Adjutorium:FAQ

De Adjutorium

Edição feita às 16h54min de 24 de março de 2013 por Amdf (disc | contribs)

Tabela de conteúdo


Login

Primeira Vez?

  1. Acione o link Login no canto superior direito da tela de entrada do ATRIO.
  2. Acione o link ´Primeira vez? Esqueceu sua senha?´.
  3. Preencha os dados solicitados e acione o botão "Segue". Esses dados serão verificados junto à BaseATRIO.
  4. Caso seus dados sejam identificados com sucesso, serão solicitados Usuário, Senha e Confirmação da Senha, para sua identificação nos seus próximos logins.
  5. Tanto no nome de usuário como na senha, deve ser evitado o uso de acentuação. Evite também utilizar maiúsculas e minúsculas conjuntamente.
  6. Acione o botão Concluir.
  7. O acesso ao ATRIO já estará disponível de acordo com seu Perfil de Acesso.
  8. Caso seus dados não sejam identificados, por favor, dirija-se à Secretaria do Programa.

Esqueceu sua senha?

Adote procedimento análogo à Primeira Vez?

Mensagem: Nome de usuário e senha incorretos

O nome de usuário e a senha devem ser informados no login exatamente como foram informados no processo de Cadastramento de Usuários, inclusive no que diz respeito a letras maiúsculas e minúsculas.

Como fazer Login no ATRIO?

  1. Acione o link Login no canto superior direito da tela de entrada do ATRIO.
  2. Informe Usuário e Senha.
  3. Acione o botão "Entrar".

Como alterar o nome de usuário?

  1. Faça Login no ATRIO.
  2. Acione a função Meus Dados no canto superior direito da tela de entrada do ATRIO.
  3. Na tela Dados Básicos, altere o conteúdo do atributo Nome de usuário;
  4. Acione o botão "Alterar"

Como registrar os funcionários da Secretaria como usuários do ATRIO?

  1. Entre no ATRIO com direitos de Coordenação/Secretaria;
  2. Em Corpo Social, recupere a pessoa desejada;
  3. Selecione Perfis de Acesso / Incluir;
  4. Selecione: Perfil = Secretaria do Programa, Situação = Ativo;
  5. Pressione o botão Incluir [na parte superior do formulário];
  6. Selecione Dados Básicos / Editar;
  7. Registre Nome de Usuário e Senha [a senha poderá ser mudada pelo usuário] e pressione o botão Alterar;
  8. Informe o Nome de Usuário / Senha ao funcionário.

Como registrar a mudança do Coordenador do Programa?

  1. Entre no ATRIO com direitos de Coordenação/Secretaria;
  2. Em Corpo Social, recupere o nome do novo Coordenador;
  3. Selecione Perfis de Acesso / Incluir;
  4. Selecione: Perfil = Coordenação do Programa, Início = data início da validade do Perfil, Situação = Ativo;
  5. Pressione o botão Incluir [na parte superior do formulário];
  6. Em Corpo Social, recupere o nome do antigo Coordenador;
  7. Selecione Perfis de Acesso / Editar;
  8. Selecione: Perfil = Coordenação do Programa, Fim = data fim da validade do Perfil, Situação = Desativado;
  9. Pressione o botão Incluir [na parte superior do formulário].

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Corpo Social

Como cadastrar pessoas na BaseATRIO?

O cadastramento de pessoas (docentes, discentes e outros) é feita exclusivamente por usuários com direitos de Coordenação ou de Secretaria.

  • efetuar o login no ATRIO;
  • selecionar Corpo Social / Caracterização;
  • verificar se a pessoa já é cadastrada na BaseATRIO, selecionando Corpo Social / Caracterização / Buscar e efetuando a busca pelo nome;
  • para cadastrar a pessoa na BaseATRIO, selecionar Corpo Social / Caracterização / Incluir;
  • preencher os campos.

Como preencher 'Tipo Vínculo' em Vínculo na IES?

  • Para alunos que devem constar no Acompanhamento Discente, a vinculação deve ser com um dos Cursos do Programa.
  • Para professores e técnicos, quando servidores, a recomendação é vincular à Instituição.
  • Nos demais casos, dependendo de cada situação específica, o vínculo será à Instituição ou ao Programa.

Como preencher 'Matrícula' em Vínculo na IES?

