Adenda

De Adjutorium

(Diferença entre revisões)
(Formato de Importação)
(Formato de Importação)
 
(226 edições intermediárias não estão sendo exibidas.)
Linha 3: Linha 3:
|}
|}
-
[[image:AdendaHome.gif|thumb|right|Entrada no Módulo]]
+
[[image:AdendaHome2.png|thumb|right|Entrada no Módulo]]
-
'''Importações para BaseATRIO''':
+
'''Importação de dados para a BaseATRIO'''  
-
O procedimento descrito a seguir deve ser utilizado para transferência de dados de Sistemas Acadêmicos da Instituição para a BaseATRIO.
+
O procedimento descrito em seguida deve ser utilizado para transferência de dados de outros Sistemas para a BaseATRIO.
-
====Importar====
+
===Recomendações Gerais===
-
[[image:AdendaImportarHome.gif|thumb|right|Função Importar]]
+
Recomendamos seguir estrita e cuidadosamente o procedimento descrito visando preservar a qualidade da BaseATRIO do Programa.
-
Selecione o formato de importação desejado e informe/apresente o arquivo formato XLS contendo os dados a importar no formato selecionado.
+
Especialmente, deve-se atentar para a não duplicação de registros. Uma vez configuradas na BaseATRIO, essas duplicações são dificeis de eliminar e prejudicam a precisão dos indicadores.
-
A planilha será então transferida sendo apresentada uma "simulação" do efeito da importação. São verificadas as regras e obrigatoriedades estabelecidas para o formato em questão (este procedimento poderá levar alguns minutos).
+
===Formatos de Importação===
-
====Formato de Importação====
+
Cada formato de importação requer a preparação de uma Planilha específica, do tipo .xls, contendo os dados a importar.  
-
Cada formato de importação requer uma planilha contendo dados específicos. Para as obrigatoriedades e as regras de preenchimento, ver "Planilha modelo".
+
-
Os formatos disponíveis são:
+
Para as obrigatoriedades e as regras de preenchimento, ver "Arquivo modelo". Os formatos disponíveis são:
-
:*Cadastramento de Alunos no Corpo Social
+
:*Cadastramento de Dados Básicos Corpo Social [http://www.atrio.scire.net.br/atrioprd/inXls/models/atrio-cadastramento-corpo-social--modelo-v01.xls Arquivo modelo]
-
Colunas:
+
:*Cadastramento de Alunos [http://www.atrio.scire.net.br/atrioprd/inXls/models/atrio-cadastramento-alunos--modelo-v05.xls Arquivo modelo]
-
CPF: [obrigatório] CPF do aluno.[formato: 99999999999 somente números]
+
:*Cadastramento de Turmas [http://www.atrio.scire.net.br/atrioprd/inXls/models/atrio-cadastramento-turmas--modelo-v01.xls Arquivo modelo]
-
NOME EMAIL SEXO NACIONALIDADE MATRICULA NIVEL INICIO FIM SITUACAO
+
:*Inclusão de Professores em Turmas [http://www.atrio.scire.net.br/atrioprd/inXls/models/atrio-inclusao-professores-turma--modelo-v02.xls Arquivo modelo]
 +
:*Inclusão de Alunos em Turmas [http://www.atrio.scire.net.br/atrioprd/inXls/models/atrio-inclusao-alunos-turma--modelo-v03.xls Arquivo modelo]
 +
:*Atualização de Tabela ISI-JCR - Journal Citation Reports [http://www.atrio.scire.net.br/atrioprd/inXls/models/atrio-atualizacao-isi-jcr-wos--modelo-v02.xls Arquivo modelo]
 +
:*Atualização de Citações - Formato Genérico  [http://www.atrio.scire.net.br/atrioprd/inXls/models/atrio-atualizacao-citacoes-producao--modelo-v03.xls Arquivo modelo]
 +
:*Atualização de Citações - Formato Web of Science  [http://www.atrio.scire.net.br/atrioprd/inXls/models/atrio-atualizacao-citacoes-producao-wos--modelo-v03.xls Arquivo modelo]
 +
:*Atualização de Citações - Formato Scopus  [http://www.atrio.scire.net.br/atrioprd/inXls/models/atrio-atualizacao-citacoes-producao-scopus--modelo-v02.xls Arquivo modelo]
 +
===Importar===
-
:*Cadastramento de Turmas
+
[[image:AdendaImportarHome2.png|thumb|right|Função Importar]]
 +
Selecione o formato de importação desejado. Em seguida, apresente o arquivo .xls, contendo os dados a importar no formato selecionado.
-
:*Registro/Inclusão de Professores em Turmas
+
Os dados da planilha serão então transferidos, sendo apresentada uma "simulação" do efeito da importação.
 +
Em seguida, são verificadas as regras e obrigatoriedades estabelecidas para o formato selecionado (este procedimento poderá levar alguns minutos).
-
:*Registro/Inclusão de Alunos em Turmas
+
====Erros e Avisos====
 +
 
 +
Caso sejam apresentados erros ou avisos:
 +
:*Observe os avisos e corrija os erros diretamente na planilha;
 +
:*Re-inicie o procedimento, apresentando a planilha corrigida;
 +
:*Repita o procedimento, se necessário, até que não haja mais erros;
 +
:*Na ausência de erros, será apresentado botão "Incluir";
 +
:*Pressionado o botão "Incluir", é feita, de forma irreversível, a importação de todos os dados da planilha para a BaseAtrio (este procedimento poderá levar alguns minutos).
 +
 
 +
=====Erros e Avisos gerais=====
 +
:*Cabeçalho da planilha inválido.
 +
:*Dados para importação não identificados.
 +
:*Dados da planilha inválidos.
 +
:*Máximo de linhas da planilha excedido.
 +
:*Simulação ok! Planilha liberada para inclusão na BaseAtrio.
 +
:*Execução ok! Dados da planilha importados com sucesso.
 +
:*[Simulação] Dados da planilha inválidos.
 +
:*[Execução] Dados da planilha inválidos.
 +
 
