Corpo Social-PQ/Caracterização

De Adjutorium

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Tabela de conteúdo

O que é

Corpo Social é a denominação dada ao conjunto de pessoas integrantes da comunidade de uma Instituição de Pesquisa. Tecnicamente, Corpo Social refere-se ao conjunto de todas pessoas cadastradas na BaseATRIO.

Para cadastramento na BaseATRIO, são solicitadas informações básicas da pessoa e um documento que a identifique. Adicionalmente, é possível registrar outros documentos, além de endereços, telefones, dados de qualificação, dados bancários, dados referentes a vínculos e atuações, dentre outras informações.

O cadastramento de pessoas e a caracterização de suas atuações são pré-requisitos para utilização das demais funções da SoluçãoATRIO.

Como Funciona

Inclusão

Sumário & Pré-condições

Inclusão de uma pessoa na BaseATRIO.

Função disponível apenas para usuários da SoluçãoATRIO cujo perfil contemple este direito.

Descrição

Inclusão de Corpo Social
Folha de Rosto de Corpo Social
  • No Menu Principal, acionar ‘Corpo Social’.
  • Apresentada tela com a opção ‘Incluir’. Esta opção é um link para inclusão de novos registros.
  • Fluxo de eventos:
    1. Apresentado formulário para inclusão dos dados básicos da pessoa e de um documento de identificação.
    2. Usuário preenche formulário de inclusão e o ‘submete’.
    3. Se a validação do formulário detectar erros no preenchimento, o formulário volta a ser exibido, para correção. Os erros detectados são exibidos.
    4. Quando a validação indicar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na BaseATRIO.
    5. Se o registro do formulário está ‘Ok’, é apresentada a ‘Folha de Rosto da Pessoa’ com os dados registrados e opções (links) para:
      • exclusão da pessoa;
      • alteração/complementação dos dados básicos;
      • formulário de documentos (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de endereços (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de telefones (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de dados bancários (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de qualificações (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de habilitações (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de vínculos (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de outros vínculos (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de atuações (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de linhas de pesquisa (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de orientações (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de auxílios (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de requisitos (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de referências & citações (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de perfis de acesso (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário [todas as opções] (alteração/inclusão/exclusão);
    6. Para cada formulário, repete-se o ciclo descrito de (2) até (5).

Pós-condições

Atribuição de Perfil de Acesso (Direitos) de acordo com as ‘Atuações’e ‘Orientações’

Consulta / Alteração / Exclusão

Sumário & Pré-condições

Recuperação dos dados cadastrais de uma pessoa da BaseATRIO do Programa, para consulta, alteração de dados já registrados, inclusão de novos dados ou sua eliminação da base de dados. De acordo com os direitos do usuário, a lista de pessoas pode ser exportada em um formato "planilha eletrônica". Dados exportados: Nome Completo, Ref. Bibliográfica, EMail, Divulgação do EMail?, URL Curriculum, Home Page.

As opções de edição e exclusão estão disponíveis apenas para usuários da SoluçãoATRIO com perfil que contemple este direito.

