Adenda

De Adjutorium

Edição feita às 01h21min de 17 de fevereiro de 2019 por AdminScire (disc | contribs)

Tabela de conteúdo

Entrada no Módulo

Importação de dados para a BaseATRIO

O procedimento descrito em seguida deve ser utilizado para transferência de dados de Sistemas Acadêmicos da Instituição para a BaseATRIO.

Recomendações Gerais

Recomendamos seguir estrita e cuidadosamente o procedimento descrito visando preservar a qualidade da BaseATRIO do Programa.

Especialmente, deve-se atentar para a não duplicação de registros. Uma vez configuradas na BaseATRIO, essas duplicações são dificeis de eliminar e prejudicam a precisão dos indicadores.

Formatos de Importação

Cada formato de importação requer a preparação de uma Arquivo específica, do tipo .xls, contendo os dados a importar.

Para as obrigatoriedades e as regras de preenchimento, ver "Arquivo modelo". Os formatos disponíveis são:

Importar

Função Importar

Selecione o formato de importação desejado. Em seguida, apresente o arquivo .xls, contendo os dados a importar no formato selecionado.

Os dados da planilha serão então transferidos, sendo apresentada uma "simulação" do efeito da importação.

Em seguida, são verificadas as regras e obrigatoriedades estabelecidas para o formato selecionado (este procedimento poderá levar alguns minutos).

Erros e Avisos

Caso sejam apresentados erros ou avisos:

  • Observe os avisos e corrija os erros diretamente na planilha;
  • Re-inicie o procedimento, apresentando a planilha corrigida;
  • Repita o procedimento, se necessário, até que não haja mais erros;
  • Na ausência de erros, será apresentado botão "Incluir";
  • Pressionado o botão "Incluir", é feita, de forma irreversível, a importação de todos os dados da planilha para a BaseAtrio (este procedimento poderá levar alguns minutos).
Erros e Avisos gerais
  • Cabeçalho da planilha inválido.
  • Dados para importação não identificados.
  • Dados da planilha inválidos.
  • Máximo de linhas da planilha excedido.
  • Simulação ok! Planilha liberada para inclusão na BaseAtrio.
  • Execução ok! Dados da planilha importados com sucesso.
  • [Simulação] Dados da planilha inválidos.
  • [Execução] Dados da planilha inválidos.

Os erros e avisos específicos de cada formato são relacionados em seguida.

^ Topo

Cadastramento de Dados Básicos Corpo Social

Formato de Importação
  • CPF: [não obrigatório] CPF da pessoa. [formato: 99999999999 somente números]
  • NOME: [obrigatório] Nome completo.
  • REF. BIBLIOGRAFICA: [não obrigatório] Nome de referência bibliográfica. Se não informado é assumido: [último nome], [1ª letra de cada um dos outros nomes].
  • SEXO: [obrigatório] Atributo sexo do aluno. [domínio: MASCULINO,MASC,M,MALE; FEMININO,FEM,F,FEMALE]
  • NACIONALIDADE: [obrigatório] Nacionalidade do aluno. [domínio: BRASILEIRA,BR,B,CITIZEN; ESTRANGEIRA,EST,E,FOREIGN]
  • DATA NASCIMENTO: [não obrigatório] Data de nascimento [formato: DD/MM/AAAA]
  • PAIS NASCIMENTO: [não obrigatório] País de nascimento.[Domínio: ver Planilha modelo, aba Países]
  • EMAIL: [não obrigatório] Email.
  • DIVULGACAO EMAIL: [não obrigatório] Autorização para divulgação do email.[domínio: SIM,Y,YES,ON; NÃO,NAO,N,NO,OFF]
  • URL CURRICULUM: [não obrigatório] URL Curriculum.
  • HOME PAGE: [não obrigatório] Home Page.
Erros e Avisos
  • CPF inexistente.
  • CPF não informado.
  • CPF inválido.
  • Nome não informado.
  • Atributo sexo não informado.
  • Atributo sexo inválido.
  • Nacionalidade não informada.
  • Nacionalidade inválida.
  • Data de Nascimento inválida.
  • Desconsiderado país de nascimento não identificado.
  • Autorização para divulgação do email inválida.

