Ciclos-SEL

De Adjutorium

Edição feita às 02h08min de 29 de abril de 2020 por AdminScire (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

< Atrio-SEL

Tabela de conteúdo

O que é

Objetivo: o módulo Ciclo presta-se ao registro de informações específicas de um Ciclo de um Processo Seletivo.

  • Não há limitações relativamente ao número de Ciclos em cada ano.
  • Para cada Ciclo, as informações a serem registradas referem-se a
  • Dados Básicos: caracterização de um determinado Ciclo.
  • Formulários Complementares: caracterização complementar do Ciclo a ser configurada pelo usuário.
  • Inscrições: definição do período de inscrições; indicação da situação corrente do processo de inscrição, opção se o formulário de inscrição terá documentos anexados e quais documentos.
  • Áreas: definição das áreas em qu o processo seletivo será subdividido.
  • Banca Examinadora: registro dos integrantes da Banca Examinadora; indicação da situação corrente da participação de um integrante.
  • Etapas: caracterização das etapas do Ciclo.
  • Candidaturas: Buscar por Etapa: busca para recuperação de informações dos candidatos em cada etapa do Ciclo.
  • Cada Ciclo pode compreender várias Etapas. Para cada uma delas é possível registrar:
  • dados de identificação;
  • ordem de execução;
  • período e situação da realização da etapa;
  • situação e forma de divulgação.

Como Funciona

Inclusão

Sumário & Pré-condições

Inclusão de um Ciclo na BaseAtrio.

Função disponível apenas para usuários do ATRIO cujo perfil contemple este direito.

Descrição

  • No Menu Principal, acionar ‘Ciclo’.
  • Apresentada tela com a opção ‘Incluir’. Esta opção é um link para inclusão de novos registros.
  • Fluxo de eventos:
    1. Apresentado formulário para inclusão dos dados básicos do Ciclo.
    2. Usuário preenche formulário de inclusão e o ‘submete’.
    3. Se a validação do formulário detectar erros no preenchimento, o formulário volta a ser exibido, para correção. Os erros detectados são exibidos.
    4. Quando a validação indicar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na BaseAtrio.

Consulta / Alteração / Exclusão

Sumário & Pré-condições

Recuperação dos dados de um Ciclo da BaseAtrio, para consulta, alteração de dados já registrados ou sua eliminação da base de dados.

As opções de edição e exclusão estão disponíveis apenas para usuários ATRIO com perfil que contemple este direito.

Descrição

  • No Menu Principal, acionar ‘Ciclo’.
  • Apresentada tela com a opção ‘Buscar’. Esta opção é um link para consulta, alteração ou exclusão de registros previamente cadastrados.
  • Fluxo de eventos:
    1. Apresentado formulário com ‘filtros de busca’ para recuperação do Ciclo.
    2. Usuário preenche ‘filtro de busca’ do formulário e o ‘submete’.
    3. Recuperados todos os registros a Base de Dados que satisfizerem os filtros estabelecidos.
    4. Para cada registro recuperado está disponível um link que dá acesso ao dados do Ciclo escolhido.
    5. Apresentada a ‘Folha de Rosto do Ciclo' com os dados registrados e opções (links) para:
      • exclusão do requisito;
      • alteração/complementação dos dados básicos;
      • formulário de dados de formulários complementares relacionados ao Ciclo (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de dados de inscrições relacionados ao Ciclo (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de dados de áreas relacionados ao Ciclo (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário da banca examinadora (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de etapas (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário [todas as opções] (alteração/inclusão/exclusão);
      • acesso às candidaturas do Ciclo - buscar por etapa.
    6. Para cada formulário, de acordo com os direitos do usuário:
      • Usuário preenche formulário e o ‘submete’.
      • Enquanto a validação do formulário detectar erro no preenchimento, o formulário voltará a ser exibido, apresentando os erros detectados.
      • Quando a validação detectar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na Base de Dados.
      • Se registro do formulário ‘Ok’, é apresentada a ‘Folha de Rosto’ da respectiva opção com os dados registrados e opções (links) para continuar edição deste formulário (alteração/inclusão/exclusão) e retorno para a ‘Folha de Rosto do Ciclo'.

Formulário de Incrição

  • O Formulário de Inscrição objetiva:
  • registrar dados básicos de identificação e endereçamento do candidato e caracterização do seu perfil;
  • inferir características estatísticas da demanda (conjunto de candidatos) num dado Ciclo;
  • inferir características estatísticas da sequência histórica da demanda relativamente a vários Ciclos.
  • O Formulário de Inscrição não fornece informações de conteúdo para a avaliação qualitativa do candidato.
  • Estas informações devem constar em documentação adicional, eventualmente exigida dos candidatos.