Descrição

Filtros de busca de Corpo Social
Resultado da busca de Corpo Social
  • No Menu Principal, acionar ‘Corpo Social’.
  • Apresentada tela com a opção ‘Buscar’. Esta opção é um link para consulta, alteração ou exclusão de registros previamente cadastrados.
  • Fluxo de eventos:
    1. Apresentado formulário com ‘filtros de busca’ para recuperação da pessoa.
    2. Usuário preenche ‘filtro de busca’ do formulário e o ‘submete’.
    3. São recuperados todos os registros da BaseATRIO que satisfizerem os filtros estabelecidos.
    4. De acordo com os direitos do usuário, esses registros podem ser exportados em um formato "planilha eletrônica" Exportar (formato "planilha eletrônica") onde constam Nome Completo, Divulgação do EMail?, Ref. Bibliográfica, EMail, URL Curriculum, Home Page;
    5. Para cada registro recuperado está disponível um link que dá acesso ao dados da pessoa escolhida.
    6. Apresentada a ‘Folha de Rosto da Pessoa’ com os dados registrados e opções (links) para:
      • exclusão da pessoa;
      • alteração/complementação dos dados básicos;
      • formulário de documentos (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de endereços (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de telefones (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de dados bancários (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de qualificações (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de habilitações (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de vínculos (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de outros vínculos (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de atuações (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de linhas de pesquisa (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de orientações (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de auxílios (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de requisitos (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de referências & citações (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário [todas as opções] (alteração/inclusão/exclusão);
    7. Para cada formulário, de acordo com os direitos do usuário:
      • Usuário preenche formulário e o ‘submete’.
      • Enquanto a validação do formulário detectar erro no preenchimento, o formulário voltará a ser exibido, apresentando os erros detectados.
      • Quando a validação detectar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na BaseATRIO.
      • Se registro do formulário ‘Ok’, é apresentada a ‘Folha de Rosto’ da respectiva opção com os dados registrados e opções (links) para continuar editando este formulário (alteração/inclusão/exclusão) e retorno para a ‘Folha de Rosto da Pessoa’.

Pós-condições

Atribuição de Perfil de Acesso (Direitos) de acordo com as ‘Atuações’e ‘Orientações’

Conteúdos

Dados básicos

  • Nome Completo
  • Ref. Bibliográfica: nome para referência bibliográfica.
  • Sexo: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Nacionalidade: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Data Nascimento: formato 'dd/mm/aaaa'.
  • País Nascimento: tabelado.
  • Email: correio eletrônico.
  • Divulgação do EMail?: quando assinalado "Sim" divulgado nas consultas públicas.
  • URL Curriculum: endereço web do Currículo.
  • Home Page: endereço da página pessoal.
  • Nome de usuário.

Documentos

Registro dos números dos documentos de uma Pessoa.

Para inclusão do registro de uma pessoa é obrigatória a informação de um documento. Preferencialmente, informar CPF ou Passaporte.

  • Tipo do Documento: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis)
  • Número do Documento.
  • Orgão Emissor do Documento.
  • País Emissor do Documento: tabelado.

Endereços

Registro dos endereços de uma Pessoa.

  • Tipo do Endereço: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Logradouro: referência completa - rua, número e complementos, bairro ou distrito.
  • Cidade
  • Estado: Unidade da Federação.
  • Código Postal: Código de Endereçamento Postal (CEP/ZIP).
  • País: tabelado.

Telefones

Registro dos números de telefone de uma Pessoa.

  • Tipo do Telefone: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Número do telefone: incluindo DDD, DDI.
O Tipo de Telefone "institucional" tem o número divulgado no SOMOS.

Dados bancários

  • Banco: código, DV e nome do banco.
  • Agência: código, DV e nome da agência.
  • Conta Corrente: número e DV.
  • BIC: Bank Identifier Code.
  • IBAN: International Bank Account Number.
  • Observação: campo livre.

Qualificações

Registro das qualificações de uma Pessoa.

  • Nível da qualificação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Início: mês / ano início da qualificação; formato 'mm/aaaa'.
  • Fim: mês / ano fim da qualificação; formato 'mm/aaaa'.
  • Área de Conhecimento da qualificação: tabelado.
  • Curso
  • Sigla, Nome e País da IES (Instituição de Ensino Superior).

Habilitações

Consulta das habilitações de uma Pessoa.

  • Unidade de Pesquisa
  • Equipamento
  • Início: mês / ano início da habilitação; formato 'mm/aaaa'.
  • Fim: mês / ano fim da habilitação; formato 'mm/aaaa'.

Vínculos

Registro de vínculos de uma Pessoa com quaisquer instituições.

