Adenda
De Adjutorium
Importação de dados para a BaseATRIO
O procedimento descrito em seguida deve ser utilizado para transferência de dados de Sistemas Acadêmicos da Instituição para a BaseATRIO.
Recomendações Gerais
Recomendamos seguir estrita e cuidadosamente o procedimento descrito visando preservar a qualidade da BaseATRIO do Programa.
Especialmente, deve-se atentar para a não duplicação de registros. Uma vez configuradas na BaseATRIO, essas duplicações são dificeis de eliminar e prejudicam a precisão dos indicadores.
Formatos de Importação
Cada formato de importação requer a preparação de uma Arquivo específica, do tipo .xls, contendo os dados a importar.
Para as obrigatoriedades e as regras de preenchimento, ver "Arquivo modelo". Os formatos disponíveis são:
- Cadastramento de Dados Básicos Corpo Social Arquivo modelo
 - Cadastramento de Alunos Arquivo modelo
 - Cadastramento de Turmas Arquivo modelo
 - Inclusão de Professores em Turmas Arquivo modelo
 - Inclusão de Alunos em Turmas Arquivo modelo
 - Atualização de Tabela ISI-JCR - Journal Citation Reports Arquivo modelo
 - Atualização de Citações - Formato Genérico Arquivo modelo
 - Atualização de Citações - Formato Web of Science Arquivo modelo
 - Atualização de Citações - Formato Scopus Arquivo modelo
 
Importar
Selecione o formato de importação desejado. Em seguida, apresente o arquivo .xls, contendo os dados a importar no formato selecionado.
Os dados da planilha serão então transferidos, sendo apresentada uma "simulação" do efeito da importação.
Em seguida, são verificadas as regras e obrigatoriedades estabelecidas para o formato selecionado (este procedimento poderá levar alguns minutos).
Erros e Avisos
Caso sejam apresentados erros ou avisos:
- Observe os avisos e corrija os erros diretamente na planilha;
 - Re-inicie o procedimento, apresentando a planilha corrigida;
 - Repita o procedimento, se necessário, até que não haja mais erros;
 - Na ausência de erros, será apresentado botão "Incluir";
 - Pressionado o botão "Incluir", é feita, de forma irreversível, a importação de todos os dados da planilha para a BaseAtrio (este procedimento poderá levar alguns minutos).
 
Erros e Avisos gerais
- Cabeçalho da planilha inválido.
 - Dados para importação não identificados.
 - Dados da planilha inválidos.
 - Máximo de linhas da planilha excedido.
 - Simulação ok! Planilha liberada para inclusão na BaseAtrio.
 - Execução ok! Dados da planilha importados com sucesso.
 - [Simulação] Dados da planilha inválidos.
 - [Execução] Dados da planilha inválidos.
 
Os erros e avisos específicos de cada formato são relacionados em seguida.
Cadastramento de Dados Básicos Corpo Social
Formato de Importação
- CPF: [não obrigatório] CPF da pessoa. [formato: 99999999999 somente números]
 - NOME: [obrigatório] Nome completo.
 - REF. BIBLIOGRAFICA: [não obrigatório] Nome de referência bibliográfica. Se não informado é assumido: [último nome], [1ª letra de cada um dos outros nomes].
 - SEXO: [obrigatório] Atributo sexo do aluno. [domínio: MASCULINO,MASC,M,MALE; FEMININO,FEM,F,FEMALE]
 - NACIONALIDADE: [obrigatório] Nacionalidade do aluno. [domínio: BRASILEIRA,BR,B,CITIZEN; ESTRANGEIRA,EST,E,FOREIGN]
 - DATA NASCIMENTO: [não obrigatório] Data de nascimento [formato: DD/MM/AAAA]
 - PAIS NASCIMENTO: [não obrigatório] País de nascimento.[Domínio: ver Planilha modelo, aba Países]
 - EMAIL: [não obrigatório] Email.
 - DIVULGACAO EMAIL: [não obrigatório] Autorização para divulgação do email.[domínio: SIM,Y,YES,ON; NÃO,NAO,N,NO,OFF]
 - URL CURRICULUM: [não obrigatório] URL Curriculum.
 - HOME PAGE: [não obrigatório] Home Page.
 
Erros e Avisos
- CPF inexistente.
 - CPF não informado.
 - CPF inválido.
 - Nome não informado.
 - Atributo sexo não informado.
 - Atributo sexo inválido.
 - Nacionalidade não informada.
 - Nacionalidade inválida.
 - Data de Nascimento inválida.
 - Desconsiderado país de nascimento não identificado.
 - Autorização para divulgação do email inválida.
 
