Atividades/Projetos

De Adjutorium

< Atividades
Edição feita às 23h49min de 4 de outubro de 2008 por AdminScire (disc | contribs)

Tabela de conteúdo

O que é

Cadastro dos Projetos na Base de Dados do Programa. Um Projeto é entendido como uma atividade realizada sobre tema ou objeto específico, com objetivos, metodologia e duração definidos, e desenvolvida individualmente ou, conjuntamente, por uma equipe de docentes, alunos etc. Um Projeto pode ser associado a uma Linha de Pesquisa e enquadrar-se numa das Áreas de Concentração da instância considerada da Estrutura Acadêmica, ou pode ser um empreendimento independente destas. Se o Projeto é associado a uma Linha de Pesquisa, a relação desta com as Áreas de Concentração da instância considerada da Estrutura Acadêmica é extendida ao Projeto. Isto é, se a Linha estiver associada a uma das Áreas de Concentração, o Projeto é, por extensão, também associado à mesma Área; se a Linha de Pesquisa não estiver associada a qualquer uma das Áreas de Concentração, o Projeto não pode ser associado a nenhuma delas.

Para cadastramento, são solicitaddas informações básicas do projeto, área de concentração e linha de pesquisa, equipe, financiadores e tradução.

Como Funciona

Inclusão

Sumário & Pré-condições

Inclusão de um Projeto na BaseATRIO do Programa.

Função disponível apenas para usuários do ATRIO cujo perfil contemple este direito.

Descrição

  • No Menu Principal, acionar ‘Atividades: Projetos’’.
  • Apresentada tela com a opção ‘Incluir’. Esta opção é um link para inclusão de novos registros.
  • Fluxo de eventos:
    1. Apresentado formulário para inclusão dos dados básicos do Projeto.
    2. Usuário preenche formulário de inclusão e o ‘submete’.
    3. Se a validação do formulário detectar erros no preenchimento, o formulário volta a ser exibido, para correção. Os erros detectados são exibidos.
    4. Quando a validação indicar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na BaseATRIO.
    5. Se o registro do formulário está ‘Ok’, é apresentada a ‘Folha de Rosto do Projeto' com os dados registrados e opções (links) para:
      • exclusão da oferta da disciplina;
      • alteração/complementação dos dados básicos;
      • formulário da equipe (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de financiadores (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de tradução (alteração/inclusão/exclusão);
    6. Para cada formulário, repete-se o ciclo descrito de (2) até (5).

Consulta / Alteração / Exclusão

Sumário & Pré-condições

Recuperação de um Projeto da BaseATRIO do Programa, para consulta, alteração de dados já registrados, inclusão de novos dados ou eliminação do Projeto da base de dados.

As opções de edição e exclusão estão disponíveis apenas para usuários ATRIO com perfil que contemple este direito.

Descrição

  • No Menu Principal, acionar ‘Atividades: Projetos’.
  • Apresentada tela com a opção ‘Buscar’. Esta opção é um link para consulta, alteração ou exclusão de registros previamente cadastrados.
  • Fluxo de eventos:
    1. Apresentado formulário com ‘filtros de busca’ para recuperação do Projeto.
    2. Usuário preenche ‘filtro de busca’ do formulário e o ‘submete’.
    3. São recuperados todos os registros a Base de Dados que satisfizerem os filtros estabelecidos.
    4. Para cada registro recuperado está disponível um link que dá acesso ao dados do Projeto escolhida.
    5. Apresentada a ‘Folha de Rosto do Projeto' com os dados registrados e opções (links) para:
      • exclusão do Projeto;
      • alteração/complementação dos dados básicos;
      • formulário da equipe (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de financiadores (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de tradução (alteração/inclusão/exclusão);
    6. Para cada formulário, de acordo com os direitos do usuário:
      • Usuário preenche formulário e o ‘submete’.
      • Enquanto a validação do formulário detectar erro no preenchimento, o formulário voltará a ser exibido, apresentando os erros detectados.
      • Quando a validação detectar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na Base de Dados.
      • Se registro do formulário ‘Ok’, é apresentada a ‘Folha de Rosto’ da respectiva opção com os dados registrados e opções (links) para continuar editando este formulário (alteração/inclusão/exclusão) e retorno para a ‘Folha de Rosto do Projeto'.

Conteúdo

Dados básicos

  • Título
  • Natureza: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Início: mês / ano início do projeto; formato 'mm/aaaa'.
  • Fim: mês / ano fim do projeto; formato 'mm/aaaa'.
  • Situação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Área de Conhecimento: preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na base.
  • Linha de Pesquisa: preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na base. Caso a Linha seja relacionada a uma àrea de Concentração, essa área também será recuperada.
  • Área de Concentração: preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na base.
  • URL: endereço eletrônico do texto integral do projeto.
  • Descrição: descrição sucinta do Projeto, com especificação do seu tema e objetivo.
  • Comentários: campo livre.

Equipe

  • Responsável/Participante: preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na base.
  • Início: mês / ano início da atuação no projeto; formato 'mm/aaaa'.
  • Fim: mês / ano fim da atuação no projeto; formato 'mm/aaaa'.
  • Responsável: indicação dos responsáveis da equipe.

Financiadores

  • Financiador: entidades financiadoras do projeto; preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na base.
  • Início: mês / ano início do financiamento; formato 'mm/aaaa'.
  • Fim: mês / ano fim do financiamento; formato 'mm/aaaa'.
  • Natureza: objetivo do financiamento ou destinação dos recursos; domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).

Tradução

  • Title
  • Description: campo livre.

^ Topo

Ferramentas pessoais