Corpo Social

De Adjutorium

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Edição de 21h57min de 13 de setembro de 2007

Tabela de conteúdo

Caracterização: O que é

teste sposito chamada desta página;

<ref name="Perry">Perry's Handbook, Sixth Edition, McGraw-Hill Co., 1984.</ref> <ref name="Perry">Perry's Handbook, Sixth Edition, McGraw-Hill Co., 1984.</ref>

Corpo Social é a denominação dada ao conjunto de integrantes da comunidade do Programa de Pós-Graduação. Tecnicamente, Corpo Social refere-se ao conjunto de todas pessoas cadastradas na Base de Dados ATRIO do Programa.

Para cadastramento nesta Base de Dados, são solicitadas informações básicas da pessoa e um documento que a identifique. Adicionalmente, é possível registrar outros documentos, além de endereços, telefones, dados de qualificação, dados bancários, dados referentes a atuação no Programa, o vínculo com a IES à qual pertence o Programa e outros vínculos institucionais.

O cadastramento de pessoas e a caracterização de seus vínculos e atuações são pré-requisitos para utilização das demais funções do ATRIO, em especial para registro de conteúdos referentes à função de ‘Acompanhamento de Alunos’.

Caracterização: Como Funciona

Inclusão

Sumário & Pré-condições

Inclusão de uma pessoa na Base de Dados ATRIO do Programa.

Função disponível apenas para usuários do ATRIO cujo perfil contemple este direito.

Descrição

  • No Menu Principal, acionar ‘Corpo Social: Caracterização’.
  • É apresentada tela com a opção ‘Incluir’. Esta opção é um link para inclusão de novos registros.
  • Fluxo de eventos:
    1. É apresentado formulário para inclusão dos dados básicos da pessoa e de um documento de identificação.
    2. Usuário preenche formulário de inclusão e o ‘submete’.
    3. Se a validação do formulário detectar erros no preenchimento, o formulário volta a ser exibido, para correção. Os erros detectados são exibidos.
    4. Quando a validação indicar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na Base de Dados ATRIO.
    5. Se o registro do formulário está ‘Ok’, é apresentada a ‘Folha de Rosto da Pessoa’ com os dados registrados e opções (links) para:
      • exclusão da pessoa;
      • alteração/complementação dos dados básicos;
      • formulário de documentos (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de endereços (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de telefones (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de dados bancários (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de qualificações (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de vínculos com a IES (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de outros vínculos (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de atuações no Programa (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de perfis de acesso (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário [todas as opções] (alteração/inclusão/exclusão);
    6. Para cada formulário, repete-se o ciclo descrito de (2) até (5).

Pós-condições

Atribuição de Perfil de Acesso (Direitos) de acordo com o ‘Vínculo com a IES’ e ‘Atuação no Programa’.

Consulta / Alteração / Exclusão

Sumário & Pré-condições

Recuperação de uma pessoa da Base de Dados do Programa, para consulta, alteração de dados já registrados, inclusão de novos

dados ou eliminação da pessoa na Base de Dados do Programa.

As opções de edição e exclusão estão disponíveis apenas para usuários com perfil que contemple este direito.

Descrição

  • No Menu Principal, acionar ‘Corpo Social: Caracterização’.
  • É apresentada tela com a opção ‘Buscar’. Esta opção é um link para consulta, alteração ou exclusão de registros previamente cadastrados.
  • Fluxo de eventos:
    1. É apresentado formulário com ‘filtros de busca’ para recuperação da pessoa.
    2. Usuário preenche ‘filtro de busca’ do formulário e o ‘submete’.
    3. São recuperados todos os registros a Base de Dados que satisfizerem os filtros estabelecidos.
    4. Para cada registro recuperado está disponível um link que dá acesso ao dados da pessoa escolhida.
    5. É apresentada a ‘Folha de Rosto da Pessoa’ com os dados registrados e opções (links) para:
      • exclusão da pessoa;
      • alteração/complementação dos dados básicos;
      • formulário de documentos (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de endereços (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de telefones (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de dados bancários (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de qualificações (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de vínculos com a IES (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de outros vínculos (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de atuações no Programa (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário de perfis de acesso (alteração/inclusão/exclusão);
      • formulário [todas as opções] (alteração/inclusão/exclusão);
      • acesso ao Acompanhamento de Alunos - quando a pessoa tenha vínculo de 'aluno' com algum dos Cursos do Programa.
    6. Para cada formulário, de acordo com os direitos do usuário:
      • Usuário preenche formulário e o ‘submete’.
      • Enquanto a validação do formulário detectar erro no preenchimento, o formulário voltará a ser exibido, apresentando os erros detectados.
      • Quando a validação detectar preenchimento ‘Ok’, os dados do formulário são registrados na Base de Dados.
      • Se registro do formulário ‘Ok’, é apresentada a ‘Folha de Rosto’ da respectiva opção com os dados registrados e opções (links) para continuar editando este formulário (alteração/inclusão/exclusão) e retorno para a ‘Folha de Rosto da Pessoa’.