  • Sistema de Gestão Acadêmica: sistema de registro de matrícula de discentes e de informações relativas às suas atividades letivas. Designações usuais: SGA, SIGA, SRA etc...
  • Sistema de Gestão de Pessoal: sistema de registro de matrícula de funcionários docentes e técnico-administrativos e de informações funcionais e trabalhistas. Designações usuais: SGP, SRH, SRHu etc..

Como caracterizar uma pessoa como 'aluno' do Programa?

Uma pessoa é identificada como 'aluno' do Programa se, em Vínculos com a IES, constar:

  • Instância: associação a um dos Cursos do Programa.
  • Tipo Vínculo = Aluno Regular, Aluno Especial, Aluno Avulso.

Como caracterizar uma pessoa como 'aluno de graduação' da IES?

Alunos de graduação são referidos no ATRIO apenas quando forem da IES do Programa e participarem de atividades deste. Via de regra, esta participação ocorre sob a orientação de um docente do Programa.

  • Em Vínculos com a IES, registrar a pessoa como 'aluno da IES' do Programa:
    • Instância = IES do Programa.
    • Tipo Vínculo = Aluno Regular, Aluno Especial, Aluno Avulso.
  • Em Corpo Social/Acompanhamento Docência, identificar o docente-orientador do aluno;
  • Em Orientações, incluir:
    • Identificar a pessoa;
    • Nível = Graduação da IES;
    • Completar as informações.

Como Proceder a Mudança de Curso de um aluno do Programa?

A Mudança de Curso, também chamada Mudança de Nível, é caracterizada mediante alteração do Vínculo na IES de um aluno do Programa. Na função Corpo Social /:

  • Caracterização - selecionar o aluno.
  • Caracterização / Vínculos na IES - alterar a sua situação no curso anterior.
  • Caracterização / Vínculos na IES - incluir o novo curso, registrando o Tipo de Vínculo e a Situação.
  • Acompanhamento Discente / Opções Curriculares - incluir a Opção Curricular relativa ao novo curso.
  • Acompanhamento Discente / Orientadores - se for o caso, alterar e incluir dados sobre os Orientadores.
  • Acompanhamento Discente / Bolsas - se for o caso, alterar e incluir dados sobre as bolsas concedidas.
  • Acompanhamento Discente / Disciplinas - alterar o Curso/Nível das disciplinas que devem ser consideradas para atendimento da Opção Curricular do novo curso; alternativamente:
  • Acompanhamento Discente / Outros Créditos - registrar total de créditos e carga horária de disciplinas já cursadas a serem consideradas para atendimento da Opção Curricular do novo curso.
  • Acompanhamento Discente / Requisitos - se for o caso, incluir novos requisitos para atendimento da Opção Curricular do novo curso.


Veja também: Corpo Social:Caracterização

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Corpo Social: Acompanhamento Discente

Como caracterizar a 'Situação' do Aluno?

  • Situação = Ativo  : pessoa que esteja matriculada como aluno, em situação regular relativamente às atividades correntes do seu Curso.
  • Situação = Concluído : pessoa que tenha concluído o curso com defesa bem sucedida de dissertação ou tese.
  • Situação = Cancelado : pessoa cuja matrícula no curso tenha sido cancelada, por qualquer motivo exceto conclusão com defesa bem sucedida.
  • Situação = Inativo  : pessoa cuja matrícula no curso continua válida mas que, por qualquer motivo, não esteja desempenhando regularmente atividades correntes no seu Curso [em algumas Instituições equivale a "matrícula trancada"; casos de afastamento temporário à critério da Coordenação/Instituição, tais como gravidez, doenças, exercício de outras atividades etc..].

Como caracterizar a 'Situação' da Bolsa?

  • Situação = Cancelada: bolsa definitivamente retirada do discente por desempenho insuficiente, abandono etc...
  • Situação = Suspensa : bolsa temporariamente retirada do discente a critério da Coordenação.

Obs: na exportação de dados para a ColetaCAPES, o aluno é considerado bolsista se tiver bolsa concedida/vigente em qualquer fração do período 01/01 a 31/12 do AnoBase.

Como caracterizar a 'Modalidade' da Bolsa?

  • A Modalidade refere-se ao programa de bolsas da instituição financiadora ou agência de fomento.
  • Esta informação NÃO é exportada para a ColetaCAPES.
  • Na ColetaCAPES, quando das agências de fomento, a informação sobre o financiador já indica o programa de bolsa [CAPES-DS, por exemplo].


