Adjutorium:FAQ
De Adjutorium
Login
Primeira Vez?
- Acione o link Login no canto superior direito da tela de entrada do ATRIO.
- Acione o link ´Primeira vez? Esqueceu sua senha?´.
- Preencha os dados solicitados e acione o botão "Segue". Esses dados serão verificados junto à BaseATRIO.
- Caso seus dados sejam identificados com sucesso, serão solicitados Usuário, Senha e Confirmação da Senha, para sua identificação nos seus próximos logins.
- Tanto no nome de usuário como na senha, deve ser evitado o uso de acentuação. Evite também utilizar maiúsculas e minúsculas conjuntamente.
- Acione o botão Concluir.
- O acesso ao ATRIO já estará disponível de acordo com seu Perfil de Acesso.
- Caso seus dados não sejam identificados, por favor, dirija-se à Secretaria do Programa.
Como registrar os funcionários da Secretaria como usuários do ATRIO?
- Entre no ATRIO com direitos de Coordenação/Secretaria;
- Em Corpo Social, recupere a pessoa desejada;
- Selecione Perfis de Acesso / Incluir;
- Selecione: Perfil = Secretaria do Programa, Situação = Ativo;
- Pressione o botão Incluir [na parte superior do formulário];
- Selecione Dados Básicos / Editar;
- Registre Nome de Usuário e Senha [a senha poderá ser mudada pelo usuário] e pressione o botão Alterar;
- Informe o Nome de Usuário / Senha ao funcionário.
Esqueceu sua senha?
Adote procedimento análogo à Primeira Vez?
Mensagem: Nome de usuário e senha incorretos
O nome de usuário e a senha devem ser informados no login exatamente como foram informados no processo de Cadastramento de Usuários, inclusive no que diz respeito a letras maiúsculas e minúsculas.
Como fazer Login no ATRIO?
- Acione o link Login no canto superior direito da tela de entrada do ATRIO.
- Informe Usuário e Senha.
- Acione o botão "Entrar".
Como alterar o nome de usuário?
- Faça Login no ATRIO.
- Acione a função Meus Dados no canto superior direito da tela de entrada do ATRIO.
- Na tela Dados Básicos, altere o conteúdo do atributo Nome de usuário;
- Acione o botão "Alterar"
Corpo Social
Como cadastrar pessoas na BaseATRIO?
O cadastramento de pessoas (docentes, discentes e outros) é feita exclusivamente por usuários com direitos de Coordenação ou de Secretaria.
- efetuar o login no ATRIO;
- selecionar Corpo Social / Caracterização;
- verificar se a pessoa já é cadastrada na BaseATRIO, selecionando Corpo Social / Caracterização / Buscar e efetuando a busca pelo nome;
- para cadastrar a pessoa na BaseATRIO, selecionar Corpo Social / Caracterização / Incluir;
- preencher os campos.
Como preencher 'tipo vínculo' em Vínculo na IES?
- Para alunos que devem constar no Acompanhamento Discente, a vinculação deve ser com um dos Cursos do Programa.
- Para professores e técnicos, quando servidores, a recomendação é vincular à Instituição.
- Nos demais casos, dependendo de cada situação específica, o vínculo será à Instituição ou ao Programa.
Como caracterizar uma pessoa como 'aluno' do Programa?
Uma pessoa é identificada como 'aluno' do Programa se, em Vínculos com a IES, constar:
- Instância: associação a um dos Cursos do Programa.
- Tipo Vínculo = Aluno Regular, Aluno Especial, Aluno Avulso.
Como Proceder a Mudança de Curso de um aluno do Programa?
A Mudança de Curso, também chamada Mudança de Nível, é caracterizada mediante alteração do Vínculo na IES de um aluno do Programa. Na função Corpo Social /:
- Caracterização - selecionar o aluno.
- Caracterização / Vínculos na IES - alterar a sua situação no curso anterior.
- Caracterização / Vínculos na IES - incluir o novo curso, registrando o Tipo de Vínculo e a Situação.
- Acompanhamento Discente / Opções Curriculares - incluir a Opção Curricular relativa ao novo curso.
- Acompanhamento Discente / Orientadores - se for o caso, alterar e incluir dados sobre os Orientadores.
- Acompanhamento Discente / Bolsas - se for o caso, alterar e incluir dados sobre as bolsas concedidas.