Pós-condições

Atribuição de Perfil de Acesso (Direitos) de acordo com o ‘Vínculo com a IES’ e ‘Atuação no Programa’.

Caracterização: Conteúdos

Dados Básicos

  • Nome Completo
  • Ref. Bibliográfica: nome para referência bibliográfica.
  • Sexo: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Nacionalidade: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Data Nascimento: formato 'dd/mm/aaaa'.
  • País Nascimento: tabelado.
  • Email: correio eletrônico.
  • URL Curriculum: endereço web do Currículo.
  • Home Page: endereço da página pessoal.
  • Nome de usuário.

Documentos

É possível registrar vários documentos para cada Pessoa.

Para inclusão do registro de uma pessoa é obrigatória a informação de um documento. Preferencialmente, informar CPF ou Passaporte.

  • Tipo do Documento: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis)
  • Número do Documento.
  • Orgão Emissor do Documento.
  • País Emissor do Documento: tabelado.

Endereços

É possível registrar vários endereços para cada Pessoa.

  • Tipo do Endereço: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Logradouro: referência completa - rua, número e complementos, bairro ou distrito.
  • Cidade
  • Estado: Unidade da Federação.
  • Código Postal: Código de Endereçamento Postal (CEP/ZIP).
  • País: tabelado.

Telefones

É possível registrar vários telefones para cada Pessoa.

  • Tipo do Telefone: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Número do telefone: incluindo DDD, DDI.

Dados Bancários

  • Banco: código, DV e nome do banco.
  • Agência: código, DV e nome da agência.
  • Conta Corrente: número e DV.
  • BIC: Bank Identifier Code.
  • IBAN: International Bank Account Number.
  • Observação: campo livre.

Qualificações

É possível registrar várias qualificações para cada Pessoa.

  • Nível da qualificação: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Início: mês / ano início da qualificação; formato 'mm/aaaa'.
  • Fim: mês / ano fim da qualificação; formato 'mm/aaaa'.
  • Área de Conhecimento da qualificação: tabelado.
  • Curso
  • Sigla, Nome e País da Instituiçào de Ensino Superior.

Vínculos com a IES

É possível registrar vários vínculos para cada Pessoa.

  • Instância: identificador da instância da instituição que a pessoa mantém vínculo. Preenchimento através de 'Busca' que recupera registros previamente cadastrados na base.
  • Tipo de vínculo que a pessoa mantém com a alguma instância da instituição; domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Início: mês / ano início do vínculo; formato 'mm/aaaa'.
  • Fim: mês / ano fim do vínculo; formato 'mm/aaaa'.
  • Situação do vínculo: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Matrícula: identificador da pessoa na Instituição.
  • Cargo ou função que ocupa.
  • Comentários: campo livre.

Outros Vínculos

É possível registrar vários vínculos com outras instituições para cada Pessoa.

  • Sigla, Nome e Pais da Instituição que a pessoa mantém algum vínculo, excluindo a do próprio Programa.
  • Tipo da instituição: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Tipo de vínculo que a pessoa mantém com essa instituição; domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Início: mês / ano início do vínculo; formato 'mm/aaaa'.
  • Fim: mês / ano fim do vínculo; formato 'mm/aaaa'.
  • Situação do vínculo: domínio discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Cargo ou função que ocupa.
  • Comentários: campo livre.

Atuações no Programa

É possível registrar várias atuações no Programa para cada Pessoa.

  • Tipo de Atuação que a pessoa mantém com o Programa. Domínio Discreto (seleção entre as opções disponíveis).
  • Início: mês / ano início da atuação; formato 'mm/aaaa'.
  • Fim: mês / ano fim da atuação; formato 'mm/aaaa'.
  • Comentários: campo livre.

Perfis de Acesso

Tutorial

Arquivo:Exemplo.jpg

Exemplo de Tabela

Atributo Descrição
Nome Completo Nome completo. Obrigatório.
Ref. Bibliográfica Nome para referência bibliográfica. Obrigatório.

Exemplo de Tabela (html puro)

titulo c1titulo c2
conteudo l1.c1conteudo l1.c2
conteudo l2.c1conteudo l2.c2
Ferramentas pessoais