Atividades/Disciplinas:Turma

De Adjutorium

< Atividades
Edição feita às 19h52min de 30 de maio de 2012 por AdminScire (disc | contribs)

Tabela de conteúdo

O que é

Cadastro da Oferta de uma Disciplina da BaseATRIO do Programa.

A Oferta de Disciplinas é o conjunto de Disciplinas efetivamente oferecidas pelo Programa num dado período. Para cadastramento, são solicitaddas informações básicas da oferta, ementa, bibliografia, informações adicionais e professores.

  • No registro da Oferta de cada Disciplina, ademais do título, pode ser aposto um sub-título [esta característica é particularmente importante para disciplinas tais como “Problemas Especiais” ou “Tópicos Especiais”].
  • O campo “Observação” presta-se, no Elenco, para registro de bibliografias, ementas ou comentários gerais e permanentes sobre a disciplina; e, na Oferta, para registro deste tipo de informação especificamente relacionada àquela “edição” da Disciplina, ou seja, naquele dado período.

Como Funciona

Inclusão

Sumário & Pré-condições

Inclusão da oferta de uma disciplina na BaseATRIO do Programa.

Função disponível apenas para usuários do ATRIO cujo perfil contemple este direito.

Descrição

Folha de Rosto de Disciplina: Turmas
Alunos da Turma
  • No Menu Principal, acionar ‘Disciplinas: Turmas’’.
  • Apresentada tela com a opção ‘Incluir’. Esta opção é um link para inclusão de novos registros.
  • Fluxo de eventos:
    1. Apresentado formulário para inclusão dos dados básicos da turma da disciplina.
    2. Usuário preenche formulário de inclusão e o ‘submete’.
    3. Se a validação do formulário detectar erros no preenchimento, o formulário volta a ser exibido, para correção. Os erros detectados são exibidos.
    4. Quando a validação indicar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na BaseATRIO.
    5. Se o registro do formulário está ‘Ok’, é apresentada a ‘Folha de Rosto da Turma da Disciplina' com os dados registrados e opções (links) para:
      • exclusão da turmada disciplina;
      • alteração/complementação dos dados básicos;
      • formulário de ementa (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de bibliografia (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de informações adicionais (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de professores da oferta da disciplina (alteração/inclusão/exclusão);
      • relação dos alunos relacionados a turma- que podem ser filtrados através dos critérios disponíveis - e acesso à um formulário específico desta relação para alteração/inclusão/exclusão.
    6. Para cada formulário, repete-se o ciclo descrito de (2) até (5).

Consulta / Alteração / Exclusão

Sumário & Pré-condições

Recuperação da Oferta de uma Disciplina da BaseATRIO do Programa, para consulta, alteração de dados já registrados, inclusão de novos dados ou sua eliminação da base de dados. De acordo com os direitos do usuário, esses registros podem ser exportados em um formato "planilha eletrônica" Exportar (formato "planilha eletrônica"), "texto" Exportar (formato "text tab-delimited") e "xml" Exportar (formato "XML: extensible markup language" onde constam todos os dados da disciplina/turma e respectivos alunos [v9.3];

As opções de edição e exclusão estão disponíveis apenas para usuários ATRIO com perfil que contemple este direito.

Descrição

Filtros de busca de Turmas
Resultado da busca de Turmas


  • No Menu Principal, acionar ‘Disciplinas: Turma’.
  • Apresentada tela com a opção ‘Buscar’. Esta opção é um link para consulta, alteração ou exclusão de registros previamente cadastrados.
  • Fluxo de eventos:
    1. Apresentado formulário com ‘filtros de busca’ para recuperação da oferta da disciplina.
    2. Usuário preenche ‘filtro de busca’ do formulário e o ‘submete’.
    3. São recuperados todos os registros a Base de Dados que satisfizerem os filtros estabelecidos.
    4. Para cada registro recuperado está disponível um link que dá acesso ao dados da disciplina escolhida.
    5. Apresentada a ‘Folha de Rosto da Disciplina' com os dados registrados e opções (links) para:
      • exclusão da oferta da disciplina;
      • alteração/complementação dos dados básicos;
      • formulário de ementa (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de bibliografia (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de informações adicionais (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de professores da oferta da disciplina (alteração/inclusão/exclusão);
      • relação dos alunos relacionados a oferta - que podem ser filtrados através dos critérios disponíveis - e acesso à um formulário específico desta relação para alteração/inclusão/exclusão.
    6. Para cada formulário, de acordo com os direitos do usuário:
      • Usuário preenche formulário e o ‘submete’.
      • Enquanto a validação do formulário detectar erro no preenchimento, o formulário voltará a ser exibido, apresentando os erros detectados.
      • Quando a validação detectar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na Base de Dados.
      • Se registro do formulário ‘Ok’, é apresentada a ‘Folha de Rosto’ da respectiva opção com os dados registrados e opções (links) para continuar editando este formulário (alteração/inclusão/exclusão) e retorno para a ‘Folha de Rosto da Oferta da Disciplina'.

Inscrição em Disciplinas: Programação

Sumário & Pré-condições

Habilitação do Módulo "Inscrição em Disciplinas" para alunos regulares ativos do Programa e estabelecimento do período durante o qual o módulo estará ativo para que os alunos selecionem as disciplinas.

Opção disponível apenas para usuários ATRIO com perfil que contemple este direito.

Descrição

Inscrição em Disciplinas:Programação
  • No Menu Principal, acionar ‘Disciplinas: Turma’.
  • Apresentada tela com a opção ‘Inscrição em Disciplinas: Programação’. Esta opção é um link para consulta e alteração da programação previamente registrada.
  • Fluxo de eventos:
    1. Apresentado formulário com Programação da Inscrição em Disciplinas, de acordo com os direitos do usuário.
    2. Usuário edita o formulário e o ‘submete’.
    3. Enquanto a validação do formulário detectar erro no preenchimento, o formulário voltará a ser exibido, apresentando os erros detectados.
    4. Quando a validação detectar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na Base de Dados.

Conteúdo

Dados básicos

  • Período Letivo no qual a Disciplina é oferecida: exibição.
  • Título da Disciplina: exibição.
  • Código na IES: código da Disciplina no Sistema Corporativo de Registro Acadêmico da Instituição, exibição.
  • Sub-título.
  • Código Turma: código da Turma no Sistema Corporativo de Registro Acadêmico da Instituição.
  • Número de créditos.
  • Carga Horária.
  • Tipo da atuação dos docentes na oferta da Disciplina: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Observação: campo livre.

Ementa

  • Campo livre.

Bibliografia

  • Campo livre.

Informações Adicionais

  • Campo livre.

Professores

  • Ordem.
  • Professor: preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na base.
  • Carga Horária.
  • Comentário: campo livre.

Alunos

  • Aluno: preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na base.
  • Curso/Nível da disciplina: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Situação do aluno na disciplina oferecida: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Nota obtida pelo aluno na disciplina oferecida.
  • Observação: campo livre.
Ver Tabela Perfis de Acesso

^ Topo

Ferramentas pessoais