 +
Os erros e avisos específicos de cada formato são relacionados em seguida.
[[#top|<font size=2> ^ Topo</font>]]
[[#top|<font size=2> ^ Topo</font>]]
-
====Erros e Avisos====
+
====Cadastramento de Dados Básicos Corpo Social====
-
Caso sejam apresentados erros ou avisos:
+
=====Formato de Importação=====
-
:*Observe os avisos e corrija os erros diretamente na planilha
+
:*'''CPF''': [não obrigatório] CPF da pessoa. [formato: 99999999999 somente números]
-
:*Re-inicie o procedimento, apresentando a planilha corrigida
+
:*'''NOME''': [obrigatório] Nome completo.
-
:*Repita o procedimento até que não haja mais erros
+
:*'''REF. BIBLIOGRAFICA''': [não obrigatório] Nome de referência bibliográfica. Se não informado é assumido: [último nome], [1ª letra de cada um dos outros nomes].
-
:*Na ausência de erros, será apresentado botão "Incluir" que, uma vez acionado, realizará, de forma irreverssível, a importação de todos os dados da planilha para a BaseAtrio. (este procedimento poderá levar alguns minutos)
+
:*'''SEXO''': [obrigatório] Atributo sexo do aluno. [domínio: MASCULINO,MASC,M,MALE; FEMININO,FEM,F,FEMALE]
 +
:*'''NACIONALIDADE''': [obrigatório] Nacionalidade do aluno. [domínio: BRASILEIRA,BR,B,CITIZEN; ESTRANGEIRA,EST,E,FOREIGN]
 +
:*'''DATA NASCIMENTO''': [não obrigatório] Data de nascimento [formato: DD/MM/AAAA]
 +
:*'''PAIS NASCIMENTO''': [não obrigatório] País de nascimento.[Domínio: ver Planilha modelo, aba Países]
 +
:*'''EMAIL''': [não obrigatório] Email.
 +
:*'''DIVULGACAO EMAIL''': [não obrigatório] Autorização para divulgação do email.[domínio: SIM,Y,YES,ON; NÃO,NAO,N,NO,OFF]
 +
:*'''URL CURRICULUM''': [não obrigatório] URL Curriculum.
 +
:*'''HOME PAGE''': [não obrigatório] Home Page.
-
=====Cadastramento de Alunos no Corpo Social=====
+
=====Erros e Avisos=====
-
[[image:AdendaErrosAvisos.gif|thumb|right|Função Erros e Avisos]]
+
-
*'''''[v10.2]'''''
+
-
*
+
-
*
+
-
=====Cadastramento de Turmas=====
+
:*CPF inexistente.
-
[[image:AdendaErrosAvisos2.gif|thumb|right|Função Erros e Avisos]]
+
:*CPF não informado.
-
*
+
:*CPF inválido.
-
*
+
:*Nome não informado.
-
*
+
:*Atributo sexo não informado.
 +
:*Atributo sexo inválido.
 +
:*Nacionalidade não informada.
 +
:*Nacionalidade inválida.
 +
:*Data de Nascimento inválida.
 +
:*Desconsiderado país de nascimento não identificado.
 +
:*Autorização para divulgação do email inválida.
-
=====Registro/Inclusão de Professores em Turmas=====
+
[[#top|<font size=2> ^ Topo</font>]]
-
*
+
-
*
+
-
*
+
-
=====Registro/Inclusão de Alunos em Turmas=====
+
====Cadastramento de Alunos====
-
*
+
[[image:AdendaCadastramentoAlunos.gif|thumb|right|Formato Cadastramento de Alunos]]
-
*
+
-
*
+
 +
=====Formato de Importação=====
 +
:*'''CPF''': CPF do aluno.  [obrigatório] se situação do vínculo ativa. [formato: 99999999999 somente números]
 +
:*'''NOME''': [obrigatório] Nome completo do aluno.
 +
:*'''EMAIL''': [não obrigatório] Email do aluno.
 +
:*'''SEXO''': [obrigatório] Atributo sexo do aluno. [domínio: MASCULINO,MASC,M,MALE; FEMININO,FEM,F,FEMALE]
 +
:*'''NACIONALIDADE''': [obrigatório] Nacionalidade do aluno. [domínio: BRASILEIRA,BR,B,CITIZEN; ESTRANGEIRA,EST,E,FOREIGN]
 +
:*'''VINCULO''': [obrigatório] Tipo de vínculo do aluno no curso. [domínio: REGULAR; ESPECIAL; AVULSO]
 +
:*'''MATRICULA''': [obrigatório] Número da matrícula do aluno no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
 +
:*'''NIVEL''': [obrigatório] Nível do curso do aluno. [domínio: MESTRADO,ME,M,MASTER; DOUTORADO,DO,D,DOCTOR; PROFISSIONAL,MF,F,MASTER_PROFESSIONAL]
 +
:*'''INICIO''': [obrigatório] Mês/ano de início do vínculo do aluno no curso. [formato: MM/AAAA]
 +
:*'''FIM''': Mês/ano de fim do vínculo do aluno no curso. [obrigatório] se informada situação diferente de ativa. [formato: MM/AAAA]
 +
:*'''SITUACAO''': Situação do vínculo do aluno no curso. Se não informada é assumida ativa. [obrigatório] se informado mês/ano de fim do vínculo. [domínio: ATIVO,ACTIVE; CONCLUIDO,TITULADO,FINISHED; TRANCADO,SUSPENSO,SUSPENDED; CANCELADO,CANCEL; INATIVO,INACTIVE]
 +
 +
=====Erros e Avisos=====
 +
 +
:*CPF não informado.
 +
:*CPF inválido.
 +
:*Nome não informado.
 +
:*Atributo sexo não informado.
 +
:*Atributo sexo inválido.
 +
:*Nacionalidade não informada.
 +
:*Nacionalidade inválida.
 +
:*Vínculo não informado.
 +
:*Vínculo inválido.
 +
:*Matrícula não informada.
 +
:*Nível não informado.
 +
:*Nível inválido.
 +
:*Nível inexistente no Programa.
 +
:*Início não informado.
 +
:*Início inválido.
 +
:*Fim inválido.
 +
:*Situação inválida.
 +
:*Fim não informado para situação diferente de ativa.
 +
 +
[[#top|<font size=2> ^ Topo</font>]]
 +
 +
====Cadastramento de Turmas====
 +
[[image:AdendaCadastramentoTurmas.gif|thumb|right|Formato Cadastramento de Turmas]]
 +
 +
=====Formato de Importação=====
 +
 +
:*'''PERIODO LETIVO''': [obrigatório] Período letivo. [formato: AAAA/9]
 +
:*'''CODIGO DISCIPLINA''': [obrigatório] Código da disciplina no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
 +
:*'''CODIGO TURMA''': [não obrigatório] Código da turma no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
 +