Cadastramento de Alunos
Formato de Importação
- CPF: [obrigatório] CPF do aluno. [formato: 99999999999 somente números]
 - NOME: [obrigatório] Nome completo do aluno.
 - EMAIL: [não obrigatório] Email do aluno.
 - SEXO: [obrigatório] Atributo sexo do aluno. [domínio: MASCULINO,MASC,M,MALE; FEMININO,FEM,F,FEMALE]
 - NACIONALIDADE: [obrigatório] Nacionalidade do aluno. [domínio: BRASILEIRA,BR,B,CITIZEN; ESTRANGEIRA,EST,E,FOREIGN]
 - MATRICULA: [obrigatório] Número da matrícula do aluno no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
 - NIVEL: [obrigatório] Nível do curso do aluno. [domínio: MESTRADO,ME,M,MASTER; DOUTORADO,DO,D,DOCTOR; PROFISSIONAL,MF,F,MASTER_PROFESSIONAL]
 - INICIO: [obrigatório] Mês/ano de início do vínculo do aluno no curso. [formato: MM/AAAA]
 - FIM: Mês/ano de fim do vínculo do aluno no curso. [obrigatório] se informada situação diferente de ativa. [formato: MM/AAAA]
 - SITUACAO: Situação do vínculo do aluno no curso. Se não informada é assumida ativa. [obrigatório] se informado mês/ano de fim do vínculo. [domínio: ATIVO,ACTIVE; CONCLUIDO,TITULADO,FINISHED; TRANCADO,SUSPENSO,SUSPENDED; CANCELADO,CANCEL; INATIVO,INACTIVE]
 
Erros e Avisos
- CPF não informado.
 - CPF inválido.
 - Nome não informado.
 - Atributo sexo não informado.
 - Atributo sexo inválido.
 - Nacionalidade não informada.
 - Nacionalidade inválida.
 - Matrícula não informada.
 - Nível não informado.
 - Nível inválido.
 - Nível inexistente no Programa.
 - Início não informado.
 - Início inválido.
 - Fim inválido.
 - Situação inválida.
 - Fim não informado para situação diferente de ativa.
 
Cadastramento de Turmas
Formato de Importação
- PERIODO LETIVO: [obrigatório] Período letivo. [formato: AAAA/9]
 - CODIGO DISCIPLINA: [obrigatório] Código da disciplina no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
 - CODIGO TURMA: [não obrigatório] Código da turma no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
 - SUB-TITULO: [não obrigatório] Sub-título da turma.
 - CREDITOS: [não obrigatório] Número de créditos da turma. Se não informado é assumido o número de créditos da disciplina. [formato: 9999.99]
 - CARGA HORARIA: [não obrigatório] Carga horária da turma. Se não informado é assumida a carga horária da disciplina. [formato: 9999.99]
 - CPF PROFESSOR: [não obrigatório] CPF do professor. [formato: 99999999999 somente números].Quando informado, é assumida Atuação Docente=Individual e Carga Horária Docente = Carga Horária Turma. nota: ver também modelo Inclusão de Professores em Turmas.
 
Erros e Avisos
- Período letivo não informado.
 - Período letivo inválido.
 - Código da disciplina não informado.
 - Número de créditos da turma inválido.
 - Carga horária da turma inválida.
 - CPF do professor inválido.
 
Inclusão de Professores em Turmas
Formato de Importação
- PERIODO LETIVO: [obrigatório] Período letivo. [formato: AAAA/9]
 - CODIGO DISCIPLINA: [obrigatório] Código da disciplina no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
 - CODIGO TURMA: [não obrigatório] Código da turma no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
 - CPF PROFESSOR: [obrigatório] CPF do professor. [formato: 99999999999 somente números] nota: ver também modelo Cadastramento de Turmas.
 - CARGA HORARIA: [obrigatório] Carga horária do professor na turma. [formato: 9999.99]
 
Erros e Avisos
- Período letivo não informado.
 - Período letivo inváido.
 - Código da disciplina não informado.
 - CPF do professor não informado.
 - CPF do professor inváido.
 - Carga horária do professor não informada.
 - Carga horária do professor inválida. [formato\: 9999.99].
 - Turma 'Atuação Docente' assumida como 'Individual' (carga horária do professor igual à carga horária da turma).
 - Turma 'Atuação Docente' assumida como 'Compartilhada' (total carga horária dos professores igual à carga horária da turma).
 - Turma 'Atuação Docente' assumida como 'Simultânea' (total carga horária dos professores maior que a carga horária da turma).
 - Turma 'Atuação Docente' mantida como 'indefinida|Individual|Compartilhada|Simultânea' (total carga horária dos professores menor que a carga horária da turma).
 