^ Topo

Cadastramento de Alunos

Formato Cadastramento de Alunos
Formato de Importação
  • CPF: [obrigatório] CPF do aluno. [formato: 99999999999 somente números]
  • NOME: [obrigatório] Nome completo do aluno.
  • EMAIL: [não obrigatório] Email do aluno.
  • SEXO: [obrigatório] Atributo sexo do aluno. [domínio: MASCULINO,MASC,M,MALE; FEMININO,FEM,F,FEMALE]
  • NACIONALIDADE: [obrigatório] Nacionalidade do aluno. [domínio: BRASILEIRA,BR,B,CITIZEN; ESTRANGEIRA,EST,E,FOREIGN]
  • MATRICULA: [obrigatório] Número da matrícula do aluno no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • NIVEL: [obrigatório] Nível do curso do aluno. [domínio: MESTRADO,ME,M,MASTER; DOUTORADO,DO,D,DOCTOR; PROFISSIONAL,MF,F,MASTER_PROFESSIONAL]
  • INICIO: [obrigatório] Mês/ano de início do vínculo do aluno no curso. [formato: MM/AAAA]
  • FIM: Mês/ano de fim do vínculo do aluno no curso. [obrigatório] se informada situação diferente de ativa. [formato: MM/AAAA]
  • SITUACAO: Situação do vínculo do aluno no curso. Se não informada é assumida ativa. [obrigatório] se informado mês/ano de fim do vínculo. [domínio: ATIVO,ACTIVE; CONCLUIDO,TITULADO,FINISHED; TRANCADO,SUSPENSO,SUSPENDED; CANCELADO,CANCEL; INATIVO,INACTIVE]
Erros e Avisos
  • CPF não informado.
  • CPF inválido.
  • Nome não informado.
  • Atributo sexo não informado.
  • Atributo sexo inválido.
  • Nacionalidade não informada.
  • Nacionalidade inválida.
  • Matrícula não informada.
  • Nível não informado.
  • Nível inválido.
  • Nível inexistente no Programa.
  • Início não informado.
  • Início inválido.
  • Fim inválido.
  • Situação inválida.
  • Fim não informado para situação diferente de ativa.

^ Topo

Cadastramento de Turmas

Formato Cadastramento de Turmas
Formato de Importação
  • PERIODO LETIVO: [obrigatório] Período letivo. [formato: AAAA/9]
  • CODIGO DISCIPLINA: [obrigatório] Código da disciplina no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • CODIGO TURMA: [não obrigatório] Código da turma no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • SUB-TITULO: [não obrigatório] Sub-título da turma.
  • CREDITOS: [não obrigatório] Número de créditos da turma. Se não informado é assumido o número de créditos da disciplina. [formato: 9999.99]
  • CARGA HORARIA: [não obrigatório] Carga horária da turma. Se não informado é assumida a carga horária da disciplina. [formato: 9999.99]
  • CPF PROFESSOR: [não obrigatório] CPF do professor. [formato: 99999999999 somente números].Quando informado, é assumida Atuação Docente=Individual e Carga Horária Docente = Carga Horária Turma. nota: ver também modelo Inclusão de Professores em Turmas.
Erros e Avisos
  • Período letivo não informado.
  • Período letivo inválido.
  • Código da disciplina não informado.
  • Número de créditos da turma inválido.
  • Carga horária da turma inválida.
  • CPF do professor inválido.


^ Topo

Inclusão de Professores em Turmas

Formato Inclusão de Professores em Turmas
Formato de Importação
  • PERIODO LETIVO: [obrigatório] Período letivo. [formato: AAAA/9]
  • CODIGO DISCIPLINA: [obrigatório] Código da disciplina no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • CODIGO TURMA: [não obrigatório] Código da turma no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • CPF PROFESSOR: [obrigatório] CPF do professor. [formato: 99999999999 somente números] nota: ver também modelo Cadastramento de Turmas.
  • CARGA HORARIA: [obrigatório] Carga horária do professor na turma. [formato: 9999.99]
Erros e Avisos
  • Período letivo não informado.
  • Período letivo inváido.
  • Código da disciplina não informado.
  • CPF do professor não informado.
  • CPF do professor inváido.
  • Carga horária do professor não informada.
  • Carga horária do professor inválida. [formato\: 9999.99].
  • Turma 'Atuação Docente' assumida como 'Individual' (carga horária do professor igual à carga horária da turma).
  • Turma 'Atuação Docente' assumida como 'Compartilhada' (total carga horária dos professores igual à carga horária da turma).
  • Turma 'Atuação Docente' assumida como 'Simultânea' (total carga horária dos professores maior que a carga horária da turma).
  • Turma 'Atuação Docente' mantida como 'indefinida|Individual|Compartilhada|Simultânea' (total carga horária dos professores menor que a carga horária da turma).