- Acompanhamento Discente / Disciplinas - alterar o Curso/Nível das disciplinas que devem ser consideradas para atendimento da Opção Curricular do novo curso; alternativamente:
- Acompanhamento Discente / Outros Créditos - registrar total de créditos e carga horária de disciplinas já cursadas a serem consideradas para atendimento da Opção Curricular do novo curso.
- Acompanhamento Discente / Requisitos - se for o caso, incluir novos requisitos para atendimento da Opção Curricular do novo curso.
Veja também: Corpo Social:Caracterização
Corpo Social: Acompanhamento Discente
Como caracterizar a 'Situação' do Aluno?
- Situação = Ativo : pessoa que esteja matriculada como aluno, em situação regular relativamente às atividades correntes do seu Curso.
- Situação = Concluído : pessoa que tenha concluído o curso com defesa bem sucedida de dissertação ou tese.
- Situação = Cancelado : pessoa cuja matrícula no curso tenha sido cancelada, por qualquer motivo exceto conclusão com defesa bem sucedida.
- Situação = Inativo : pessoa cuja matrícula no curso continua válida mas que, por qualquer motivo, não esteja desempenhando regularmente atividades correntes no seu Curso [em algumas Instituições equivale a "matrícula trancada"; casos de afastamento temporário à critério da Coordenação/Instituição, tais como gravidez, doenças, exercício de outras atividades etc..].
Como caracterizar a 'Situação' da Bolsa?
- Situação = Cancelada: bolsa definitivamente retirada do discente por desempenho insuficiente, abandono etc...
- Situação = Suspensa : bolsa temporariamente retirada do discente a critério da Coordenação.
Obs: na exportação de dados para a ColetaCAPES, o aluno é considerado bolsista se tiver bolsa concedida/vigente em qualquer fração do período 01/01 a 31/12 do AnoBase.
Como caracterizar a 'Modalidade' da Bolsa?
- A Modalidade refere-se ao programa de bolsas da instituição financiadora ou agência de fomento.
- Esta informação NÃO é exportada para a ColetaCAPES.
- Na ColetaCAPES, quando das agências de fomento, a informação sobre o financiador já indica o programa de bolsa [CAPES-DS, por exemplo].
Veja também: Corpo Social:Caracterização
Disciplinas
Como registrar o nível de disciplinas que são ministradas tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado?
Na concepção do ATRIO, o nível da disciplina corresponde ao seu conteúdo e não à possibilidade de que seja válida para o curso de mestrado ou de doutorado. Em outras palavras, mestrado/doutorado seria o âmbito da "validade" da disciplina e não o seu "nível".
Este é também o conceito adotado pela CAPES [Coleta de Dados CAPES, Manual do Usuário]: "Para a coleta de dados, o nível da disciplina reflete e indica o grau de dificuldade conceitual ou metodológica que encerra e o conhecimento pressuposto dos alunos. .... Sendo assim, uma disciplina tem o nível 'doutorado' em função do seu conteúdo, ainda que possa ser cursada por alunos do mestrado, com créditos computados para satisfação de seus requisitos curriculares. Da mesma forma, uma disciplina tem o nível 'mestrado' independentemente de poder ser cursada por alunos de doutorado, também para efeitos de atendimento a requisitos curriculares."
Projetos
Como registrar o Responsável por um Projeto?
- Projetos podem ser incluídos na BaseATRIO por pessoas com Perfil de Acesso Docente e Perfil de Acesso Coordenação/Secretaria.
- A pessoa que inclui um Projeto é automaticamente caracterizada como o seu Responsável.
- Para um Projeto podem ser registrados vários Responsáveis.
- A inclusão de um pessoa na Equipe do Projeto é feita mediante uma Busca.
- Para tanto, selecionar Atividades / Projetos / Equipe / Incluir.
- Selecionada a pessoa a ser incluída na Equipe do Projeto, identificar os Responsáveis acionando o respectivo campo.
- Apenas Responsáveis pelo Projeto podem incluir / excluir outros Responsáveis.
- Se a inclusão é feita pela Coordenação/Secretaria, este usuário deve se excluir da Equipe do Projeto, se for o caso.
- Para cada integrante da Equipe do Projeto é obrigatório o registro de uma Data Início de sua participação do Projeto.
- No caso dos Responsáveis pelo Projeto, é também obrigatório o registro de uma Data Início desta condição.
- Em ambas as situações, pode ser registrada uma Data Fim da participação no Projeto e da condição de Responsável.