:*'''SUB-TITULO''': [não obrigatório] Sub-título da turma.
 +
:*'''CREDITOS''': [não obrigatório] Número de créditos da turma. Se não informado é assumido o número de créditos da disciplina. [formato: 9999.99]
 +
:*'''CARGA HORARIA''': [não obrigatório] Carga horária da turma. Se não informado é assumida a carga horária da disciplina. [formato: 9999.99]
 +
:*'''CPF PROFESSOR''': [não obrigatório] CPF do professor. [formato: 99999999999 somente números].Quando informado, é assumida Atuação Docente=Individual e Carga Horária Docente = Carga Horária Turma. nota: ver também modelo Inclusão de Professores em Turmas.
 +
 +
=====Erros e Avisos=====
 +
 +
:*Período letivo não informado.
 +
:*Período letivo inválido.
 +
:*Código da disciplina não informado.
 +
:*Número de créditos da turma inválido.
 +
:*Carga horária da turma inválida.
 +
:*CPF do professor inválido.
 +
 +
 +
[[#top|<font size=2> ^ Topo</font>]]
 +
 +
====Inclusão de Professores em Turmas====
 +
[[image:AdendaInclusaoProfessorTurma.gif|thumb|right|Formato Inclusão de Professores em Turmas]]
 +
 +
=====Formato de Importação=====
 +
 +
:*'''PERIODO LETIVO''': [obrigatório] Período letivo. [formato: AAAA/9]
 +
:*'''CODIGO DISCIPLINA''': [obrigatório] Código da disciplina no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
 +
:*'''CODIGO TURMA''': [não obrigatório] Código da turma no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
 +
:*'''CPF PROFESSOR''': [obrigatório] CPF do professor. [formato: 99999999999 somente números] nota: ver também modelo Cadastramento de Turmas.
 +
:*'''CARGA HORARIA''': [obrigatório] Carga horária do professor na turma. [formato: 9999.99]
 +
 +
=====Erros e Avisos=====
 +
 +
:*Período letivo não informado.
 +
:*Período letivo inváido.
 +
:*Código da disciplina não informado.
 +
:*CPF do professor não informado.
 +
:*CPF do professor inváido.
 +
:*Carga horária do professor não informada.
 +
:*Carga horária do professor inválida. [formato\: 9999.99].
 +
:*Turma 'Atuação Docente' assumida como 'Individual' (carga horária do professor igual à carga horária da turma).
 +
:*Turma 'Atuação Docente' assumida como 'Compartilhada' (total carga horária dos professores igual à carga horária da turma).
 +
:*Turma 'Atuação Docente' assumida como 'Simultânea' (total carga horária dos professores maior que a carga horária da turma).
 +
:*Turma 'Atuação Docente' mantida como 'indefinida|Individual|Compartilhada|Simultânea' (total carga horária dos professores menor que a carga horária da turma).
 +
 +
[[#top|<font size=2> ^ Topo</font>]]
 +
 +
====Inclusão de Alunos em Turmas====
 +
[[image:AdendaInclusaoAlunoTurma.gif|thumb|right|Formato Inclusão de Alunos em Turmas]]
 +
 +
=====Formato de Importação=====
 +
 +
:*'''PERIODO LETIVO''': [obrigatório] Período letivo. [formato: AAAA/9]
 +
:*'''CODIGO DISCIPLINA''': [obrigatório] Código da disciplina no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
 +
:*'''CODIGO TURMA''': [não obrigatório] Código da turma no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
 +
:*'''MATRICULA''': [obrigatório] Número da matrícula do aluno no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
 +
:*'''NIVEL''': [não obrigatório] Nível do curso do aluno. Se não informado é assumido o nível do vínculo do aluno no curso.
 +
:*'''SITUACAO''': Situação do aluno na turma. Se não informado é assumido inscrito. [domínio: INSCRITO,REGISTERED; APROVADO,APPROVED; REPROVADO,FAILED; TRANCADO,DROPPED; PENDENTE,PENDING]
 +
:*'''NOTA''': [não obrigatório] Nota do aluno na turma.
 +
:*'''PERCENTUAL FREQUENCIA''': [não obrigatório] Percentual de frequência do aluno na turma.Número inteiro entre 0 e 100.
 +
 +
=====Erros e Avisos=====
 +
 +
[[image:AdendaExport.gif|thumb|right|Função Consultar Importações]]
 +
:*Período letivo não informado.
 +
:*Período letivo inválido.
 +
:*Código da disciplina não informado.
 +
:*Matrícula não informada.
 +
:*Situação inválida.
 +
:*Nível inválido.
 +
:*Nível inexistente no Programa.
 +
 +
[[#top|<font size=2> ^ Topo</font>]]
 +
 +
====Atualização de Tabela ISI-JCR - Journal Citation Reports====
 +
 +
 +
=====Formato de Importação=====
 +
:*Full Journal Title
 +
:*JCR Abbreviated Title
 +
:*ISSN
 +
:*{<year>} Total Cites
 +
:*Journal Impact Factor
 +
:*Impact Factor without Journal Self Cites
 +
:*5-Year Impact Factor
 +
:*Immediacy Index
 +
:*Citable Items
 +
:*Citable Items
 +
:*Cited Half-Life
 +
:*Eigenfactor Score
 +
:*Article Influence Score
 +
:*% Articles in Citable Items
 +
:*Average Journal Impact Factor Percentile
 +
:*Normalized Eigenfactor
 +
 +
=====Como obter o dados do JCR no Web of Science: [*1]=====
 +
 +
*Acionar site Portal de Periódicos CAPES (http://www.periodicos.capes.gov.br)
 +
 +
'''No Portal de Periódicos CAPES'''
 +
*Buscar a Base "Incites Journal Citation Reports - JCR (Clarivate Analytics)";
 +
*Acionar link apresentado [o Portal de Periódicos irá redirecionar para o site do Web of Science - Journal Citation Reports];
 +
 +
'''No site Web of Science - Journal Citation Reports'''
 +
*Realizar busca dos periódicos com os critérios desejados [*2];
 +