Veja também: Corpo Social:Caracterização

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Disciplinas

Como registrar o nível de disciplinas que são ministradas tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado?

Na concepção do ATRIO, o nível da disciplina corresponde ao seu conteúdo e não à possibilidade de que seja válida para o curso de mestrado ou de doutorado. Em outras palavras, mestrado/doutorado é o âmbito da "validade" da disciplina e não o seu "nível".

Este é também o conceito adotado pela CAPES [Coleta de Dados CAPES, Manual do Usuário]: "Para a coleta de dados, o nível da disciplina reflete e indica o grau de dificuldade conceitual ou metodológica que encerra e o conhecimento pressuposto dos alunos. .... Sendo assim, uma disciplina tem o nível 'doutorado' em função do seu conteúdo, ainda que possa ser cursada por alunos do mestrado, com créditos computados para satisfação de seus requisitos curriculares. Da mesma forma, uma disciplina tem o nível 'mestrado' independentemente de poder ser cursada por alunos de doutorado, também para efeitos de atendimento a requisitos curriculares."

Como programar a função "Inscrição em Disciplinas"?

O acesso a esta função está disponível exclusivamente para usuários com Perfil de Coordenação ou de Secretaria do Programa:

  • Selecionar Atividades / Disciplinas:Turmas / Inscrição em Disciplinas / Programação / Editar.
  • Selecionar o Período Letivo, registrar Início (data e hora) e Fim (data e hora) do Período de Inscrição.
  • Para exibição do acesso à função "Inscrição em Disciplina" no Módulo "Acompanhamento Discente", registrar Habilitado = sim.

Obs.: mesmo habilidata a exibição, o acesso à função será permitida apenas no período registrado.

Como utilizar a função "Inscrição em Disciplinas"?

O acesso a esta função está disponível exclusivamente para usuários com Perfil de Coordenação, de Secretaria ou de Discente do Programa:

  • Selecionar Corpo Social / Acompanhamento Discente.
  • Mediante busca, selecionar o aluno de interesse.
  • Selecionar Inscrição em Disciplinas.
  • Mediante busca, acionar a exibição de todas as Disciplinas:Turmas oferecidas no Período ou selecionar uma Disciplina:Turma de interesse.
  • Selecionar as Disciplinas:Turmas desejadas.
  • Acionar o botão "Inscrever".

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Projetos

Como registrar o Responsável por um Projeto?

  1. Projetos podem ser incluídos na BaseATRIO por pessoas com Perfil de Acesso Docente e Perfil de Acesso Coordenação/Secretaria.
  2. A pessoa que inclui um Projeto é automaticamente caracterizada como o seu Responsável.
  3. Para um Projeto podem ser registrados vários Responsáveis.
  4. A inclusão de um pessoa na Equipe do Projeto é feita mediante uma Busca.
  5. Para tanto, selecionar Atividades / Projetos / Equipe / Incluir.
  6. Selecionada a pessoa a ser incluída na Equipe do Projeto, identificar os Responsáveis acionando o respectivo campo.
  7. Apenas Responsáveis pelo Projeto podem incluir / excluir outros Responsáveis.
  8. Se a inclusão é feita pela Coordenação/Secretaria, este usuário deve se excluir da Equipe do Projeto, se for o caso.
  9. Para cada integrante da Equipe do Projeto é obrigatório o registro de uma Data Início de sua participação do Projeto.
  10. No caso dos Responsáveis pelo Projeto, é também obrigatório o registro de uma Data Início desta condição.
  11. Em ambas as situações, pode ser registrada uma Data Fim da participação no Projeto e da condição de Responsável.

Veja também: Atividades:Projetos

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Trabalhos de Conclusão

Como anexar arquivo com a íntegra de Trabalho de Conclusão já registrado na BaseATRIO?

A íntegra de Trabalhos de Conclusão pode ser incluída na BaseATRIO por pessoa com Perfil de Acesso Coordenação/Secretaria ou com Perfil de Acesso Docente, desde que seja Orientador do Trabalho, já registrado como tal. O procedimento abaixo descrito também deve ser seguido para o caso de substituição de arquivo já anteriormente anexado.

