Ciclos-SEL
De Adjutorium
(Diferença entre revisões)
AdminScire (disc | contribs) (→Descrição) |
AdminScire (disc | contribs) (→Descrição) |
||
Linha 61: | Linha 61: | ||
:*#*alteração/complementação dos [[#Dados Básicos|dados básicos]]; | :*#*alteração/complementação dos [[#Dados Básicos|dados básicos]]; | ||
:*#*formulário de dados de [[#Inscrições|inscrições]] relacionados ao Ciclo (alteração/inclusão/exclusão); | :*#*formulário de dados de [[#Inscrições|inscrições]] relacionados ao Ciclo (alteração/inclusão/exclusão); | ||
- | :*#*formulário de dados de [[#Áreas| | + | :*#*formulário de dados de [[#Áreas|áreas]] relacionados ao Ciclo (alteração/inclusão/exclusão); |
:*#*formulário da [[#Banca Examinadora|banca examinadora]] (alteração/inclusão/exclusão); | :*#*formulário da [[#Banca Examinadora|banca examinadora]] (alteração/inclusão/exclusão); | ||
:*#*formulário de [[#Etapas|etapas]] (alteração/inclusão/exclusão); | :*#*formulário de [[#Etapas|etapas]] (alteração/inclusão/exclusão); |
Edição de 01h20min de 28 de abril de 2020
Tabela de conteúdo |
O que é
Objetivo: o módulo Ciclo presta-se ao registro de informações específicas de um Ciclo de um Processo Seletivo.
- Não há limitações relativamente ao número de Ciclos em cada ano.
- Para cada Ciclo, as informações a serem registradas referem-se a
- Dados Básicos: caracterização de um determinado Ciclo.
- Inscrições: definição do período de inscrições; indicação da situação corrente do processo de Inscrição e, se for o caso, dos documentos a serem anexados.
- Áreas: definição das áreas em qu o processo seletivo será subdividido.
- Banca Examinadora: registro dos integrantes da Banca Examinadora; indicação da situação corrente da participação de um integrante.
- Etapas: caracterização das etapas do Ciclo.
- Candidaturas: Buscar por Etapa: busca para recuperação de informações dos candidatos em cada etapa do Ciclo.
- Cada Ciclo pode compreender várias Etapas. Para cada uma delas é possível registrar:
- dados de identificação;
- ordem de execução;
- período e situação da realização da etapa;
- situação e forma de divulgação.
Como Funciona
Inclusão
Sumário & Pré-condições
Inclusão de um Ciclo na BaseAtrio.
Função disponível apenas para usuários do ATRIO cujo perfil contemple este direito.
Descrição
- No Menu Principal, acionar ‘Ciclo’.
- Apresentada tela com a opção ‘Incluir’. Esta opção é um link para inclusão de novos registros.
- Fluxo de eventos:
- Apresentado formulário para inclusão dos dados básicos do Ciclo.
- Usuário preenche formulário de inclusão e o ‘submete’.
- Se a validação do formulário detectar erros no preenchimento, o formulário volta a ser exibido, para correção. Os erros detectados são exibidos.
- Quando a validação indicar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na BaseAtrio.
Consulta / Alteração / Exclusão
Sumário & Pré-condições
Recuperação dos dados de um Ciclo da BaseAtrio, para consulta, alteração de dados já registrados ou sua eliminação da base de dados.
As opções de edição e exclusão estão disponíveis apenas para usuários ATRIO com perfil que contemple este direito.
Descrição
- No Menu Principal, acionar ‘Ciclo’.
- Apresentada tela com a opção ‘Buscar’. Esta opção é um link para consulta, alteração ou exclusão de registros previamente cadastrados.
- Fluxo de eventos:
- Apresentado formulário com ‘filtros de busca’ para recuperação do Ciclo.
- Usuário preenche ‘filtro de busca’ do formulário e o ‘submete’.
- Recuperados todos os registros a Base de Dados que satisfizerem os filtros estabelecidos.
- Para cada registro recuperado está disponível um link que dá acesso ao dados do Ciclo escolhido.
- Apresentada a ‘Folha de Rosto do Ciclo' com os dados registrados e opções (links) para:
- exclusão do requisito;
- alteração/complementação dos dados básicos;
- formulário de dados de inscrições relacionados ao Ciclo (alteração/inclusão/exclusão);
- formulário de dados de áreas relacionados ao Ciclo (alteração/inclusão/exclusão);
- formulário da banca examinadora (alteração/inclusão/exclusão);
- formulário de etapas (alteração/inclusão/exclusão);
- formulário [todas as opções] (alteração/inclusão/exclusão);
- acesso às candidaturas do Ciclo - buscar por etapa.
- Para cada formulário, de acordo com os direitos do usuário:
- Usuário preenche formulário e o ‘submete’.