*No resultado apresentado, acionar função '''Customize Indicators''';
 +
*Na tela apresentada, selecionar '''TODAS''' as colunas e acionar Save;
 +
*O site exigirá login (caso não possua registro no site, deve ser feito o cadastramento solicitado);
 +
*Acionar função de Download e selecionar '''formato CSV'''
 +
*Salvar o arquivo gerado num diretório de livre escolha;
 +
 +
'''Nota 1''': O site de busca do Web of Science pode ser utilizado se operado a partir de computadores conectados à internet através de rede de instituições participantes do "Portal de Periódicos CAPES".
 +
Ver [http://www.periodicos.capes.gov.br/images/documents/Normas_Uso_Pub_Eletr%C3%B4nicas.pdf "Normas para uso das publicações eletrônicas"]
 +
 +
'''Nota 2''': Por questões de performance o ATRIO limita a 500 linhas submetidas por importação. Não há limitações no número de importações realizadas, podendo ser repetidas quantas vezes forem necessárias.
 +
 +
====Atualização de Citações - Formato Genérico====
 +
 +
 +
=====Formato de Importação=====
 +
 +
:*'''BASE''': [obrigatório] Base de dados de origem das informações, [domínio: WOS,WOS_SCIELO,SCOPUS]
 +
:*'''DOI''': DOI da produção. Se informado, torna-se desnecessária a informação dos dados de publicação {ano,issn,volume,edição/série,pág.inicial}.
 +
:*'''ANO''': Ano de publicação da produção. [obrigatório] se não informado DOI. [formato: AAAA]
 +
:*'''ISSN''': ISSN do periódico/veículo de publicação da produção. [obrigatório] se não informado DOI.
 +
:*'''VOLUME''': Volume de publicação da produção. [obrigatório] se não informado DOI.
 +
:*'''EDICAO''': Edição/Série de publicação da produção.
 +
:*'''PAGINA INICIAL''': Página inicial de publicação da produção. [obrigatório] se não informado DOI
 +
:*'''CITACOES''': Número de Citações. [formato: número inteiro entre 0 e 9999]
 +
 +
[[#top|<font size=2> ^ Topo</font>]]
 +
 +
====Atualização de Citações - Formato Web of Science====
 +
 +
=====Como obter o arquivo Web of Science (WoS): [*1]=====
 +
 +
*Acionar site Portal de Periódicos CAPES (http://www.periodicos.capes.gov.br)
 +
 +
'''No Portal de Periódicos CAPES'''
 +
*Buscar a Base "Web of Science - Coleção Principal (Clarivate Analytics)";
 +
*Acionar link apresentado [o Portal de Periódicos irá redirecionar para o site do Web of Science];
 +
 +
'''No site Web of Science'''
 +
*Certificar-se que esteja selecionada a base de dados denominada Principal Coleção do Web of Science [*2];
 +
*Realizar busca com os critérios desejados [*3];
 +
*No resultado apresentado, acionar função Salvar em outros formatos de arquivo;
 +
*Na tela apresentada, definir Número de registros e escolher as seguintes opções:
 +
**''Gravar conteúdo'': Registro completo
 +
**''Formato de arquivo'': Separado por tabulações (Win, UTF-8)
 +
*Salvar o arquivo WoS gerado num diretório de livre escolha;
 +
 +
'''Nota 1''': O site de busca do Web of Science pode ser utilizado se operado a partir de computadores conectados à internet através de rede de instituições participantes do "Portal de Periódicos CAPES".
 +
Ver [http://www.periodicos.capes.gov.br/images/documents/Normas_Uso_Pub_Eletr%C3%B4nicas.pdf "Normas para uso das publicações eletrônicas"]
 +
 +
'''Nota 2''': Para obter arquivo com informações SciELO, selecione: base de dados '''''SciELO Citation Index'''''
 +
 +
'''Nota 3''': Para evitar a obtenção de resultados de homônimos (disambiguation), é recomendada a utilização do filtro '''Identificadores''' de autor informando um dos seguintes identificadores [http://www.researcherid.com ResearcherID] ou [http://orcid.org ORCID]
 +
 +
 +
[[#top|<font size=2> ^ Topo</font>]]
 +
 +
====Atualização de Citações - Formato Scopus====
 +
 +
=====Como obter o arquivo Scopus: [*1]=====
 +
 +
*Acionar site Portal de Periódicos CAPES (http://www.periodicos.capes.gov.br)
 +
 +
'''No Portal de Periódicos CAPES'''
 +
*Buscar a Base "SCOPUS (Elsevier)";
 +
*Acionar link apresentado [o Portal de Periódicos irá redirecionar para o site Scopus];
 +
 +
'''No site Scopus'''
 +
*Realizar busca com os critérios desejados [*2]
 +
*No resultado apresentado, selecionar os itens
 +
*Acionar função "Export"
 +
*Na tela apresentada, escolher as seguintes opções:
 +
 +
**Select your method of export:
 +
***CSV (Excel)
 +
 +
**What information do you want to export?
 +
***Citation information
 +
***Bibliographical information
 +
***Abstract & keywords
 +
 +
*Salvar o arquivo gerado pelo Scopus num diretório de livre escolha;
 +
 +
'''Nota 1''': O site de busca do Scopus pode ser utilizado se operado a partir de computadores conectados à internet através de rede de instituições participantes do "Portal de Periódicos CAPES".
 +
Ver [http://www.periodicos.capes.gov.br/images/documents/Normas_Uso_Pub_Eletr%C3%B4nicas.pdf "Normas para uso das publicações eletrônicas"]
 +
 +
'''Nota 2''': Para evitar a obtenção de resultados de homônimos, é recomendada a utilização do filtro ORCID (http://orcid.org)
[[#top|<font size=2> ^ Topo</font>]]
[[#top|<font size=2> ^ Topo</font>]]
====Consultar Importações====
====Consultar Importações====
-
[[image:ColetaExport.gif|thumb|right|Função Exportar]]
 
