Adenda

De Adjutorium

Edição feita às 21h15min de 3 de dezembro de 2014 por AdminScire (disc | contribs)

Tabela de conteúdo

Entrada no Módulo

Importação de dados para a BaseATRIO

O procedimento descrito em seguida deve ser utilizado para transferência de dados de Sistemas Acadêmicos da Instituição para a BaseATRIO.

Recomendações Gerais

Recomendamos seguir estrita e cuidadosamente o procedimento descrito visando preservar a qualidade da BaseATRIO do Programa.

Especialmente, deve-se atentar para a não duplicação de registros. Uma vez configuradas na BaseATRIO, essas duplicações são dificeis de eliminar e prejudicam a precisão dos indicadores.

Formatos de Importação

Cada formato de importação requer a preparação de uma planilha específica, do tipo .xls, contendo os dados a importar.

Para as obrigatoriedades e as regras de preenchimento, ver "Planilha modelo". Os formatos disponíveis são:

Importar

Função Importar

Selecione o formato de importação desejado. Em seguida, apresente o arquivo .xls, contendo os dados a importar no formato selecionado.

Os dados da planilha serão então transferidos, sendo apresentada uma "simulação" do efeito da importação.

Em seguida, são verificadas as regras e obrigatoriedades estabelecidas para o formato selecionado (este procedimento poderá levar alguns minutos).

Erros e Avisos

Caso sejam apresentados erros ou avisos:

  • Observe os avisos e corrija os erros diretamente na planilha;
  • Re-inicie o procedimento, apresentando a planilha corrigida;
  • Repita o procedimento, se necessário, até que não haja mais erros;
  • Na ausência de erros, será apresentado botão "Incluir";
  • Pressionado o botão "Incluir", é feita, de forma irreversível, a importação de todos os dados da planilha para a BaseAtrio (este procedimento poderá levar alguns minutos).
Erros e Avisos gerais
  • Cabeçalho da planilha inválido.
  • Dados para importação não identificados.
  • Dados da planilha inválidos.
  • Máximo de linhas da planilha excedido.
  • Simulação ok! Planilha liberada para inclusão na BaseAtrio.
  • Execução ok! Dados da planilha importados com sucesso.
  • [Simulação] Dados da planilha inválidos.
  • [Execução] Dados da planilha inválidos.

Os erros e avisos específicos de cada formato são relacionados em seguida.

^ Topo

Cadastramento de Dados Básicos Corpo Social

Formato de Importação
  • CPF: [não obrigatório] CPF da pessoa. [formato: 99999999999 somente números]
  • NOME: [obrigatório] Nome completo.
  • REF. BIBLIOGRAFICA: [não obrigatório] Nome de referência bibliográfica. Se não informado é assumido: [último nome], [1ª letra de cada um dos outros nomes].
  • SEXO: [obrigatório] Atributo sexo do aluno. [domínio: MASCULINO,MASC,M,MALE; FEMININO,FEM,F,FEMALE]
  • NACIONALIDADE: [obrigatório] Nacionalidade do aluno. [domínio: BRASILEIRA,BR,B,CITIZEN; ESTRANGEIRA,EST,E,FOREIGN]
  • DATA NASCIMENTO: [não obrigatório] Data de nascimento [formato: DD/MM/AAAA]
  • PAIS NASCIMENTO: [não obrigatório] País de nascimento.[Domínio: ver Planilha modelo, aba Países]
  • EMAIL: [não obrigatório] Email.
  • DIVULGACAO EMAIL: [não obrigatório] Autorização para divulgação do email.[domínio: SIM,Y,YES,ON; NÃO,NAO,N,NO,OFF]
  • URL CURRICULUM: [não obrigatório] URL Curriculum.
  • HOME PAGE: [não obrigatório] Home Page.
Erros e Avisos
  • CPF não informado.
  • CPF inválido.
  • Nome não informado.
  • Atributo sexo não informado.
  • Atributo sexo inválido.
  • Nacionalidade não informada.
  • Nacionalidade inválida.
  • Matrícula não informada.
  • Nível não informado.
  • Nível inválido.
  • Nível inexistente no Programa.
  • Início não informado.
  • Início inválido.
  • Fim inválido.
  • Situação inválida.
  • Fim não informado para situação diferente de ativa.

^ Topo

Cadastramento de Alunos

Formato Cadastramento de Alunos
Formato de Importação
  • CPF: [obrigatório] CPF do aluno. [formato: 99999999999 somente números]
  • NOME: [obrigatório] Nome completo do aluno.
  • EMAIL: [não obrigatório] Email do aluno.
  • SEXO: [obrigatório] Atributo sexo do aluno. [domínio: MASCULINO,MASC,M,MALE; FEMININO,FEM,F,FEMALE]
  • NACIONALIDADE: [obrigatório] Nacionalidade do aluno. [domínio: BRASILEIRA,BR,B,CITIZEN; ESTRANGEIRA,EST,E,FOREIGN]
  • MATRICULA: [obrigatório] Número da matrícula do aluno no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • NIVEL: [obrigatório] Nível do curso do aluno. [domínio: MESTRADO,ME,M,MASTER; DOUTORADO,DO,D,DOCTOR; PROFISSIONAL,MF,F,MASTER_PROFESSIONAL]
  • INICIO: [obrigatório] Mês/ano de início do vínculo do aluno no curso. [formato: MM/AAAA]
  • FIM: Mês/ano de fim do vínculo do aluno no curso. [obrigatório] se informada situação diferente de ativa. [formato: MM/AAAA]
  • SITUACAO: Situação do vínculo do aluno no curso. Se não informada é assumida ativa. [obrigatório] se informado mês/ano de fim do vínculo. [domínio: ATIVO,ACTIVE; CONCLUIDO,TITULADO,FINISHED; TRANCADO,SUSPENSO,SUSPENDED; CANCELADO,CANCEL; INATIVO,INACTIVE]
Erros e Avisos
  • CPF não informado.
  • CPF inválido.
  • Nome não informado.
  • Atributo sexo não informado.
  • Atributo sexo inválido.
  • Nacionalidade não informada.
  • Nacionalidade inválida.
  • Matrícula não informada.
  • Nível não informado.
  • Nível inválido.
  • Nível inexistente no Programa.
  • Início não informado.
  • Início inválido.
  • Fim inválido.
  • Situação inválida.
  • Fim não informado para situação diferente de ativa.

