Estrutura-EX/Cursos

De Adjutorium

< Atrio-EX

Tabela de conteúdo

O que é

Um Curso compreende o conjunto de disciplinas obrigatórias e requisitos mínimos de créditos a obter ou carga horária a cumprir.

Cada Curso é especificado mediante um certo conjunto de informações básicas:

  1. Curso/Nível;
  2. "Referência", que é qualquer designação que a identifique [sigla, ano, número de ordem etc...];
  3. Data início;
  4. Data fim;
  5. Situação;

Cada Curso contém um certo conjunto de informações de conteúdo:

  1. Relação das disciplinas obrigatórias;
  2. Número de créditos a obter e respectivas cargas horárias em disciplinas obrigatórias;
  3. Número total de créditos a obter e carga horária total a cumprir em disciplinas obrigatórias e não obrigatórias.

Como Funciona

Inclusão

Inclusão de um Curso na BaseATRIO.

Função disponível apenas para usuários do ATRIO cujo perfil contemple este direito.

Sumário & Pré-condições

Descrição

  • No Menu Principal, acionar ‘Estrutura: Cursos:’.
  • Apresentada tela com a opção ‘Incluir’. Esta opção é um link para inclusão de novos registros.
  • Fluxo de eventos:
    1. Apresentado formulário para inclusão dos dados básicos do Curso.
    2. Usuário preenche formulário de inclusão e o ‘submete’.
    3. Se a validação do formulário detectar erros no preenchimento, o formulário volta a ser exibido, para correção. Os erros detectados são exibidos.
    4. Quando a validação indicar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na BaseATRIO.
    5. Se o registro do formulário está ‘Ok’, é apresentada a ‘Folha de Rosto do Curso´ com os dados registrados e opções (links) para:
      • exclusão do Curso;
      • alteração/complementação dos dados básicos;
      • formulário de disciplinas obrigatórias (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de alunos (alteração/inclusão/exclusão); Exportação (formato "planilha eletrônica") exportação formato "planilha eletrônica": Aluno, Data, Situação, Comentários;
      • formulário de anexar arquivo (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de tradução (alteração/inclusão/exclusão);
    6. Para cada formulário, repetem-se os itens (2) e (3).

Consulta / Alteração / Exclusão

Sumário & Pré-condições

Recuperação de um Curso da BaseATRIO, para consulta, alteração de dados já registrados, inclusão de novos dados ou sua eliminação da base de dados.

As opções de edição e exclusão estão disponíveis apenas para usuários ATRIO com perfil que contemple este direito.

Descrição

  • No Menu Principal, acionar ‘Estrutura: Cursos:’.
  • Apresentada tela com a opção ‘Buscar’. Esta opção é um link para consulta, alteração ou exclusão de registros previamente cadastrados.
  • Fluxo de eventos:
    1. São recuperados todos os registros a Base de Dados que satisfizerem os filtros estabelecidos.
    2. Para cada registro recuperado está disponível um link que dá acesso ao dados do curso escolhido.
    3. Apresentada a ‘Folha de Rosto do Curso' com os dados registrados e opções (links) para:
      • exclusão do Curso;
      • alteração/complementação dos dados básicos;
      • formulário de disciplinas obrigatórias (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de alunos (alteração/inclusão/exclusão); Exportação (formato "planilha eletrônica") exportação formato "planilha eletrônica": Aluno, Data, Situação, Comentários [v9.1];
      • formulário de anexar arquivo (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de tradução (alteração/inclusão/exclusão);
    4. Para cada formulário, de acordo com os direitos do usuário:
      • Usuário preenche formulário e o ‘submete’.
      • Enquanto a validação do formulário detectar erro no preenchimento, o formulário voltará a ser exibido, apresentando os erros detectados.
      • Quando a validação detectar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na Base de Dados.
      • Se registro do formulário ‘Ok’, é apresentada a ‘Folha de Rosto’ da respectiva opção com os dados registrados e opções (links) para continuar editando este formulário (alteração/inclusão/exclusão) e retorno para a ‘Folha de Rosto do Curso'.

Conteúdo

Dados básicos

  • Curso/Nível do Curso: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Referência do Curso.
  • Início: mês / ano início do Curso; formato 'mm/aaaa'.
  • Fim: mês / ano fim do Curso; formato 'mm/aaaa'.
  • Situação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Parâmetros Mínimos: número de créditos e carga horária em disciplinas obrigatórias e total.
  • Comentários: campo livre.

Disciplinas Obrigatórias

  • Ordem
  • Disciplina: preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na base.
  • Comentários: campo livre.

Alunos

  • Aluno: preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na base.
  • Data: mês/ano a partir do qual o aluno foi associado àquele curso.
  • Válida: indicação se este é o curso válido para aquele aluno. Um aluno pode estar relacionado à vários cursos ao longo do tempo, mas apenas um poderá estar ´válida´.
  • Comentários: campo livre.

Anexar arquivo

  • Arquivo anexado
  • Comentário: campo livre.

Tradução

  • Title
  • Description: campo livre.
Ver Tabela Perfis de Acesso:Cursos

^ Topo

Ferramentas pessoais