-
Apresenta lista das importações realizadas, em ordem descrescente de data.
+
Lista das importações realizadas apresentada em ordem descrescente de data.
 +
====Dicas====
 +
 +
*não altere o título das colunas;
 +
*não altere a sequência das colunas;
 +
*não acrescente qualquer coluna;
 +
*não acrescentes novas "abas" (sheets);
 +
*certifique-se que linhas não utilizadas sejam eliminadas usando "excluir" (delete) e não simplesmente "limpar conteúdo" (clear contents);
 +
*certifique-se que os conteúdos sejam expressos em caracteres sem formato específico; mantenha os conteúdos no formato "Geral" (General): caracteres sem formatação de data, numérico etc.
[[#top|<font size=2> ^ Topo</font>]]
[[#top|<font size=2> ^ Topo</font>]]
 +
 +
===Exportar===
 +
 +
[[image:AdendaExportarHome.png|thumb|right|Função Exportar]]
 +
 +
Selecione o formato de exportação desejado. Em seguida, informe os filtros e acione "Exportar".
 +
Será gerada a planilha no formato e conteúdos correspondentes (este procedimento poderá levar alguns minutos).
 +
 +
nota: Salve a planilha em diretório de sua preferência, para posterior importação na BaseATRIO de destino.
 +
 +
Os formatos de exportação equivalem aos formatos de importação de planilhas específicas, do tipo .xls.
 +
 +
[[#top|<font size=2> ^ Topo</font>]]
 +
 +
====Corpo Social====
 +
 +
*Filtros
 +
:*Vínculo na IES
 +
:*Situação
 +
:*Atuação no Programa
 +
:*Situação
 +
 +
*Colunas exportadas
 +
:*CPF
 +
:*NOME
 +
:*REF. BIBLIOGRAFICA
 +
:*SEXO
 +
:*NACIONALIDADE
 +
:*DATA NASCIMENTO
 +
:*PAIS NASCIMENTO
 +
:*EMAIL
 +
:*DIVULGACAO EMAIL
 +
:*URL CURRICULUM
 +
:*HOME PAGE
 +
 +
[[#top|<font size=2> ^ Topo</font>]]
 +
 +
====Cadastramento de Alunos====
 +
 +
*Filtros
 +
:*Curso/Nível
 +
:*Vínculo
 +
:*Ativo entre e (mm/aaaa)
 +
:*Situação
 +
 +
*Colunas exportadas
 +
:*CPF
 +
:*NOME
 +
:*EMAIL
 +
:*SEXO
 +
:*NACIONALIDADE
 +
:*MATRICULA
 +
:*NIVEL
 +
:*INICIO
 +
:*FIM
 +
:*SITUACAO
 +
 +
[[#top|<font size=2> ^ Topo</font>]]
 +
 +
====Disciplinas:Turmas====
 +
 +
*Filtros
 +
:*Período letivo
 +
:*Sigla
 +
:*Código Disciplina
 +
:*Nível
 +
:*Professor     
 +
:*Formato
 +
 +
=====Cadastramento de Turmas=====
 +
 +
*Colunas exportadas
 +
:*PERIODO LETIVO
 +
:*CODIGO DISCIPLINA
 +
:*CODIGO TURMA
 +
:*SUB-TITULO
 +
:*CREDITOS
 +
:*CARGA HORARIA
 +
:*CPF PROFESSOR
 +
 +
 +
=====Inclusão de Alunos em Turmas=====
 +
 +
*Colunas exportadas
 +
:*PERIODO LETIVO
 +
:*CODIGO DISCIPLINA
 +
:*CODIGO TURMA
 +
:*MATRICULA
 +
:*NIVEL
 +
:*SITUACAO
 +
:*NOTA
 +
:*PERCENTUAL FREQUENCIA
 +
 +
 +
=====Inclusão de Professores em Turmas=====
 +
 +
*Colunas exportadas
 +
:*PERIODO LETIVO
 +
:*CODIGO DISCIPLINA
 +
:*CODIGO TURMA
 +
:*CPF PROFESSOR
 +
:*CARGA HORARIA
 +
 +
[[#top|<font size=2> ^ Topo</font>]]
 +
 +
====Atualização de Citações - Formato Genérico====
 +
 +
*Filtros
 +
:*Ano
 +
:*Autor
 +
:*Registrado a partir de
 +
:*Base/Fonte
 +
 +
*Colunas exportadas
 +
:*BASE
 +
:*DOI
 +
:*ANO
 +
:*ISSN
 +
:*VOLUME
 +
:*EDICAO
 +
:*PAGINA INICIAL
 +
:*CITACOES
 +
 +
[[#top|<font size=2> ^ Topo</font>]]
 +
Ver [[Adjutorium:Ajuda/Tabela Perfis de Acesso#Adenda|Tabela Perfis de Acesso::Adenda]]
 +
 +
[[Category:Ferramentas]]