^ Topo

Inclusão de Alunos em Turmas

Formato Inclusão de Alunos em Turmas
Formato de Importação
  • PERIODO LETIVO: [obrigatório] Período letivo. [formato: AAAA/9]
  • CODIGO DISCIPLINA: [obrigatório] Código da disciplina no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • CODIGO TURMA: [não obrigatório] Código da turma no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • MATRICULA: [obrigatório] Número da matrícula do aluno no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
  • NIVEL: [não obrigatório] Nível do curso do aluno. Se não informado é assumido o nível do vínculo do aluno no curso.
  • SITUACAO: Situação do aluno na turma. Se não informado é assumido inscrito. [domínio: INSCRITO,REGISTERED; APROVADO,APPROVED; REPROVADO,FAILED; TRANCADO,DROPPED; PENDENTE,PENDING]
  • NOTA: [não obrigatório] Nota do aluno na turma.
  • PERCENTUAL FREQUENCIA: [não obrigatório] Percentual de frequência do aluno na turma.Número inteiro entre 0 e 100.
Erros e Avisos
Função Consultar Importações
  • Período letivo não informado.
  • Período letivo inválido.
  • Código da disciplina não informado.
  • Matrícula não informada.
  • Situação inválida.
  • Nível inválido.
  • Nível inexistente no Programa.

^ Topo

Atualização de Tabela ISI-JCR - Journal Citation Reports

Formato de Importação
  • Full Journal Title
  • JCR Abbreviated Title
  • ISSN
  • {<year>} Total Cites
  • Journal Impact Factor
  • Impact Factor without Journal Self Cites
  • 5-Year Impact Factor
  • Immediacy Index
  • Citable Items
  • Citable Items
  • Cited Half-Life
  • Eigenfactor Score
  • Article Influence Score
  • % Articles in Citable Items
  • Average Journal Impact Factor Percentile
  • Normalized Eigenfactor
Como obter o dados do JCR no Web of Science: [*1]

No Portal de Periódicos CAPES

  • Buscar a Base "Incites Journal Citation Reports - JCR (Clarivate Analytics)";
  • Acionar link apresentado [o Portal de Periódicos irá redirecionar para o site do Web of Science - Journal Citation Reports];

No site Web of Science - Journal Citation Reports

  • Realizar busca dos periódicos com os critérios desejados [*2];
  • No resultado apresentado, acionar função Customize Indicators;
  • Na tela apresentada, selecionar TODAS as colunas e acionar Save;
  • O site exigirá login (caso não possua registro no site, deve ser feito o cadastramento solicitado);
  • Acionar função de Download e selecionar formato CSV
  • Salvar o arquivo gerado num diretório de livre escolha;

Nota 1: O site de busca do Web of Science pode ser utilizado se operado a partir de computadores conectados à internet através de rede de instituições participantes do "Portal de Periódicos CAPES". Ver "Normas para uso das publicações eletrônicas"

Nota 2: Por questões de performance o ATRIO limita a 500 linhas submetidas por importação. Não há limitações no número de importações realizadas, podendo ser repetidas quantas vezes forem necessárias.

Atualização de Citações - Formato Genérico

Formato de Importação
  • BASE: [obrigatório] Base de dados de origem das informações, [domínio: WOS,WOS_SCIELO,SCOPUS]
  • DOI: DOI da produção. Se informado, torna-se desnecessária a informação dos dados de publicação {ano,issn,volume,edição/série,pág.inicial}.
  • ANO: Ano de publicação da produção. [obrigatório] se não informado DOI. [formato: AAAA]
  • ISSN: ISSN do periódico/veículo de publicação da produção. [obrigatório] se não informado DOI.
  • VOLUME: Volume de publicação da produção. [obrigatório] se não informado DOI.
  • EDICAO: Edição/Série de publicação da produção.
  • PAGINA INICIAL: Página inicial de publicação da produção. [obrigatório] se não informado DOI
  • CITACOES: Número de Citações. [formato: número inteiro entre 0 e 9999]

^ Topo

Atualização de Citações - Formato Web of Science

Como obter o arquivo Web of Science (WoS)
  • Acionar site de busca do Web of Science - Coleção Principal [*1]
  • Garantir que esteja selecionado: Pesquisa: Principal Coleção do Web of Science TM [*2];
  • Realizar busca com os critérios desejados [*3];
  • No resultado apresentado, acionar função Salvar em outros formatos de arquivo;
  • Na tela apresentada, definir Número de registros e escolher as seguintes opções:
  • Gravar conteúdo: Registro completo
  • Formato de arquivo: Separado por tabulações (Win, UTF-8)
  • Salvar o arquivo WoS gerado num diretório de livre escolha;

Nota 1: O site de busca do Web of Science pode ser utilizado se operado a partir de computadores conectados à internet através de rede de instituições participantes do "Portal de Periódicos CAPES". Ver "Normas para uso das publicações eletrônicas"