- Enquanto a validação do formulário detectar erro no preenchimento, o formulário voltará a ser exibido, apresentando os erros detectados.
- Quando a validação detectar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na Base de Dados.
- Se registro do formulário ‘Ok’, é apresentada a ‘Folha de Rosto’ da respectiva opção com os dados registrados e opções (links) para continuar edição deste formulário (alteração/inclusão/exclusão) e retorno para a ‘Folha de Rosto do Ciclo'.
Formulário de Incrição
- O Formulário de Inscrição objetiva:
- registrar dados básicos de identificação e endereçamento do candidato e caracterização do seu perfil;
- inferir características estatísticas da demanda (conjunto de candidatos) num dado Ciclo;
- inferir características estatísticas da sequência histórica da demanda relativamente a vários Ciclos.
- O Formulário de Inscrição não fornece informações de conteúdo para a avaliação qualitativa do candidato.
- Estas informações devem constar em documentação adicional, eventualmente exigida dos candidatos.
Divulgação dos Resultados
- Divulgação do resultado da seleção:
- Alguns formatos de relatórios com resultados de etapas do Ciclo já estão pré-definidos;
- O acesso ao relatório pode ser posto, mediante um link, em portal apropriado.
- Caso nenhum dos formatos seja adequado atenda ou se for necessária alguma modificação de "lay-out", um novo html pode ser gerado e salvo como uma planilha excel ou um documento word.
- Mediante os filtros disponíveis, é possível Buscar Candidatos. O resultado desta busca pode ser uma relação com os conteúdos de qualquer uma das etapas do ciclo. Esta relação pode ser salva como uma planilha excel, a ser utilizada pelo usuário final.
- Por exemplo, se a etapa ´Homologação da Candidatura´ for eliminatória, é possível gerar uma lista com os ´aprovados´, que estão aptos para a próxima etapa. A partir da lista gerada, é possível ter acesso - inclusive para edição - aos dados da candidatura e aos dados específicos daquela etapa.
Conteúdo
Dados Básicos
- Referência para identificação do Ciclo: campo livre.
- Nível do Ciclo: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
- Situação do Ciclo: domínio discreto (seleção entre opções disponíveis).
- Comentários: campo livre.
Inscrições
- Início do período de inscrições; formato 'dd/mm/aaaa hh:mm'.
- Fim do período de inscrições; formato 'dd/mm/aaaa hh:mm'.
- Situação do processo de inscrições: domínio discreto (seleção entre opções disponíveis).
- Acesso público ao Formulário de Inscrição: dentro do período definido e se situação = "Em andamento".
Banca Examinadora
- Examinador: preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na BaseAtrio.
- Situação da atuação do Examinador na Banca: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
- Comentários: campo livre.
Etapas
- Ordem de execução da etapa.
- Etapa: referência para identificação da etapa.
- Início do período da etapa; formato 'dd/mm/aaaa'.
- Fim do período da etapa; formato 'dd/mm/aaaa'.
- Situação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
- Situação da divulgação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis);
- este atributo libera o acesso público à divulgação do resultado destes etapa.
- Modelo de divulgação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
- Observação: campo livre.
Candidaturas: Buscar por Etapa
- Para etapa especificada do Ciclo, busca de candidato ou de relação de candidatos a serem selecionados mediante os critérios de busca.
- As informações recuperadas da BaseAtrio podem ser exportadas para planilha excel.
- Especificação da Busca:
- Etapa: especificação da Etapa e especificação da situação dos candidatos (seleção entre as opções disponíveis);
- Número de inscrição: informação para recuperação de determinada candidatura;
- Nome completo: informação para recuperação de determinada candidatura;
- Nível: informação para recuperação de candidaturas a curso de nível especificado (seleção entre as opções disponíveis);
- Etapa de exibição: 'destino'.
- Resultado da Busca:
- Nome completo: nome dos candidatos que satisfazem aos critérios de busca;
- Número de inscrição: número de inscrição dos candidatos que satisfazem aos critérios de busca;
- Nível: nível do curso pretendido pelo candidato;
- Etapa a que se refere a busca:
- Nota: nota do candidato na etapa a que se refere o Resultado da Busca;
- Situação: situação do candidato na etapa a que se o Resultado da Busca.
- Ações sobre o Resultado da Busca:
- Candidatura: nome dos candidatos que satisfazem aos critérios de busca;
- Editar (em janela auxiliar): abre janela para eventual alteração da Nota e Situação do candidato selecionado.
- Nota: possibilidade de alteração da Nota do candidato na etapa a que se refere o Resultado da Busca;
- Situação: possibilidade de alteração da Situação do candidato na etapa a que se refere o Resultado da Busca;
- Comentários: possibilidade de edição de Comentário sobre o candidato na etapa a que se refere o Resultado da Busca.