  1. Selecionar Resultados / Trabalho de Conclusão.
  2. Buscar o registro do Trabalho de Conclusão utilizando um ou vários dos campos de busca apresentados.
  3. Identificado o Trabalho de Conclusão de interesse, clicar sobre o seu Título.
  4. Clicar sobre a opção "Anexar Arquivo" na barra de menu à esquerda.
  5. Clicar sobre o botão "Editar".
    • Clicar sobre o botão "Browse" para acionar a função de busca do arquivo a ser anexado, que deve estar disponível em algum endereço acessível.
    • Indicar se é concedido "Acesso Público", caso em que, no SOMOS, o arquivo é posto disponível para recuperação.
    • Registrar algum "Comentário", se necessário.

Veja também: Resultados:Trabalhos de Conclusão

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Ferramentas: Coleta CAPES

Por que a exportação para o Aplicativo Coleta CAPES não fica disponível durante todo o ano?

Anualmente, a CAPES faz modificações no seu Aplicativo. Após a divulgação dessas mudanças, os dois aplicativos são compatibilizados. Em seguida, a função de exportação torna-se disponível. Normalmente isso acontece em janeiro, ficando operacional a partir de então.

Como se dá a exportação para o Aplicativo Coleta CAPES?

Veja: Coleta CAPES

Qual a correspondência entre informações constantes na BaseATRIO e as requeridas pelo aplicativo Coleta CAPES?

Veja: Coleta CAPES X BaseATRIO

Por que a exportação para o Aplicativo Coleta CAPES não contém informações sobre a "Proposta do Programa"?

As informações referentes à "Proposta do Programa" são textuais, não são dados. Elas não são utilizadas para a administração do Programa nem para acompanhamento das atividades de seus docentes e discentes, sendo apenas complementarmente atualizadas, a cada ano. Por estas razões, estas informações não são registradas na BaseATRIO. Ao final do registro de dados na BaseATRIO e após a sua exportação para a ColetaCAPES, os textos da Proposta do Programa devem ser atualizados no Aplicativo ColetaCAPES.

Como proceder para atualizar as informações relativas à "Proposta do Programa"?

O processo de importação de dados da BaseATRIO no Aplicativo ColetaCAPES SOBREPÕE conteúdos já registrados na base de dados desse Aplicativo. Portanto, o procedimento mais seguro é atualizar as informações relativas à "Proposta do Programa" após a exportação dos demais dados da BaseATRIO para o Aplicativo ColetaCAPES. Como procedimento alternativo:

  1. proceder às alterações dessas informações no Aplicativo ColetaCAPES;
  2. gerar o arquivo "Cópia de Segurança" no Aplicativo ColetaCAPES;
  3. anexar este arquivo ao ATRIO utilizando a função Ferramentas / Coleta CAPES / Anexar Arquivo;
  4. verificar os dados utilizando a função Ferramentas / Colata CAPES / Erros e Avisos;
  5. gerar o arquivo de exportação utilizando a função Ferramentas / Coleta CAPES/ Exportar;
  6. importar este arquivo no Aplicativo ColetaCAPES.

Como verificar as regras CAPES via a função Erros e Avisos?

Antes de para proceder à verificação das regras CAPES, é necessário anexar o arquivo "Coleta CAPES - Cópia de Segurança" referente ao respectivo Ano Base. Para tanto, utilizar a função "Anexar Arquivo".

Para relação de verificações realizadas pela função Erros e Avisos, ver: Coleta CAPES

Procedimento:


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Ferramentas: CV Lattes

Como transferir dados de Produção Intelectual do CVLattes para a BaseAtrio?

Para transferir dados de Produção Intelectual do CVLattes para a BaseATRIO, é necessário:

  1. no CVLattes, solicitar geração do arquivo de exportação de dados de formato .XML;
  2. como este arquivo é entregue ao usuário compactado e encapsulado num arquivo de formato .zip, descompactá-lo num diretório/pasta de livre acesso do usuário;
  3. no ATRIO, submeter o arquivo .XML seguindo as instruções constantes na página ATRIO/Ferramentas/CVLattes/Importar.

Para solicitar o arquivo de exportação do CVLattes,

  1. Realizar login no CVLattes;
  2. Acionar a Funcionalidade Exportar;
  3. Na tela de escolha do tipo de arquivo a ser exportado, selecionar o formato XML;
  4. Seguir as instruções do aplicativo Currículo Lattes;
  5. Salvar o arquivo gerado pelo CVLattes num diretório/pasta de livre acesso do usuário.