Nota 2: Para obter arquivo com informaçoes SciELO, selecione: Pesquisa: SciELO Citation Index

Nota 3: Para evitar a obtenção de resultados de homônimos (disambiguation), é recomendada a utilização do filtro Identificadores de autor informando um dos seguintes identificadores ResearcherID ou ORCID

^ Topo

Atualização de Citações - Formato Scopus

Como obter o arquivo Scopus
  • Acionar site de busca do Scopus [*1]
  • Realizar busca com os critérios desejados [*2]
  • No resultado apresentado, selecionar os itens
  • Acionar função "Export"
  • Na tela apresentada, escolher as seguintes opções
Choose your default reference manager or file type: CSV (Excel)
Choose the information to export: All available information
  • Salvar o arquivo gerado pelo Scopus num diretório de livre escolha;

Nota 1: O site de busca do Scopus pode ser utilizado se operado a partir de computadores conectados à internet através de rede de instituições participantes do "Portal de Periódicos CAPES". Ver "Normas para uso das publicações eletrônicas"

Nota 2: Para evitar a obtenção de resultados de homônimos, é recomendada a utilização dos identificadores Scopus Author ID ou ORCID

^ Topo

Consultar Importações

Lista das importações realizadas apresentada em ordem descrescente de data.

Dicas

  • não altere o título das colunas;
  • não altere a sequência das colunas;
  • não acrescente qualquer coluna;
  • não acrescentes novas "abas" (sheets);
  • certifique-se que linhas não utilizadas sejam eliminadas usando "excluir" (delete) e não simplesmente "limpar conteúdo" (clear contents);
  • certifique-se que os conteúdos sejam expressos em caracteres sem formato específico; mantenha os conteúdos no formato "Geral" (General): caracteres sem formatação de data, numérico etc.

^ Topo

Exportar

Função Exportar

Selecione o formato de exportação desejado. Em seguida, informe os filtros e acione "Exportar". Será gerada a planilha no formato e conteúdos correspondentes (este procedimento poderá levar alguns minutos).

nota: Salve a planilha em diretório de sua preferência, para posterior importação na BaseATRIO de destino.

Os formatos de exportação equivalem aos formatos de importação de planilhas específicas, do tipo .xls.

^ Topo

Corpo Social

  • Filtros
  • Vínculo na IES
  • Situação
  • Atuação no Programa
  • Situação
  • Colunas exportadas
  • CPF
  • NOME
  • REF. BIBLIOGRAFICA
  • SEXO
  • NACIONALIDADE
  • DATA NASCIMENTO
  • PAIS NASCIMENTO
  • EMAIL
  • DIVULGACAO EMAIL
  • URL CURRICULUM
  • HOME PAGE

^ Topo

Cadastramento de Alunos

  • Filtros
  • Curso/Nível
  • Vínculo
  • Ativo entre e (mm/aaaa)
  • Situação
  • Colunas exportadas
  • CPF
  • NOME
  • EMAIL
  • SEXO
  • NACIONALIDADE
  • MATRICULA
  • NIVEL
  • INICIO
  • FIM
  • SITUACAO

^ Topo

Disciplinas:Turmas

  • Filtros
  • Período letivo
  • Sigla
  • Código Disciplina
  • Nível
  • Professor
  • Formato
Cadastramento de Turmas
  • Colunas exportadas
  • PERIODO LETIVO
  • CODIGO DISCIPLINA
  • CODIGO TURMA
  • SUB-TITULO
  • CREDITOS
  • CARGA HORARIA
  • CPF PROFESSOR


Inclusão de Alunos em Turmas
  • Colunas exportadas
  • PERIODO LETIVO
  • CODIGO DISCIPLINA
  • CODIGO TURMA
  • MATRICULA
  • NIVEL
  • SITUACAO
  • NOTA
  • PERCENTUAL FREQUENCIA


Inclusão de Professores em Turmas
  • Colunas exportadas
  • PERIODO LETIVO
  • CODIGO DISCIPLINA
  • CODIGO TURMA
  • CPF PROFESSOR
  • CARGA HORARIA

^ Topo

Atualização de Citações - Formato Genérico

  • Filtros
  • Ano
  • Autor
  • Registrado a partir de
  • Base/Fonte
  • Colunas exportadas
  • BASE
  • DOI
  • ANO
  • ISSN
  • VOLUME
  • EDICAO
  • PAGINA INICIAL
  • CITACOES

^ Topo

Ver Tabela Perfis de Acesso::Adenda
Ferramentas pessoais