeiro caso, os autores deveriam complementar, no ATRIO, as informações faltantes. No segundo, os registros ficariam incompletos, sem referência aos co-autores. E, no terceiro, seria criada a necessidade de depuração dos registros redundantes, cuja inferência não é sempre assegurada mediante algoritmos automáticos de identificação.

Como transferir dados de Produção Intelectual da BaseAtrio para o CVLattes?

Veja: CV Lattes

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Ferramentas pessoais