Estrutura-EX/Cursos
De Adjutorium
(Diferença entre revisões)
AdminScire (disc | contribs) (→O que é) |
AdminScire (disc | contribs) (→Tradução) |
||
(2 edições intermediárias não estão sendo exibidas.) | |||
Linha 71: | Linha 71: | ||
:*Fluxo de eventos: | :*Fluxo de eventos: | ||
:*#São recuperados todos os registros a Base de Dados que satisfizerem os filtros estabelecidos. | :*#São recuperados todos os registros a Base de Dados que satisfizerem os filtros estabelecidos. | ||
- | :*#Para cada registro recuperado está disponível um ''link'' que dá acesso ao dados | + | :*#Para cada registro recuperado está disponível um ''link'' que dá acesso ao dados do curso escolhido. |
:*#Apresentada a ‘Folha de Rosto do Curso' com os dados registrados e opções (''links'') para: | :*#Apresentada a ‘Folha de Rosto do Curso' com os dados registrados e opções (''links'') para: | ||
:*#*exclusão do Curso; | :*#*exclusão do Curso; | ||
Linha 83: | Linha 83: | ||
:*#*Enquanto a validação do formulário detectar erro no preenchimento, o formulário voltará a ser exibido, apresentando os erros detectados. | :*#*Enquanto a validação do formulário detectar erro no preenchimento, o formulário voltará a ser exibido, apresentando os erros detectados. | ||
:*#*Quando a validação detectar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na Base de Dados. | :*#*Quando a validação detectar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na Base de Dados. | ||
- | :*#*Se registro do formulário ‘Ok’, é apresentada a ‘Folha de Rosto’ da respectiva opção com os dados registrados e opções (''links'') para continuar editando este formulário (alteração/inclusão/exclusão) e retorno para a ‘Folha de Rosto | + | :*#*Se registro do formulário ‘Ok’, é apresentada a ‘Folha de Rosto’ da respectiva opção com os dados registrados e opções (''links'') para continuar editando este formulário (alteração/inclusão/exclusão) e retorno para a ‘Folha de Rosto do Curso'. |
== Conteúdo == | == Conteúdo == | ||
Linha 108: | Linha 108: | ||
===Alunos=== | ===Alunos=== | ||
*Aluno: preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na base. | *Aluno: preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na base. | ||
- | *Data: mês/ano a partir do qual o aluno foi associado | + | *Data: mês/ano a partir do qual o aluno foi associado àquele curso. |
- | *Válida: indicação se | + | *Válida: indicação se este é o curso válido para aquele aluno. Um aluno pode estar relacionado à vários cursos ao longo do tempo, mas apenas um poderá estar ´válida´. |
*Comentários: campo livre. | *Comentários: campo livre. | ||
Linha 121: | Linha 121: | ||
*Description: campo livre. | *Description: campo livre. | ||
- | Ver [[Adjutorium:Ajuda/Tabela Perfis de Acesso-EX# | + | Ver [[Adjutorium:Ajuda/Tabela Perfis de Acesso-EX#Cursos|Tabela Perfis de Acesso:Cursos]] |
[[#top|<font size=2> ^ Topo</font>]] | [[#top|<font size=2> ^ Topo</font>]] | ||
[[Category:Extensão]][[Category:Módulos]] [[Category:Glossário]] | [[Category:Extensão]][[Category:Módulos]] [[Category:Glossário]] |
Edição atual tal como 01h17min de 8 de fevereiro de 2019
|
O que é
Um Curso compreende o conjunto de disciplinas obrigatórias e requisitos mínimos de créditos a obter ou carga horária a cumprir.
Cada Curso é especificado mediante um certo conjunto de informações básicas:
- Curso/Nível;
- "Referência", que é qualquer designação que a identifique [sigla, ano, número de ordem etc...];
- Data início;
- Data fim;
- Situação;
Cada Curso contém um certo conjunto de informações de conteúdo:
- Relação das disciplinas obrigatórias;
- Número de créditos a obter e respectivas cargas horárias em disciplinas obrigatórias;
- Número total de créditos a obter e carga horária total a cumprir em disciplinas obrigatórias e não obrigatórias.