Inclusão de Alunos em Turmas
Formato de Importação
- PERIODO LETIVO: [obrigatório] Período letivo. [formato: AAAA/9]
 - CODIGO DISCIPLINA: [obrigatório] Código da disciplina no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
 - CODIGO TURMA: [não obrigatório] Código da turma no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
 - MATRICULA: [obrigatório] Número da matrícula do aluno no Sistema de Gestão Acadêmica da IES.
 - NIVEL: [não obrigatório] Nível do curso do aluno. Se não informado é assumido o nível do vínculo do aluno no curso.
 - SITUACAO: Situação do aluno na turma. Se não informado é assumido inscrito. [domínio: INSCRITO,REGISTERED; APROVADO,APPROVED; REPROVADO,FAILED; TRANCADO,DROPPED; PENDENTE,PENDING]
 - NOTA: [não obrigatório] Nota do aluno na turma.
 - PERCENTUAL FREQUENCIA: [não obrigatório] Percentual de frequência do aluno na turma.Número inteiro entre 0 e 100.
 
Erros e Avisos
- Período letivo não informado.
 - Período letivo inválido.
 - Código da disciplina não informado.
 - Matrícula não informada.
 - Situação inválida.
 - Nível inválido.
 - Nível inexistente no Programa.
 
Atualização de Tabela ISI-JCR - Journal Citation Reports
Formato de Importação
- Abbreviated Journal Title
 - ISSN
 - {<year>} Total Cites
 - Impact Factor
 - 5-Year Impact Factor
 - Immediacy Index
 - {<year>} Articles
 - Cited Half-Life
 - Eigenfactor Score
 - Article Influence Score
 
Como obter o dados do JCR no Web of Science: [*]
- Acionar site de busca do ISI Web of Knowledge - Journal Citation Reports (http://webofknowledge.com/JCR/)
 - Realizar buscas com os critérios desejados;
 - Na lista de periódicos apresentada:
 
- Marcar um ou mais periódicos;
 - Acionar botão UPDATE MARKED LIST;
 - Acionar botão MARKED LIST;
 - Na tela apresentada, acionar botão SAVE TO FILE;
 - Salvar o arquivo gerado num diretório de livre escolha.
 
* Nota: O site de busca do Web of Science pode ser utilizado se operado a partir de computadores conectados à internet através de rede de instituições participantes do "Portal de Periódicos CAPES". Ver "Normas para uso das publicações eletrônicas"
Atualização de Citações - Formato Genérico
Formato de Importação
- BASE: [obrigatório] Base de dados de origem das informações, [domínio: WOS,WOS_SCIELO,SCOPUS]
 - DOI: DOI da produção. Se informado, torna-se desnecessária a informação dos dados de publicação {ano,issn,volume,edição/série,pág.inicial}.
 - ANO: Ano de publicação da produção. [obrigatório] se não informado DOI. [formato: AAAA]
 - ISSN: ISSN do periódico/veículo de publicação da produção. [obrigatório] se não informado DOI.
 - VOLUME: Volume de publicação da produção. [obrigatório] se não informado DOI.
 - EDICAO: Edição/Série de publicação da produção.
 - PAGINA INICIAL: Página inicial de publicação da produção. [obrigatório] se não informado DOI
 - CITACOES: Número de Citações. [formato: número inteiro entre 0 e 9999]
 
Atualização de Citações - Formato Web of Science
Como obter o arquivo Web of Science (WoS): [*1]
- Acionar site de busca do Web of Science - Coleção Principal
 - Garantir que esteja selecionado: Pesquisa: Principal Coleção do Web of Science TM [*2];
 - Realizar busca com os critérios desejados [*3];
 - No resultado apresentado, acionar função Salvar em outros formatos de arquivo;
 - Na tela apresentada, definir Número de registros e escolher as seguintes opções:
 - Gravar conteúdo: Registro completo
 - Formato de arquivo: Separado por tabulações (Win, UTF-8)
 - Salvar o arquivo WoS gerado num diretório de livre escolha;
 