Divulgação dos Resultados

  • Divulgação do resultado da seleção:
  • Alguns formatos de relatórios com resultados de etapas do Ciclo já estão pré-definidos;
  • O acesso ao relatório pode ser posto, mediante um link, em portal apropriado.
  • Caso nenhum dos formatos seja adequado atenda ou se for necessária alguma modificação de "lay-out", um novo html pode ser gerado e salvo como uma planilha excel ou um documento word.
  • Mediante os filtros disponíveis, é possível Buscar Candidatos. O resultado desta busca pode ser uma relação com os conteúdos de qualquer uma das etapas do ciclo. Esta relação pode ser salva como uma planilha excel, a ser utilizada pelo usuário final.
  • Por exemplo, se a etapa ´Homologação da Candidatura´ for eliminatória, é possível gerar uma lista com os ´aprovados´, que estão aptos para a próxima etapa. A partir da lista gerada, é possível ter acesso - inclusive para edição - aos dados da candidatura e aos dados específicos daquela etapa.

Conteúdo

Dados Básicos

  • Referência para identificação do Ciclo: campo livre.
  • Nível do Ciclo: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Situação do Ciclo: domínio discreto (seleção entre opções disponíveis).
  • Comentários: campo livre.

Formulário Complementar

  • Ordem de exibição das áreas.
  • Nome: denominação do formulário em português e inglês
  • Formulário: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis). Uma nova opção pode ser demandada pelo usuário.
  • Observações: campo livre.

Inscrições

  • Início do período de inscrições; formato 'dd/mm/aaaa hh:mm'.
  • Fim do período de inscrições; formato 'dd/mm/aaaa hh:mm'.
  • Situação do processo de inscrições: domínio discreto (seleção entre opções disponíveis).
  • Acesso público ao Módulo "Inscrição por Formulário": dentro do período definido e se situação = "Em andamento".
  • Acesso público ao Módulo "Inscrição por Formulário com documentos anexos" (Com Login)": dentro do período definido e se situação = "Em andamento". Neste caso, deverão ser definidos quais o documentos a serem anexados, suas obrigatoriedades e suas traduções para o inglês.

Áreas

  • Ordem de exibição das áreas.
  • Sigla
  • Área: denominaão da área em portugu^s e inglês
  • Observações: campo livre.

Banca Examinadora

  • Examinador: preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na BaseAtrio.
  • Situação da atuação do Examinador na Banca: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Comentários: campo livre.

Etapas

  • Ordem de execução da etapa.
  • Etapa: referência para identificação da etapa.
  • Início do período da etapa; formato 'dd/mm/aaaa'.
  • Fim do período da etapa; formato 'dd/mm/aaaa'.
  • Situação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Situação da divulgação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis);
  • este atributo libera o acesso público à divulgação do resultado destes etapa.
  • Modelo de divulgação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Observação: campo livre.

Candidaturas: Buscar por Etapa

  • Para etapa especificada do Ciclo, busca de candidato ou de relação de candidatos a serem selecionados mediante os critérios de busca.
  • As informações recuperadas da BaseAtrio podem ser exportadas para planilha excel.
  • Especificação da Busca:
  • Etapa: especificação da Etapa e especificação da situação dos candidatos (seleção entre as opções disponíveis);
  • Número de inscrição: informação para recuperação de determinada candidatura;
  • Nome completo: informação para recuperação de determinada candidatura;
  • Nível: informação para recuperação de candidaturas a curso de nível especificado (seleção entre as opções disponíveis);
  • Etapa de exibição: 'destino'.
  • Resultado da Busca:
  • Nome completo: nome dos candidatos que satisfazem aos critérios de busca;
  • Número de inscrição: número de inscrição dos candidatos que satisfazem aos critérios de busca;
  • Nível: nível do curso pretendido pelo candidato;
  • Etapa a que se refere a busca:
  • Nota: nota do candidato na etapa a que se refere o Resultado da Busca;
  • Situação: situação do candidato na etapa a que se o Resultado da Busca.
  • Ações sobre o Resultado da Busca:
  • Candidatura: nome dos candidatos que satisfazem aos critérios de busca;
  • Editar (em janela auxiliar): abre janela para eventual alteração da Nota e Situação do candidato selecionado.
  • Nota: possibilidade de alteração da Nota do candidato na etapa a que se refere o Resultado da Busca;
  • Situação: possibilidade de alteração da Situação do candidato na etapa a que se refere o Resultado da Busca;
  • Comentários: possibilidade de edição de Comentário sobre o candidato na etapa a que se refere o Resultado da Busca.


^ Topo

Ferramentas pessoais