Como Funciona
Inclusão
Inclusão de um Curso na BaseATRIO.
Função disponível apenas para usuários do ATRIO cujo perfil contemple este direito.
Sumário & Pré-condições
Descrição
- No Menu Principal, acionar ‘Estrutura: Cursos:’.
- Apresentada tela com a opção ‘Incluir’. Esta opção é um link para inclusão de novos registros.
- Fluxo de eventos:
- Apresentado formulário para inclusão dos dados básicos do Curso.
- Usuário preenche formulário de inclusão e o ‘submete’.
- Se a validação do formulário detectar erros no preenchimento, o formulário volta a ser exibido, para correção. Os erros detectados são exibidos.
- Quando a validação indicar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na BaseATRIO.
- Se o registro do formulário está ‘Ok’, é apresentada a ‘Folha de Rosto do Curso´ com os dados registrados e opções (links) para:
- exclusão do Curso;
- alteração/complementação dos dados básicos;
- formulário de disciplinas obrigatórias (alteração/inclusão/exclusão);
- formulário de alunos (alteração/inclusão/exclusão); exportação formato "planilha eletrônica": Aluno, Data, Situação, Comentários;
- formulário de anexar arquivo (alteração/inclusão/exclusão);
- formulário de tradução (alteração/inclusão/exclusão);
- Para cada formulário, repetem-se os itens (2) e (3).
Consulta / Alteração / Exclusão
Sumário & Pré-condições
Recuperação de um Curso da BaseATRIO, para consulta, alteração de dados já registrados, inclusão de novos dados ou sua eliminação da base de dados.
As opções de edição e exclusão estão disponíveis apenas para usuários ATRIO com perfil que contemple este direito.
Descrição
- No Menu Principal, acionar ‘Estrutura: Cursos:’.
- Apresentada tela com a opção ‘Buscar’. Esta opção é um link para consulta, alteração ou exclusão de registros previamente cadastrados.
- Fluxo de eventos:
- São recuperados todos os registros a Base de Dados que satisfizerem os filtros estabelecidos.
- Para cada registro recuperado está disponível um link que dá acesso ao dados do curso escolhido.
- Apresentada a ‘Folha de Rosto do Curso' com os dados registrados e opções (links) para:
- exclusão do Curso;
- alteração/complementação dos dados básicos;
- formulário de disciplinas obrigatórias (alteração/inclusão/exclusão);
- formulário de alunos (alteração/inclusão/exclusão); exportação formato "planilha eletrônica": Aluno, Data, Situação, Comentários [v9.1];
- formulário de anexar arquivo (alteração/inclusão/exclusão);
- formulário de tradução (alteração/inclusão/exclusão);
- Para cada formulário, de acordo com os direitos do usuário:
- Usuário preenche formulário e o ‘submete’.
- Enquanto a validação do formulário detectar erro no preenchimento, o formulário voltará a ser exibido, apresentando os erros detectados.
- Quando a validação detectar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na Base de Dados.
- Se registro do formulário ‘Ok’, é apresentada a ‘Folha de Rosto’ da respectiva opção com os dados registrados e opções (links) para continuar editando este formulário (alteração/inclusão/exclusão) e retorno para a ‘Folha de Rosto do Curso'.
Conteúdo
Dados básicos
- Curso/Nível do Curso: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
- Referência do Curso.
- Início: mês / ano início do Curso; formato 'mm/aaaa'.
- Fim: mês / ano fim do Curso; formato 'mm/aaaa'.
- Situação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
- Parâmetros Mínimos: número de créditos e carga horária em disciplinas obrigatórias e total.
- Comentários: campo livre.
Disciplinas Obrigatórias
- Ordem
- Disciplina: preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na base.
- Comentários: campo livre.
Alunos
- Aluno: preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na base.
- Data: mês/ano a partir do qual o aluno foi associado àquele curso.
- Válida: indicação se este é o curso válido para aquele aluno. Um aluno pode estar relacionado à vários cursos ao longo do tempo, mas apenas um poderá estar ´válida´.
- Comentários: campo livre.
Anexar arquivo
- Arquivo anexado
- Comentário: campo livre.
Tradução
- Title
- Description: campo livre.
Ver Tabela Perfis de Acesso:Cursos