ATENÇÃO: no ATRIO,

  1. o procedimento de importação não aceita o arquivo .XML gerado pelo CVLattes a partir da consulta pública a currículos;
  2. se acionado, o procedimento de importação dará, como resposta, a mensagem: "Identificação inválida do titular do currículo Lattes".

Veja mais: CV Lattes/Importação

Como transferir dados de Produção Intelectual da BaseAtrio para o CVLattes?

Veja: CV Lattes/Exportação

Ao tentar importar meu CVLattes recebo o erro: NÃO FOI POSSÍVEL CONCLUIR A OPERAÇÃO. Arquivo XML não pertence a ...

Esta mensagem é exibida quando, no arquivo XML do CVLattes,

  1. não consta um número de CPF ou
  2. consta um número de CPF ou um nome do titular do currículo que não está registrado na BaseATRIO.

Certifique-se que:

  1. no CVLattes, o arquivo de exportação foi obtido através na função de exportação acessível mediante login [ATENÇÃO: o procedimento de importação do ATRIO não aceita o arquivo .XML gerado pelo CVLattes a partir da consulta pública a currículos];
  2. na BaseATRIO, estejam registrados o número do CPF e o nome do titular exatamente como constam no CVLattes.

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Programas em Rede

Quais são as particularidades da utilização do ATRIO por Programas em Rede?

Para Programas constituídos como Redes de IES, os respectivos nomes e siglas devem ser encaminhados ao Scire para a configuração inicial da instalação do ATRIO. Em certos módulos do ATRIO, torna-se então possível, mediante procedimentos específicos, identificar a IES no registro das seguintes informações:

Programa: Disciplinas-Elenco; Opções Curriculares, Requisitos;

Corpo Social: Caracterização;

Atividades: Disciplinas-Turmas.

Além destas particularidades, a utilização do ATRIO por Programas em Rede é essencialmente a mesma do seu uso pelos demais Programas de Pós-graduação.

Como caracterizar Docentes e Discentes na BaseAtrio?

  1. Se a pessoa já estiver cadastrada, selecionar o seu nome mediante Corpo Social / Caracterização / Buscar;
  2. Se a pessoa ainda não estiver cadastrada, proceder ao registro mediante Corpo Social / Caracterização / Incluir;
  3. Selecionar Corpo Social / Caracterização / Vínculo na IES / Incluir ou Editar e registrar:
    1. Instância = IES à qual pertence a pessoa;
    2. Tipo vínculo = opção correspondente ao vínculo da pessoa;
    3. Matrícula = "sigla da IES" + número da matrícula.

Mediante este procedimento, podem ser registrados vários "Vínculos na IES" para uma pessoa. Por exemplo, para um discente, o primeiro vínculo pode ser com a IES; o segundo com o Mestrado.

Como registrar Disciplinas-Elenco na BaseAtrio?

  1. Selecionar Programa / Disciplinas:Elenco / Incluir;
  2. No campo Sigla, registrar a sigla da instituição, por exemplo, "IES";
  3. No campo Código Disciplina, iniciar o registro com a sigla da instituição, por exemplo: "IES Disc XXXX".
  4. Observar que, na opção Programa / Disciplinas:Elenco, estes são campos de busca.

Como registrar Opções Curriculares na BaseAtrio?

  1. Selecionar Programa / Opções Curriculares / Incluir;
  2. No campo Referência, iniciar o registro com a sigla da instituição ("IES"), por exemplo: "IES XXXX...".
  3. Observar que, na opção Programa / Opções Curriculares, este é um campo de busca.

Como registrar Disciplinas-Turmas na BaseAtrio?

  1. Selecionar Atividades / Disciplinas:Turmas / Incluir;
  2. No campo Código Turma, iniciar o registro com a sigla da instituição, por exemplo: "IES Disc XXXX".
  3. Observar que, na opção Atividades / Disciplinas:Turmas, este é um campo de busca.

Como registrar Requisitos na BaseAtrio?

  1. Selecionar Programa / Requisitos / Incluir;
  2. No campo Requisito, iniciar o registro com a sigla da instituição ("IES"), por exemplo: "IES XXXX...".
  3. Observar que, na opção Programa / Requisitos, este é um campo de busca.

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SOMOS

Como exibir em várias páginas um texto no item de menu 'Organização'?