Nota 1: O site de busca do Web of Science pode ser utilizado se operado a partir de computadores conectados à internet através de rede de instituições participantes do "Portal de Periódicos CAPES". Ver "Normas para uso das publicações eletrônicas"
Nota 2: Para obter arquivo com informaçoes SciELO, selecione: Pesquisa: SciELO Citation Index
Nota 3: Para evitar a obtenção de resultados de homônimos (disambiguation), é recomendada a utilização do filtro Identificadores de autor informando um dos seguintes identificadores ResearcherID ou ORCID
Atualização de Citações - Formato Scopus
Como obter o arquivo Scopus: [*1]
- Acionar site de busca do Scopus [1]
 - Realizar busca com os critérios desejados [*2]
 - No resultado apresentado, selecionar os itens
 - Acionar função "Export"
 - Na tela apresentada, escolher as seguintes opções
 
- Choose your default reference manager or file type: CSV (Excel)
 - Choose the information to export: All available information
 
- Salvar o arquivo gerado pelo Scopus num diretório de livre escolha;
 
Nota 1: O site de busca do Scopus pode ser utilizado se operado a partir de computadores conectados à internet através de rede de instituições participantes do "Portal de Periódicos CAPES". Ver "Normas para uso das publicações eletrônicas"
Nota 2: Para evitar a obtenção de resultados de homônimos, é recomendada a utilização dos identificadores Scopus Author ID ou ORCID
Consultar Importações
Lista das importações realizadas apresentada em ordem descrescente de data.
Dicas
- não altere o título das colunas;
 - não altere a sequência das colunas;
 - não acrescente qualquer coluna;
 - não acrescentes novas "abas" (sheets);
 - certifique-se que linhas não utilizadas sejam eliminadas usando "excluir" (delete) e não simplesmente "limpar conteúdo" (clear contents);
 - certifique-se que os conteúdos sejam expressos em caracteres sem formato específico; mantenha os conteúdos no formato "Geral" (General): caracteres sem formatação de data, numérico etc.
 
Exportar
Selecione o formato de exportação desejado. Em seguida, informe os filtros e acione "Exportar". Será gerada a planilha no formato e conteúdos correspondentes (este procedimento poderá levar alguns minutos).
nota: Salve a planilha em diretório de sua preferência, para posterior importação na BaseATRIO de destino.
Os formatos de exportação equivalem aos formatos de importação de planilhas específicas, do tipo .xls.
Corpo Social
- Filtros
 
- Vínculo na IES
 - Situação
 - Atuação no Programa
 - Situação
 
- Colunas exportadas
 
- CPF
 - NOME
 - REF. BIBLIOGRAFICA
 - SEXO
 - NACIONALIDADE
 - DATA NASCIMENTO
 - PAIS NASCIMENTO
 - DIVULGACAO EMAIL
 - URL CURRICULUM
 - HOME PAGE
 
Cadastramento de Alunos
- Filtros
 
- Curso/Nível
 - Vínculo
 - Ativo entre e (mm/aaaa)
 - Situação
 
- Colunas exportadas
 
- CPF
 - NOME
 - SEXO
 - NACIONALIDADE
 - MATRICULA
 - NIVEL
 - INICIO
 - FIM
 - SITUACAO
 
Disciplinas:Turmas
- Filtros
 
- Período letivo
 - Sigla
 - Código Disciplina
 - Nível
 - Professor
 - Formato
 
Cadastramento de Turmas
- Colunas exportadas
 
- PERIODO LETIVO
 - CODIGO DISCIPLINA
 - CODIGO TURMA
 - SUB-TITULO
 - CREDITOS
 - CARGA HORARIA
 - CPF PROFESSOR
 
Inclusão de Alunos em Turmas
- Colunas exportadas
 
- PERIODO LETIVO
 - CODIGO DISCIPLINA
 - CODIGO TURMA
 - MATRICULA
 - NIVEL
 - SITUACAO
 - NOTA
 - PERCENTUAL FREQUENCIA
 
Inclusão de Professores em Turmas
- Colunas exportadas
 
- PERIODO LETIVO
 - CODIGO DISCIPLINA
 - CODIGO TURMA
 - CPF PROFESSOR
 - CARGA HORARIA
 
Atualização de Citações de Artigos em Periódicos - Formato Genérico
- Filtros
 
- Ano
 - Autor
 - Registrado a partir de
 - Base/Fonte
 
- Colunas exportadas
 
- BASE
 - DOI
 - ANO
 - ISSN
 - VOLUME
 - EDICAO
 - PAGINA INICIAL
 - CITACOES
 
Ver Tabela Perfis de Acesso::Adenda