Edição atual tal como 17h20min de 27 de junho de 2021

Tabela de conteúdo

Entrada no Módulo

Importação de dados para a BaseATRIO

O procedimento descrito em seguida deve ser utilizado para transferência de dados de outros Sistemas para a BaseATRIO.

Recomendações Gerais

Recomendamos seguir estrita e cuidadosamente o procedimento descrito visando preservar a qualidade da BaseATRIO do Programa.

Especialmente, deve-se atentar para a não duplicação de registros. Uma vez configuradas na BaseATRIO, essas duplicações são dificeis de eliminar e prejudicam a precisão dos indicadores.

Formatos de Importação

Cada formato de importação requer a preparação de uma Planilha específica, do tipo .xls, contendo os dados a importar.

Para as obrigatoriedades e as regras de preenchimento, ver "Arquivo modelo". Os formatos disponíveis são:

Importar

Função Importar

Selecione o formato de importação desejado. Em seguida, apresente o arquivo .xls, contendo os dados a importar no formato selecionado.

Os dados da planilha serão então transferidos, sendo apresentada uma "simulação" do efeito da importação.

Em seguida, são verificadas as regras e obrigatoriedades estabelecidas para o formato selecionado (este procedimento poderá levar alguns minutos).

Erros e Avisos

Caso sejam apresentados erros ou avisos:

  • Observe os avisos e corrija os erros diretamente na planilha;
  • Re-inicie o procedimento, apresentando a planilha corrigida;
  • Repita o procedimento, se necessário, até que não haja mais erros;
  • Na ausência de erros, será apresentado botão "Incluir";
  • Pressionado o botão "Incluir", é feita, de forma irreversível, a importação de todos os dados da planilha para a BaseAtrio (este procedimento poderá levar alguns minutos).
Erros e Avisos gerais
  • Cabeçalho da planilha inválido.
  • Dados para importação não identificados.
  • Dados da planilha inválidos.
  • Máximo de linhas da planilha excedido.
  • Simulação ok! Planilha liberada para inclusão na BaseAtrio.
  • Execução ok! Dados da planilha importados com sucesso.
  • [Simulação] Dados da planilha inválidos.
  • [Execução] Dados da planilha inválidos.

Os erros e avisos específicos de cada formato são relacionados em seguida.

^ Topo

Cadastramento de Dados Básicos Corpo Social

Formato de Importação
  • CPF: [não obrigatório] CPF da pessoa. [formato: 99999999999 somente números]
  • NOME: [obrigatório] Nome completo.
  • REF. BIBLIOGRAFICA: [não obrigatório] Nome de referência bibliográfica. Se não informado é assumido: [último nome], [1ª letra de cada um dos outros nomes].
  • SEXO: [obrigatório] Atributo sexo do aluno. [domínio: MASCULINO,MASC,M,MALE; FEMININO,FEM,F,FEMALE]
  • NACIONALIDADE: [obrigatório] Nacionalidade do aluno. [domínio: BRASILEIRA,BR,B,CITIZEN; ESTRANGEIRA,EST,E,FOREIGN]
  • DATA NASCIMENTO: [não obrigatório] Data de nascimento [formato: DD/MM/AAAA]
  • PAIS NASCIMENTO: [não obrigatório] País de nascimento.[Domínio: ver Planilha modelo, aba Países]
  • EMAIL: [não obrigatório] Email.
  • DIVULGACAO EMAIL: [não obrigatório] Autorização para divulgação do email.[domínio: SIM,Y,YES,ON; NÃO,NAO,N,NO,OFF]
  • URL CURRICULUM: [não obrigatório] URL Curriculum.
  • HOME PAGE: [não obrigatório] Home Page.
Erros e Avisos
  • CPF inexistente.
  • CPF não informado.
  • CPF inválido.
  • Nome não informado.
  • Atributo sexo não informado.
  • Atributo sexo inválido.
  • Nacionalidade não informada.
  • Nacionalidade inválida.
  • Data de Nascimento inválida.
  • Desconsiderado país de nascimento não identificado.
  • Autorização para divulgação do email inválida.

^ Topo

Cadastramento de Alunos

Formato Cadastramento de Alunos
Formato de Importação
  • CPF: CPF do aluno. [obrigatório] se situação do vínculo ativa. [formato: 99999999999 somente números]
  • NOME: [obrigatório] Nome completo do aluno.
  • EMAIL: [não obrigatório] Email do aluno.
  • SEXO: [obrigatório] Atributo sexo do aluno. [domínio: MASCULINO,MASC,M,MALE; FEMININO,FEM,F,FEMALE]
  • NACIONALIDADE: [obrigatório] Nacionalidade do aluno. [domínio: BRASILEIRA,BR,B,CITIZEN; ESTRANGEIRA,EST,E,FOREIGN]
  • VINCULO: [obrigatório] Tipo de vínculo do aluno no curso. [domínio: REGULAR; ESPECIAL; AVULSO]
  • MATRICULA: [obrigatório] Número da matrícula do aluno no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • NIVEL: [obrigatório] Nível do curso do aluno. [domínio: MESTRADO,ME,M,MASTER; DOUTORADO,DO,D,DOCTOR; PROFISSIONAL,MF,F,MASTER_PROFESSIONAL]
  • INICIO: [obrigatório] Mês/ano de início do vínculo do aluno no curso. [formato: MM/AAAA]
  • FIM: Mês/ano de fim do vínculo do aluno no curso. [obrigatório] se informada situação diferente de ativa. [formato: MM/AAAA]
  • SITUACAO: Situação do vínculo do aluno no curso. Se não informada é assumida ativa. [obrigatório] se informado mês/ano de fim do vínculo. [domínio: ATIVO,ACTIVE; CONCLUIDO,TITULADO,FINISHED; TRANCADO,SUSPENSO,SUSPENDED; CANCELADO,CANCEL; INATIVO,INACTIVE]
Erros e Avisos
  • CPF não informado.
  • CPF inválido.
  • Nome não informado.
  • Atributo sexo não informado.
  • Atributo sexo inválido.
  • Nacionalidade não informada.
  • Nacionalidade inválida.
  • Vínculo não informado.
  • Vínculo inválido.
  • Matrícula não informada.
  • Nível não informado.
  • Nível inválido.
  • Nível inexistente no Programa.
  • Início não informado.
  • Início inválido.
  • Fim inválido.
  • Situação inválida.
  • Fim não informado para situação diferente de ativa.