  • O recurso "Leia mais" só funciona em artigos publicados no formato em "blog layout", quando vários artigos são publicados na mesma página.
  • No caso do item 'Organização' do Menu Superior, o formato é de apenas UM artigo, não sendo um "blog layout" tal como são os itens 'Avisos, 'Defesas & Seminários' e 'Eventos'.
  • A diferença pode ser vista no portal-demo:
  • Sugere-se a utilização do recurso "quebra de página", de modo que o artigo não seja visto todo de uma vez.
  • O comando para este recurso encontra-se na página de edição do artigo.

Como fazer upload (carga) de um arquivo e publicá-lo?

A carga (upload) de arquivos é feito exclusivamente na seção Downloads.

  • efetuar o login como 'Editor';
  • selecionar Downloads / Enviar Arquivo;
  • no passo 1/3, escolher a forma de envio e selecionar "Seguinte>>";
  • no passo 2/3, escolher o arquivo e selecionar "Enviar>>";
  • no passo 2/3, escolher o arquivo e selecionar "Enviar>>";
  • no passo 3/3, atribuir um Título ao documento, selecionar a Categoria onde o documento deve ser exibido, fazer as demais especificações e uma descrição do arquivo, quando for o caso;
  • selecionar 'Aprovado = sim';
  • selecionar 'Publicar';
  • selecionar 'Salvar'.

Como registrar, num 'artigo', um link de acesso a um arquivo?

No texto de um 'artigo', é possível registrar links para arquivos carregados ou não no SOMOS.

  • efetuar o login como 'Editor';
  • selecionar Downloads e a categoria onde está o arquivo;
  • com o mouse sobre o título do arquivo, clicar sobre o botão direito e selecionar "Copiar localização do Link" (Copy Link Location);
  • selecionar o artigo de interesse e entrar no modo de 'Edição';
  • com o mouse, selecionar a palavra que deverá ser associada ao link;
  • selecionar o ícone "Inserir/Editar Link" (Insert/Edit Link) - dois eles de uma corrente;
  • no campo "Link URL", colar o link com a localização do arquivo;
  • no campo "Target", escolher se o arquivo deve ser aberto na mesma janela, sobrepondo-se ao texto, ou em outra janela.
  • selecionar "Inserir" (insert);
  • selecionar 'Salvar'.

Como excluir um artigo já publicado?

Como regra geral, para manutenção de histórico do ocorrências, recomenda-se "despublicar" e não excluir ("deletar") arquivos carregados na base de dados, a menos em caso de duplicações, equívocos de carga etc... Artigos 'despublicados' podem voltar a ser exibidos para download.

  • efetuar o login como 'Editor';
  • selecionar Downloads e a categoria onde está o arquivo;
  • identificar o artigo de interesse;
  • selecionar a opção "despublicar" ou "deletar", conforme o caso;
  • selecionar "publicar" para exibição de arquivos 'despublicados'.

Como fazer upload (carga) de uma imagem e publicá-la?

A carga (upload) de imagens é feito exclusivamente na seção Submeter Artigo. A imagem é carregada na base de dados do SOMOS; em seguida, editada para publicação.

  • efetuar o login como 'Editor';
  • selecionar a opção "Submeter Artigo";
  • selecionar a opção "Imagem" [abaixo do quadro de edição de texto];
  • buscar o arquivo da imagem (browser);
  • acionar "Iniciar Envio" para carregar a imagem;
  • selecionar a imagem carregada;
  • acionar a opção "Inserir" [canto superior direito];
  • proceder à edição da imagem [acionar ícone insert/edit image - quarto, da direita para a esquerda];
  • proceder à edição do texto, se desejado;
  • selecionar a Seção e a Categoria;
  • selecionar 'Publicar';
  • selecionar 'Salvar'.

Como registrar, num 'artigo', um link de acesso a uma imagem e publicá-la?

O registro de links para imagens é feito exclusivamente na seção Submeter Artigo. A imagem não é carregada na base de dados do SOMOS mas deve estar permanentemente disponível num depósito externo; após feito o registro do link, a imagem pode ser editada para publicação.

  • efetuar o login como 'Editor';
  • selecionar a opção "Submeter Artigo";
  • acionar ícone insert/edit image - quarto, da direita para a esquerda;
  • proceder ao registro do link e à edição da imagem;
  • proceder à edição do texto, se desejado;
  • selecionar a Seção e a Categoria;
  • selecionar 'Publicar';
  • selecionar 'Salvar'.

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Ferramentas pessoais