Admissão/Candidatura
De Adjutorium
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O que é
Formulário de Inscrição de candidaturas ao processo de admissão do Programa.
O Formulário de Inscrição apresenta de duas formas distintas:
- Público: a ser preenchido pelo candidato através do Portal do Programa, durante a vigência do período de inscrições.
- Restrito: a ser utilizado pela Secretaria e Coordenação do Programa para alterar, complementar e, excepcionalmente, incluir novas candidaturas fora do prazo definido.
O Formulário de Inscrição de acesso público é organizado em ´fichas´ e pode ser completamente visualizado pelo candidato. Essa organização evita a ocorrência de inscrições de pessoas que apenas desejam saber como funciona o formulário.
Para ´enviá-lo´ é demandado o preenchimento dos campos obrigatórios. A última ´ficha´ mostra ao candidato todo o preenchimento e permite a submissão da candidatura ou a correção ou complementação de algum dado.
Após a submissão, o candidato é informado, na tela, do seu ´Número de Inscrição´. O sistema envia uma mensagem para o endereço eletrônico informado com a íntegra do ´Formulário´ e seu Número de Inscrição.
Neste momento, o sistema também associa a essa candidatura todas as etapas pré-definidas para aquele Ciclo, permitindo seu acompanhamento.
Além dos dados do público, o Formulário de Inscrição de acesso restrito possui dados básicos da candidatura, Ciclo, situação, nível e um campo de observações onde podem ser livremente registradas informações daquela candidatura.
Como Funciona
Inclusão
Sumário & Pré-condições
Inclusão de uma candidatura na Base de Dados ATRIO do Programa.
Função disponível apenas para usuários do ATRIO cujo perfil contemple este direito.
Descrição
- No Menu Principal, acionar ‘Admissão: Candidatura'.
- É apresentada tela com a opção ‘Inscrever’. Esta opção é um link para inclusão de novos registros.
- Fluxo de eventos:
- É apresentado formulário de inscrição da candidatura.
- Usuário preenche formulário de inclusão e o ‘submete’.
- Se a validação do formulário detectar erros no preenchimento, o formulário volta a ser exibido, para correção. Os erros detectados são exibidos.
- Quando a validação indicar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na Base de Dados ATRIO.
Consulta / Alteração / Exclusão
Sumário & Pré-condições
Recuperação das candidaturas da Base de Dados do Programa, para consulta, alteração de dados já registrados ou eliminação de uma candidatura da base de dados.
As opções de edição e exclusão estão disponíveis apenas para usuários ATRIO com perfil que contemple este direito.
Descrição
- No Menu Principal, acionar ‘Admissão: Candidatura'.
- É apresentada tela com a opção ‘Buscar’. Esta opção é um link para consulta, alteração ou exclusão de registros previamente cadastrados.
- Fluxo de eventos:
- É apresentado formulário com ‘filtros de busca’ para recuperação dos prazos de relatórios dos auxílios concedidos.
- Usuário preenche ‘filtro de busca’ do formulário e o ‘submete’.
- São recuperados todos os registros a Base de Dados que satisfizerem os filtros estabelecidos.
- Para cada registro recuperado está disponível um link que dá acesso ao dados do auxílio concedido escolhido.
- É apresentada o ‘Formulário de Inscrição' com os dados registrados e opções (links) para:
- exclusão do formulário;
- alteração/complementação dos dados básicos, identificação, contato, titulação maior nível, principal vínculo institucional, expectativas durante o curso;
- Para cada formulário, de acordo com os direitos do usuário:
- Usuário preenche formulário e o ‘submete’.
- Enquanto a validação do formulário detectar erro no preenchimento, o formulário voltará a ser exibido, apresentando os erros detectados.
- Quando a validação detectar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na Base de Dados.
- Se registro do formulário ‘Ok’, é apresentada o Formulário de Inscrição' com os dados registrados e opções (links) para continuar editando este formulário (alteração/inclusão/exclusão).
Conteúdo
Dados básicos
- Ciclo: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
- Situação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
- Nível: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
Identificação
- Nome Completo
- Sexo: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
- Nacionalidade: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
- Data Nascimento: formato 'dd/mm/aaaa'.
- País Nascimento: tabelado.
- Tipo, número e país do documento.
Contato
- Tipo do Endereço: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
- Logradouro: referência completa - rua, número e complementos, bairro ou distrito.
- Cidade
- Estado: Unidade da Federação.
- Código Postal: Código de Endereçamento Postal (CEP/ZIP).
- País: tabelado.
- Tipo do Telefone: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
- Número do telefone: incluindo DDD, DDI.
- Email: correio eletrônico.
Titulação maior nível
- Nível titulação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
- Mês / ano de obtenção do título; formato 'mm/aaaa'.
- Área de Conhecimento: tabelado.
- Sigla, Nome e País da Instituição de Ensino Superior.
Principal vínculo institucional
- Tipo da instituição: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
- Tipo de vínculo: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
Expectativas durante o curso
- Dedicação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
- Indicação se pretende manter vínculo empregatício durante o curso.
- Indicação se haverá suporte financeiro de alguma outra instituição, excluindo bolsas de estudos
de agências governamentais gerenciadas pelo próprio Programa.