  • Sigla, Nome e Pais da Instituição que a pessoa mantém algum vínculo.
  • Tipo da instituição: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Tipo de vínculo que a pessoa mantém com essa instituição; domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Início: mês / ano início do vínculo; formato 'mm/aaaa'.
  • Fim: mês / ano fim do vínculo; formato 'mm/aaaa'.
  • Situação do vínculo: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Cargo ou função que ocupa.
  • Comentários: campo livre.

Atuações

Registro das atuações de uma Pessoa com a insituição.

  • Tipo de Atuação que a pessoa mantém com o insituição . Domínio Discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Início: mês / ano início da atuação; formato 'mm/aaaa'.
  • Fim: mês / ano fim da atuação; formato 'mm/aaaa'.
  • Comentários: campo livre.

Linhas de Pesquisa

Registro das várias Linhas de Pesquisa a que estejam relacionadas as atividades de cada Pessoa.

  • Linha de Pesquisa. Domínio Discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Início: mês / ano início do relacionamento da pessoa com a Linha de Pesquisa; formato 'mm/aaaa'.
  • Fim: mês / ano fim do relacionamento da pessoa com a Linha de Pesquisa; formato 'mm/aaaa'.
  • Situação do relacionamento da pessoa com a Linha de Pesquisa; domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).

Orientações

Orientados

  • Nível da orientação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Orientado: preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na base.
  • Participação do orientador: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Início: mês / ano início da orientação; formato 'mm/aaaa'.
  • Fim: mês / ano fim da orientação; formato 'mm/aaaa'.
  • Situação da orientação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Observação: campo livre. Pode ser utilizado para descrição do ‘Tema da Orientação’.

Para orientações de alunos de graduação da IES:

  • Matrícula na IES: formato 'mm/aaaa'.
  • Com bolsa?: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).

Para orientações com bolsa:

  • Bolsa:domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Financiador da bolsa: preenchido através de ´Busca´ que recupera registros previamente cadastrados na base através do Módulo Programa: Financiadores

Orientadores

  • Nível da orientação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Orientado: preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na base.
  • Participação do orientador: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Início: mês / ano início da orientação; formato 'mm/aaaa'.
  • Fim: mês / ano fim da orientação; formato 'mm/aaaa'.
  • Situação da orientação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Observação: campo livre. Pode ser utilizado para descrição do ‘Tema da Orientação’

Auxílios

Acompanhamento Discente: Requisitos
  • Auxílio: preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na base.
  • Valor do auxílio.
  • Data em que o relatório (expressão genérica de descrição de conteúdos técnico/científicos e financeiros) foi entregue. A situação é inferida a partir da comparação das datas Prazo Relatório e Entrega Relatório.
  • Observação: campo livre.

Requisitos

  • Requisito: preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na base.
  • Data prevista para o cumprimento do requisito.
  • Data que o requisito foi cumprido. A situação será inferida a partir da comparação das datas Previsão e Realização.
  • Observação: campo livre.

Referências & Citações

  • Base: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Identificador: identificador do usuário na base.
  • Nomes alternativos
  • Total de citações
  • Número de trabalhos
  • Indice H
  • Data: dia/mês / ano início da informação.
  • Observações: campo livre.

Perfis de acesso

Os perfís de acesso correspondem a distintos direitos de inclusão e edição de informações na base de dados. Eles podem ser derivados ou atribuídos. Os perfis derivados são automaticamente estabelecidos pelo Sistema, a partir da caracterização dos ‘Vínculos’ e ‘Atuações’. Estes perfis estão disponíveis neste formulário apenas para consulta. Os perfis atribuídos podem ser incluídos, alterados ou excluídos através deste formulário.

  • Perfil: Tipo de perfil a ser atribuído à pessoa: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Início: mês / ano início de vigência do Perfil; formato 'mm/aaaa'.
  • Fim: mês / ano fim de vigência do Perfil; formato 'mm/aaaa'.
  • Situação do perfil: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Comentários: campo livre.
Ver Tabela Perfis de Acesso

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