^ Topo

Cadastramento de Turmas

Formato Cadastramento de Turmas
Formato de Importação
  • PERIODO LETIVO: [obrigatório] Período letivo. [formato: AAAA/9]
  • CODIGO DISCIPLINA: [obrigatório] Código da disciplina no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • CODIGO TURMA: [não obrigatório] Código da turma no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • SUB-TITULO: [não obrigatório] Sub-título da turma.
  • CREDITOS: [não obrigatório] Número de créditos da turma. Se não informado é assumido o número de créditos da disciplina. [formato: 9999.99]
  • CARGA HORARIA: [não obrigatório] Carga horária da turma. Se não informado é assumida a carga horária da disciplina. [formato: 9999.99]
  • CPF PROFESSOR: [não obrigatório] CPF do professor. [formato: 99999999999 somente números].Quando informado, é assumida Atuação Docente=Individual e Carga Horária Docente = Carga Horária Turma. nota: ver também modelo Inclusão de Professores em Turmas.
Erros e Avisos
  • Período letivo não informado.
  • Período letivo inválido.
  • Código da disciplina não informado.
  • Número de créditos da turma inválido.
  • Carga horária da turma inválida.
  • CPF do professor inválido.


^ Topo

Inclusão de Professores em Turmas

Formato Inclusão de Professores em Turmas
Formato de Importação
  • PERIODO LETIVO: [obrigatório] Período letivo. [formato: AAAA/9]
  • CODIGO DISCIPLINA: [obrigatório] Código da disciplina no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • CODIGO TURMA: [não obrigatório] Código da turma no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • CPF PROFESSOR: [obrigatório] CPF do professor. [formato: 99999999999 somente números] nota: ver também modelo Cadastramento de Turmas.
  • CARGA HORARIA: [obrigatório] Carga horária do professor na turma. [formato: 9999.99]
Erros e Avisos
  • Período letivo não informado.
  • Período letivo inváido.
  • Código da disciplina não informado.
  • CPF do professor não informado.
  • CPF do professor inváido.
  • Carga horária do professor não informada.
  • Carga horária do professor inválida. [formato\: 9999.99].
  • Turma 'Atuação Docente' assumida como 'Individual' (carga horária do professor igual à carga horária da turma).
  • Turma 'Atuação Docente' assumida como 'Compartilhada' (total carga horária dos professores igual à carga horária da turma).
  • Turma 'Atuação Docente' assumida como 'Simultânea' (total carga horária dos professores maior que a carga horária da turma).
  • Turma 'Atuação Docente' mantida como 'indefinida|Individual|Compartilhada|Simultânea' (total carga horária dos professores menor que a carga horária da turma).

^ Topo

Inclusão de Alunos em Turmas

Formato Inclusão de Alunos em Turmas
Formato de Importação
  • PERIODO LETIVO: [obrigatório] Período letivo. [formato: AAAA/9]
  • CODIGO DISCIPLINA: [obrigatório] Código da disciplina no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • CODIGO TURMA: [não obrigatório] Código da turma no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • MATRICULA: [obrigatório] Número da matrícula do aluno no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • NIVEL: [não obrigatório] Nível do curso do aluno. Se não informado é assumido o nível do vínculo do aluno no curso.
  • SITUACAO: Situação do aluno na turma. Se não informado é assumido inscrito. [domínio: INSCRITO; APROVADO; REPROVADO; TRANCADO; PENDENTE]
  • NOTA: [não obrigatório] Nota do aluno na turma.
  • PERCENTUAL FREQUENCIA: [não obrigatório] Percentual de frequência do aluno na turma.Número inteiro entre 0 e 100.
Erros e Avisos
Função Exportar
  • Período letivo não informado.
  • Período letivo inválido.
  • Código da disciplina não informado.
  • Matrícula não informada.
  • Situação inválida.
  • Nível inválido.
  • Nível inexistente no Programa.


^ Topo

Consultar Importações

Lista das importações realizadas apresentada em ordem descrescente de data.

Dicas

  • não altere o título das colunas;
  • não altere a sequência das colunas;
  • não acrescente qualquer coluna;
  • não acrescentes novas "abas" (sheets);
  • certifique-se que linhas não utilizadas sejam eliminadas usando "excluir" (delete) e não simplesmente "limpar conteúdo" (clear contents);
  • certifique-se que os conteúdos sejam expressos em caracteres sem formato específico; mantenha os conteúdos no formato "Geral" (General): caracteres sem formatação de data, numérico etc.

^ Topo

Exportar

Selecione o formato de exportação desejado. Em seguida, informe os filtros e acione "Exportar".

Será gerada a planilha no formato e conteúdos correspondentes (este procedimento poderá levar alguns minutos).

nota: Salve a planilha em diretório de sua preferência, para posterior importação na BaseATRIO de destino.

Os formatos de exportação equivalem aos formatos de importação de planilhas específicas, do tipo .xls.


Ver Tabela Perfis de Acesso
Ferramentas pessoais