^ Topo

Cadastramento de Turmas

Formato Cadastramento de Turmas
Formato de Importação
  • PERIODO LETIVO: [obrigatório] Período letivo. [formato: AAAA/9]
  • CODIGO DISCIPLINA: [obrigatório] Código da disciplina no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • CODIGO TURMA: [não obrigatório] Código da turma no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • SUB-TITULO: [não obrigatório] Sub-título da turma.
  • CREDITOS: [não obrigatório] Número de créditos da turma. Se não informado é assumido o número de créditos da disciplina. [formato: 9999.99]
  • CARGA HORARIA: [não obrigatório] Carga horária da turma. Se não informado é assumida a carga horária da disciplina. [formato: 9999.99]
  • CPF PROFESSOR: [não obrigatório] CPF do professor. [formato: 99999999999 somente números].Quando informado, é assumida Atuação Docente=Individual e Carga Horária Docente = Carga Horária Turma. nota: ver também modelo Inclusão de Professores em Turmas.
Erros e Avisos
  • Período letivo não informado.
  • Período letivo inválido.
  • Código da disciplina não informado.
  • Número de créditos da turma inválido.
  • Carga horária da turma inválida.
  • CPF do professor inválido.


^ Topo

Inclusão de Professores em Turmas

Formato Inclusão de Professores em Turmas
Formato de Importação
  • PERIODO LETIVO: [obrigatório] Período letivo. [formato: AAAA/9]
  • CODIGO DISCIPLINA: [obrigatório] Código da disciplina no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • CODIGO TURMA: [não obrigatório] Código da turma no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • CPF PROFESSOR: [obrigatório] CPF do professor. [formato: 99999999999 somente números] nota: ver também modelo Cadastramento de Turmas.
  • CARGA HORARIA: [obrigatório] Carga horária do professor na turma. [formato: 9999.99]
Erros e Avisos
  • Período letivo não informado.
  • Período letivo inváido.
  • Código da disciplina não informado.
  • CPF do professor não informado.
  • CPF do professor inváido.
  • Carga horária do professor não informada.
  • Carga horária do professor inválida. [formato\: 9999.99].
  • Turma 'Atuação Docente' assumida como 'Individual' (carga horária do professor igual à carga horária da turma).
  • Turma 'Atuação Docente' assumida como 'Compartilhada' (total carga horária dos professores igual à carga horária da turma).
  • Turma 'Atuação Docente' assumida como 'Simultânea' (total carga horária dos professores maior que a carga horária da turma).
  • Turma 'Atuação Docente' mantida como 'indefinida|Individual|Compartilhada|Simultânea' (total carga horária dos professores menor que a carga horária da turma).

^ Topo

Inclusão de Alunos em Turmas

Formato Inclusão de Alunos em Turmas
Formato de Importação
  • PERIODO LETIVO: [obrigatório] Período letivo. [formato: AAAA/9]
  • CODIGO DISCIPLINA: [obrigatório] Código da disciplina no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • CODIGO TURMA: [não obrigatório] Código da turma no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • MATRICULA: [obrigatório] Número da matrícula do aluno no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • NIVEL: [não obrigatório] Nível do curso do aluno. Se não informado é assumido o nível do vínculo do aluno no curso.
  • SITUACAO: Situação do aluno na turma. Se não informado é assumido inscrito. [domínio: INSCRITO,REGISTERED; APROVADO,APPROVED; REPROVADO,FAILED; TRANCADO,DROPPED; PENDENTE,PENDING]
  • NOTA: [não obrigatório] Nota do aluno na turma.
  • PERCENTUAL FREQUENCIA: [não obrigatório] Percentual de frequência do aluno na turma.Número inteiro entre 0 e 100.
Erros e Avisos
Função Consultar Importações
  • Período letivo não informado.
  • Período letivo inválido.
  • Código da disciplina não informado.
  • Matrícula não informada.
  • Situação inválida.
  • Nível inválido.
  • Nível inexistente no Programa.

^ Topo

Atualização de Tabela ISI-JCR - Journal Citation Reports

Formato de Importação
  • Full Journal Title
  • JCR Abbreviated Title
  • ISSN
  • {<year>} Total Cites
  • Journal Impact Factor
  • Impact Factor without Journal Self Cites
  • 5-Year Impact Factor
  • Immediacy Index
  • Citable Items
  • Citable Items
  • Cited Half-Life
  • Eigenfactor Score
  • Article Influence Score
  • % Articles in Citable Items
  • Average Journal Impact Factor Percentile
  • Normalized Eigenfactor
Como obter o dados do JCR no Web of Science: [*1]

No Portal de Periódicos CAPES

  • Buscar a Base "Incites Journal Citation Reports - JCR (Clarivate Analytics)";
  • Acionar link apresentado [o Portal de Periódicos irá redirecionar para o site do Web of Science - Journal Citation Reports];

No site Web of Science - Journal Citation Reports

  • Realizar busca dos periódicos com os critérios desejados [*2];
  • No resultado apresentado, acionar função Customize Indicators;
  • Na tela apresentada, selecionar TODAS as colunas e acionar Save;
  • O site exigirá login (caso não possua registro no site, deve ser feito o cadastramento solicitado);
  • Acionar função de Download e selecionar formato CSV
  • Salvar o arquivo gerado num diretório de livre escolha;

Nota 1: O site de busca do Web of Science pode ser utilizado se operado a partir de computadores conectados à internet através de rede de instituições participantes do "Portal de Periódicos CAPES". Ver "Normas para uso das publicações eletrônicas"

Nota 2: Por questões de performance o ATRIO limita a 500 linhas submetidas por importação. Não há limitações no número de importações realizadas, podendo ser repetidas quantas vezes forem necessárias.