Veja também: Atividades:Projetos
Ferramentas: Coleta CAPES
Por quê a exportação para o Aplicativo Coleta CAPES não fica disponível durante todo o ano?
Anualmente, a CAPES faz modificações no seu Aplicativo. Após a divulgação dessas mudanças, os dois aplicativos são compatibilizados. Em seguida, a função de exportação torna-se disponível. Normalmente isso acontece em janeiro, ficando operacional a partir de então.
Como se dá a exportação para o Aplicativo Coleta CAPES?
Veja: Coleta CAPES
Ferramentas: CV Lattes
Como transferir dados de Produção Intelectual do CVLattes para a BaseAtrio?
Veja: CV Lattes/Importação
Como transferir dados de Produção Intelectual da BaseAtrio para o CVLattes?
Veja: CV Lattes/Exportação
Programas em Rede
Quais são as particularidades da utilização do ATRIO por Programas em Rede?
Para Programas constituídos como Redes de IES, os respectivos nomes e siglas devem ser encaminhados ao Scire para a configuração inicial da instalação do ATRIO. Em certos módulos do ATRIO, torna-se então possível, mediante procedimentos específicos, identificar a IES no registro das seguintes informações:
Programa: Disciplinas-Elenco; Opções Curriculares, Requisitos;
Corpo Social: Caracterização;
Atividades: Disciplinas-Turmas.
Além destas particularidades, a utilização do ATRIO por Programas em Rede é essencialmente a mesma do seu uso pelos demais Programas de Pós-graduação.
Como caracterizar Docentes e Discentes na BaseAtrio?
- Se a pessoa já estiver cadastrada, selecionar o seu nome mediante Corpo Social / Caracterização / Buscar;
- Se a pessoa ainda não estiver cadastrada, proceder ao registro mediante Corpo Social / Caracterização / Incluir;
- Selecionar Corpo Social / Caracterização / Vínculo na IES / Incluir ou Editar e registrar:
- Instância = IES à qual pertence a pessoa;
- Tipo vínculo = opção correspondente ao vínculo da pessoa;
- Matrícula = "sigla da IES" + número da matrícula.
Mediante este procedimento, podem ser registrados vários "Vínculos na IES" para uma pessoa. Por exemplo, para um discente, o primeiro vínculo pode ser com a IES; o segundo com o Mestrado.
Como registrar Disciplinas-Elenco na BaseAtrio?
- Selecionar Programa / Disciplinas:Elenco / Incluir;
- No campo Sigla, registrar a sigla da instituição, por exemplo, "IES";
- No campo Código Disciplina, iniciar o registro com a sigla da instituição, por exemplo: "IES Disc XXXX".
- Observar que, na opção Programa / Disciplinas:Elenco, estes são campos de busca.
Como registrar Opções Curriculares na BaseAtrio?
- Selecionar Programa / Opções Curriculares / Incluir;
- No campo Referência, iniciar o registro com a sigla da instituição ("IES"), por exemplo: "IES XXXX...".
- Observar que, na opção Programa / Opções Curriculares, este é um campo de busca.
Como registrar Disciplinas-Turmas na BaseAtrio?
- Selecionar Atividades / Disciplinas:Turmas / Incluir;
- No campo Código Turma, iniciar o registro com a sigla da instituição, por exemplo: "IES Disc XXXX".
- Observar que, na opção Atividades / Disciplinas:Turmas, este é um campo de busca.
Como registrar Requisitos na BaseAtrio?
- Selecionar Programa / Requisitos / Incluir;
- No campo Requisito, iniciar o registro com a sigla da instituição ("IES"), por exemplo: "IES XXXX...".
- Observar que, na opção Programa / Requisitos, este é um campo de busca.
SOMOS
Como fazer upload (carga) de um arquivo e publicá-lo?
O upload (carga) de arquivos é feito exclusivamente na seção Downloads.
- efetuar o login como 'Editor';
- selecionar Downloads / Enviar Arquivo;
- no passo 1/3, escolher a forma de envio e selecionar "Seguinte>>";
- no passo 2/3, escolher o arquivo e selecionar "Enviar>>";
- no passo 2/3, escolher o arquivo e selecionar "Enviar>>";
- no passo 3/3, atribuir um Título ao documento, selecionar a Categoria onde o documento deve ser exibido, fazer as demais especificações e uma descrição do arquivo, quando for o caso, e selecionar 'Aprovado = sim';
- selecionar 'Salvar';
- selecionar 'Publicar'.