Atualização de Citações - Formato Genérico

Formato de Importação
  • BASE: [obrigatório] Base de dados de origem das informações, [domínio: WOS,WOS_SCIELO,SCOPUS]
  • DOI: DOI da produção. Se informado, torna-se desnecessária a informação dos dados de publicação {ano,issn,volume,edição/série,pág.inicial}.
  • ANO: Ano de publicação da produção. [obrigatório] se não informado DOI. [formato: AAAA]
  • ISSN: ISSN do periódico/veículo de publicação da produção. [obrigatório] se não informado DOI.
  • VOLUME: Volume de publicação da produção. [obrigatório] se não informado DOI.
  • EDICAO: Edição/Série de publicação da produção.
  • PAGINA INICIAL: Página inicial de publicação da produção. [obrigatório] se não informado DOI
  • CITACOES: Número de Citações. [formato: número inteiro entre 0 e 9999]

^ Topo

Atualização de Citações - Formato Web of Science

Como obter o arquivo Web of Science (WoS): [*1]

No Portal de Periódicos CAPES

  • Buscar a Base "Web of Science - Coleção Principal (Clarivate Analytics)";
  • Acionar link apresentado [o Portal de Periódicos irá redirecionar para o site do Web of Science];

No site Web of Science

  • Certificar-se que esteja selecionada a base de dados denominada Principal Coleção do Web of Science [*2];
  • Realizar busca com os critérios desejados [*3];
  • No resultado apresentado, acionar função Salvar em outros formatos de arquivo;
  • Na tela apresentada, definir Número de registros e escolher as seguintes opções:
    • Gravar conteúdo: Registro completo
    • Formato de arquivo: Separado por tabulações (Win, UTF-8)
  • Salvar o arquivo WoS gerado num diretório de livre escolha;

Nota 1: O site de busca do Web of Science pode ser utilizado se operado a partir de computadores conectados à internet através de rede de instituições participantes do "Portal de Periódicos CAPES". Ver "Normas para uso das publicações eletrônicas"

Nota 2: Para obter arquivo com informações SciELO, selecione: base de dados SciELO Citation Index

Nota 3: Para evitar a obtenção de resultados de homônimos (disambiguation), é recomendada a utilização do filtro Identificadores de autor informando um dos seguintes identificadores ResearcherID ou ORCID


^ Topo

Atualização de Citações - Formato Scopus

Como obter o arquivo Scopus: [*1]

No Portal de Periódicos CAPES

  • Buscar a Base "SCOPUS (Elsevier)";
  • Acionar link apresentado [o Portal de Periódicos irá redirecionar para o site Scopus];

No site Scopus

  • Realizar busca com os critérios desejados [*2]
  • No resultado apresentado, selecionar os itens
  • Acionar função "Export"
  • Na tela apresentada, escolher as seguintes opções:
    • Select your method of export:
      • CSV (Excel)
    • What information do you want to export?
      • Citation information
      • Bibliographical information
      • Abstract & keywords
  • Salvar o arquivo gerado pelo Scopus num diretório de livre escolha;

Nota 1: O site de busca do Scopus pode ser utilizado se operado a partir de computadores conectados à internet através de rede de instituições participantes do "Portal de Periódicos CAPES". Ver "Normas para uso das publicações eletrônicas"

Nota 2: Para evitar a obtenção de resultados de homônimos, é recomendada a utilização do filtro ORCID (http://orcid.org)

^ Topo

Consultar Importações

Lista das importações realizadas apresentada em ordem descrescente de data.

Dicas

  • não altere o título das colunas;
  • não altere a sequência das colunas;
  • não acrescente qualquer coluna;
  • não acrescentes novas "abas" (sheets);
  • certifique-se que linhas não utilizadas sejam eliminadas usando "excluir" (delete) e não simplesmente "limpar conteúdo" (clear contents);
  • certifique-se que os conteúdos sejam expressos em caracteres sem formato específico; mantenha os conteúdos no formato "Geral" (General): caracteres sem formatação de data, numérico etc.

^ Topo

Exportar

Função Exportar

Selecione o formato de exportação desejado. Em seguida, informe os filtros e acione "Exportar". Será gerada a planilha no formato e conteúdos correspondentes (este procedimento poderá levar alguns minutos).

nota: Salve a planilha em diretório de sua preferência, para posterior importação na BaseATRIO de destino.

Os formatos de exportação equivalem aos formatos de importação de planilhas específicas, do tipo .xls.

^ Topo

Corpo Social

  • Filtros
  • Vínculo na IES
  • Situação
  • Atuação no Programa
  • Situação
  • Colunas exportadas
  • CPF
  • NOME
  • REF. BIBLIOGRAFICA
  • SEXO
  • NACIONALIDADE
  • DATA NASCIMENTO
  • PAIS NASCIMENTO
  • EMAIL
  • DIVULGACAO EMAIL
  • URL CURRICULUM
  • HOME PAGE

^ Topo

Cadastramento de Alunos

  • Filtros
  • Curso/Nível
  • Vínculo
  • Ativo entre e (mm/aaaa)
  • Situação
  • Colunas exportadas
  • CPF
  • NOME
  • EMAIL
  • SEXO
  • NACIONALIDADE
  • MATRICULA
  • NIVEL
  • INICIO
  • FIM
  • SITUACAO

^ Topo

Disciplinas:Turmas

  • Filtros
  • Período letivo
  • Sigla
  • Código Disciplina
  • Nível
  • Professor
  • Formato
Cadastramento de Turmas
  • Colunas exportadas
  • PERIODO LETIVO
  • CODIGO DISCIPLINA
  • CODIGO TURMA
  • SUB-TITULO
  • CREDITOS
  • CARGA HORARIA
  • CPF PROFESSOR


Inclusão de Alunos em Turmas
  • Colunas exportadas
  • PERIODO LETIVO
  • CODIGO DISCIPLINA
  • CODIGO TURMA
  • MATRICULA
  • NIVEL
  • SITUACAO
  • NOTA
  • PERCENTUAL FREQUENCIA


Inclusão de Professores em Turmas
  • Colunas exportadas
  • PERIODO LETIVO
  • CODIGO DISCIPLINA
  • CODIGO TURMA
  • CPF PROFESSOR
  • CARGA HORARIA

^ Topo

Atualização de Citações - Formato Genérico

  • Filtros
  • Ano
  • Autor
  • Registrado a partir de
  • Base/Fonte
  • Colunas exportadas
  • BASE
  • DOI
  • ANO
  • ISSN
  • VOLUME
  • EDICAO
  • PAGINA INICIAL
  • CITACOES

^ Topo

Ver Tabela Perfis de Acesso::Adenda
Ferramentas pessoais